O Filho Maior que Davi

Mateus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views

No sermão de hoje, Jesus nos mostrará que diante de sua majestade nós nos calamos, mas que ainda que não o compreendamos perfeitamente devemos crer naquilo que a Bíblia nos revela sobre Ele para nossa salvação.

Notes
Transcript

Introdução

Mateus 22.41–46 ARA
41 Reunidos os fariseus, interrogou-os Jesus: 42 Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Responderam-lhe eles: De Davi. 43 Replicou-lhes Jesus: Como, pois, Davi, pelo Espírito, chama-lhe Senhor, dizendo: 44 Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés? 45 Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é ele seu filho? 46 E ninguém lhe podia responder palavra, nem ousou alguém, a partir daquele dia, fazer-lhe perguntas.
Há uma música que diz:
Fico admirado ao lembrar Do Rei da glória
Que veio aqui morrer pra me salvar
Eu me espanto em saber O quanto me ama
Quando a pensar em quem Ele é e quem eu sou
A poesia continua assim:
Mais maravilhoso
Que minha mente compreenda
Mais maravilhoso
Que eu possa crer
Ele vai mais alto
Que os meus sonhos mil
Ele é mais que eu já pude esperar
Tudo o que prometeu e muito mais
Mais incrível, mais poderoso
Mais miraculoso que tudo enfim...
Mais maravilhoso é o que Cristo é pra mim
O autor da canção certamente consegui capturar nessa poesia a realidade de nossa mente nunca poderá compreender o nosso Senhor Jesus Cristo: seu amor sacrificial, seu caráter perfeito, sua dupla natureza em uma só pessoa: totalmente homem e totalmente Deus.

Proposição

No sermão de hoje, Jesus nos mostrará que diante de sua majestade nós nos calamos, mas que ainda que não o compreendamos perfeitamente devemos crer naquilo que a Bíblia nos revela sobre Ele para nossa salvação.

O que vocês pesam do Messias?

Essa é a segunda vez que Jesus pergunta sobre quem pessoas pensam que Ele é.
Em Mateus 16.13-20, Jesus perguntou sobre o que o povo dizia quem era o Filho do Homem. Elias, Jeremias ou outro profeta, dizia o povo.
Depois, Jesus perguntou diretamente para seus discípulos o que eles pensavam sobre quem era o Filho do Homem. E, dessa vez, Ele recebeu a reposta certa. Pedro disse:
“Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” (Mt 16.16)
Em nossa passagem, Jesus faz algo semelhante com os fariseus. Ele lhes pergunta: “Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Responderam-lhe eles: De Davi.” (Mt 22.42). Essa era uma pergunta fácil para eles! Seria como perguntar ao Dr. Augustus Nicodemos quem matou Abel ou quem matou Golias. Uma pergunta elementar para doutores da lei. Rapidamente – como nossas crianças respondendo o quiz na Escola Dominical – os fariseus deram a resposta: de Davi.

Uma pergunta fácil com implicações difíceis!

Resposta correta e uma pergunta fácil, mas com implicações difíceis. Com as quais os fariseus teriam de lidar na próxima pergunta de Jesus.

Por que Davi o chama de Senhor?

“Replicou-lhes Jesus: Como, pois, Davi, pelo Espírito, chama-lhe Senhor, dizendo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés? Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é ele seu filho?” (Mt 22.43–45)
Na cultura judaica é inconcebível um filho chamar o pai de você. Isso era o mesmo que o desonrar. Da mesma forma, a um pai não cabia chamar o filho de senhor. Isso é o mesmo se rebaixar a uma posição inferior, portanto, uma desonra de qualquer forma. Então, se o Messias era filho (descendente) do grande rei Davi, como Davi o chama de Senhor?

A Palavra Inspirada de Deus

Jesus cita as palavras de Davi, inspiradas pelo Espírito, registradas no Salmo 110.1 e dá a pergunta mais profundidade e autoridade escriturística porque:
1. Os fariseus acreditavam que os Salmos foram escritos por Davi, o grande Rei e o “mavioso salmista de Israel” (2Sm 23.1).
2. Pelo Espírito. Os fariseus criam na inspiração das Escrituras do Antigo Testamento. Então, Davi não era um mero compositor de salmos, mas um profeta (At 2.29) e escritor inspirado pelo Espírito Santo que fala a Palavra de Deus.
3. Um salmo messiânico. O Salmo 110 é considerado pelos rabinos e pelos fariseus um salmo messiânico, ou seja, que falava sobre o Messias prometido. Portanto, esse salmo não era sobre o rei Davi, mas sobre o seu descendente mais importante, aquele que seria o cumprimento de promessa de Deus a respeito de um rei cujo reino dominaria sobre todas as coisas e não teria fim. É um salmo sobre o Cristo (gr.) ou o Messias (hb.).

O Salmo 110.1

O importante destacar que esse é o salmo mais citado no Novo Testamento, exatamente por ser um salmo messiânico. Sempre aplicado ao Senhor Jesus.
“Disse o Senhor ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.” (Sl 110.1)

O Adonai de Davi

Observe que a palavra Senhor aparece duas vezes no v. 1.
O primeiro Senhor em maiúsculas: esse o nome pessoal e sagrado de Deus, Jeová. Os judeus não pronunciavam nem escreviam esse nome, apenas o representam com o tetragrama יהוה. Foi esse o nome que Deus disse a Moisés quando se revelou a ele na sarça ardente:
“Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? Disse Deus a Moisés: EuSou o Que Sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós outros.” (Êx 3.13–14)
“Eu Sou” e Jeová e designa o eterno presente, ou seja, o Deus imutável, sempre presente e fiel às suas promessas. O primeiro Senhor é Deus.
O segundo senhor é um título, Adonai, que significa soberano (honra, majestade, soberania). Na verdade, a palavra que traduzimos por Jeová foi sinalizada pelos judeus antigos (massoretas), indicando ao leitor que ao invés de pronunciar o nome sagrado de Deus, dever-se-ia ler Adonai – meu Senhor ou meu Soberano.
No Salmo 8, lemos o seguinte:
“Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome! Pois expuseste nos céus a tua majestade.” (Sl 8.1)
No Salmo 8 Jeová e Adonai são as mesmas pessoas. Podemos traduzir assim essa passagem: “Ó Jeová, Adonai nosso...”. Portanto, Jeová é o nome Deus e Adonai, seu título. O Dr. Sproul destaca que Adonai talvez seja o título mais significativo de Deus no Antigo Testamento[1].
Mas no Salmo 110.1 Jeová e Adonai são pessoas diferentes.Uma está conversando com a outra. Davi, portanto, relata uma conversa entre Jeová e Adonai. Quem seria digno de ter o mesmo título de Jeová, senão alguém da mesma substância? Adonai é o Messias, mas Ele não é um mero homem neste Salmo. O Messias é também Deus.
No Salmo 110.1, Davi revela que o Messias é o próprio Deus.
1. Davi o chama de meu Adonai (meu Senhor Soberano). O Messias não é um de seus filhos. Caso contrário, ele não o chamaria de Senhor, mas é alguém maior do que o próprio Davi.
2. “Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.”. A posição que o Messias foi chamado assumir não é no trono de Davi, mas no trono do Universo, à direita de Deus. Os que estão familiarizado com nossos estudos em Apocalipse sabem que isso é mesmo que vemos na visão dos capítulos 4-7. Jesus assentado com Deus no trono do universo, soberano, guardando sua Igreja e trazendo juízo para seus inimigos.
Outro escritor sagrado, o apóstolo Paulo, refere-se a Jesus ressurreto e glorificado dizendo:
“Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés.” (1Co 15.25)
Pedro, cheio do Espírito Santo, no sermão que proferiu no dia de Pentecoste (At 2.29-36) disse, que no Salmo 110.1, Davi profetizou sobre a ressurreição de Jesus:
“Irmãos, seja-me permitido dizer-vos claramente a respeito do patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo permanece entre nós até hoje. Sendo, pois, profeta e sabendo que Deus lhe havia jurado que um dos seus descendentes se assentaria no seu trono, prevendo isto, referiu-se à ressurreição de Cristo, que nem foi deixado na morte, nem o seu corpo experimentou corrupção. A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas. Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis. Porque Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo declara: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés. Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.” (At 2.29–36).
A pergunta de Jesus revela seu entendimento de que a Bíblia tem todas as resposta sobre o que devemos crer sobre Deus e como devemos viver. O não apenas o livro sagrado dos Judeus (AT) e do cristianismo. Ela é a Palavra inspirada de Deus que nos revela seu Filho Jesus como Salvador do pecadores e rei soberano do Universo. Por ela somos exortados a crer e a receber Jesus como nosso Senhor e Salvador.

Os fariseus ficam sem resposta

“Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é ele seu filho? E ninguém lhe podia responder palavra, nem ousou alguém, a partir daquele dia, fazer-lhe perguntas.” (Mt 22.45–46)
Não é que a pergunta seja difícil em si mesma, mas que respondê-la exige uma transformação radical na forma de crer e pensar para a qual os fariseus não estavam prontos. Eles preferiam crer em um Messias meramente homem – quem sabe um entre eles – forte, grande e guerreiro como Davi. Um general que liderasse Israel contra o Império Romano e lhe devolvesse os anos dourados do reinado de Davi.
Contudo, Jesus revela que o que eles tem pensado sobre o Messias está equivocado e, inclusive tem impedido que eles leiam as Escrituras corretamente.

O que eles não queriam ver?

O Messias bíblico é um homem, servo sofredor que, cheio do Espírito Santo veio para pregar o Evangelho, curar e libertar (Is 61) e para morrer pelos pecados de seu povo (Mt 1.28). Como homem, ele fez o que Adão não fez, obedeceu perfeitamente a lei de Deus e mesmo sendo tentado em todas as coisas, jamais pecou e se tornar mediador dos seu povo diante de Deus.
Porém, o mais maravilhoso é que o Messias não poderia ser mero homem, porque teve que enfrentar a ira de ira de Deus no lugar dos pecadores. Somente Deus poderia fazer isso. Como Deus, Ele venceu a morte ao ressurgir dos mortos e foi glorificado e entronizado à destra do Pai para sujeitar a si mesmo todas as coisas e destruir seus inimigos (Satanás) e, desta forma garantir a salvação do seu povo. (leia perguntas 38 e 39 do CMW)
Os fariseus não podiam compreender nem aceitar isso! Não sem serem transformados radicalmente na forma de pensar e crer.
Mesmo Pedro (um bom candidato a fariseu) só pode compreender isso por revelação divina: “Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.” (Mt 16.17).

Conclusão

O que você pensa sobre Jesus? Os fariseus queriam um Jesus segundo seus desejos. O desejo de se liberem do Império Romano não permitia que eles buscassem o Reino de Deus. Consequentemente, não viram que Jesus é o Messias, o Maior Filho de Davi, maior até que o próprio Davi. É possível que cometamos o mesmo erro, crendo em um Cristo para nossas circunstâncias, o que nos impede de ver que Ele é muito maior e melhor, mais sublime e exaltado do podemos compreender.

Aplicações

Temos a tendência de fazer o nosso ventre um deus (Fp 3.19). Isso diz respeito a quanto nossos desejos nos dominam. Muitas vezes queremos que Jesus seja um servo de nossos desejos também e dessa forma o vemos menor de que Ele é. E, em vez de nos sujeitarmos a Ele como nosso Adonai – senhor soberano – queremos que Ele se sujeite às nossas vontades. Essa é a razão por que muitos se frustram na fé.
Tendemos, como os fariseus, a desprezar o Senhor Jesus. Não o compreendemos perfeitamente. Seu amor e caráter são muito maiores do que nossa mente possa compreender. Então, o amamos de forma descomprometida e nosso relacionamento com Ele é superficial. Contudo, ainda que você não possa compreendê-lo bem, saiba que Ele lhe amou até a morte. Ele, sendo Deus, fez-se homem e se entregou por você na cruz. Isso é tudo que você precisa compreender para entregar sua vida a Ele.
Jesus é Deus também. Ele agora está como um de nós sentado do trono do universo. Ele reina sobre todas as coisas. Ele está guardando sua servos e se preparando para destruir seus inimigos. Em breve, Jesus virá para julgar os vivos e os mortos, por que Deus o fez Senhor e Cristo. Isso é tudo você precisa compreender se arrepender dos seus pecados e crer Nele para ser salvo.
[1] SPROUL, R. C., Estudos Bíblicos Expositivos em Mateus, São Paulo: Cultura Cristã, 2017, p. 585.
Related Media
See more
Related Sermons
See more