Igreja: Instrumento de Deus para reconciliação.

Exposição de Tiago  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 21 views
Notes
Transcript

Tiago 5:19-20 .

19 Meus irmãos, se um de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta, 20 lembrem-se disto: aquele que converte um pecador do engano de seu caminho o salvará da morte e cobrirá multidão de pecados.
COMO OLHAR ESSES DOIS VERSÍCULOS FINAIS DE TIAGO?
Nesses dois últimos versículos de sua epístola, Tiago ressalta a responsabilidade conjunta que os cristãos têm uns para com os outros. Eles não apenas confessam pecados e oram juntos, mas devem também exercitar o cuidado espiritual, que é mútuo e benéfico
Esse cuidado deve ser administrado individualmente ao crente por meio do aconselhamento pessoal e à igreja por meio da pregação da Palavra.
MEUS IRMÃOS IREI TRAÇAR ALGUNS PONTOS IMPORTANTES AQUI:
A. Condição. Depois de dirigir-se aos leitores usando pela última vez o termo “meus irmãos”, Tiago escreve uma oração condicional que tem uma primeira parte longa e dois sujeitos (“vocês” e “alguém”), seguida de uma segunda parte curta, que consiste de um imperativo (“lembrem-se disto”).

A forma de tratamento irmãos ou meus irmãos aparece 15 vezes na Epístola de Tiago. Em 2.1 e 5.19, a expressão meus irmãos está no começo da frase no original e, portanto, recebe ênfase.

Se um de vocês se desviar da verdade”. Tiago trata o indivíduo separadamente dentro da comunidade quando se refere a “um de vocês” ou “alguém” (vs. 13 e 14).
Se alguém que pertence à igreja por acaso se desviar da verdade, seja por escolha própria ou sob a influência de outros (ver 1.16), os crentes devem saber que são responsáveis pelo bem-estar espiritual desse irmão ou irmã que se desviou.
V 16 Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que vocês sejam curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.
Num certo sentido, Tiago proclama a mesma mensagem de urgência comunicada pelo autor da epístola aos Hebreus:
Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado (Hb 3.12,13).
OLHEM ESSE CORAÇÃO DE HEBREUS 3 - CORAÇÃO DE INCREDULIDADE:
ἀπιστία -ας, ἡ; (apistia), SUBS. incredulidade; infidelidade.
Uso do Substantivo
1. incredulidade — a característica de não confiando e dependendo de alguém ou algo
MC 9.24 E imediatamente o pai do menino exclamou:— Eu creio! Ajude-me na minha falta de fé!
πιστεύω (pisteuō), VB. crer.
Uso do Verbo1. confiar em Jesus — confiar em Jesus
PRESTEM ATENÇÃO NAS PALAVRAS:
FALTA DE FÉ - SUBSTANTIVO APISTIA O MESMO USADA NA PALAVRA DE HEBREUS 3:12 INCREDULIDADE.
PENSANDO SOBRE ISSO PRECISAMOS SER CUIDADOSOS COM A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO E PEDIR GRAÇA AO SENHOR PARA APLICARMOS AS NOSSAS VIDAS.
Os leitores devem praticar o cuidado mútuo (Gl 6.1), de modo que os crentes mantenham-se apegados à verdade.
GL 6.1 - Irmãos, se alguém for surpreendido em alguma falta, vocês, que são espirituais, restaurem essa pessoa com espírito de brandura. E que cada um tenha cuidado para que não seja também tentado.
O QUE RESTAURAR OU CORRIGIR UMA PESSOA?
καταρτίζω (katartizō), VB. aperfeiçoar; restaurar.
Uso do Verbo
1. preparar — preparar, estar pronto ou equipar com antecedência para uma finalidade específica ou para algum uso
PEDRO USA ESSE MESMO VERBO PARA FALAR QUE JESUS VAI NOS APERFEIÇOAR:
1 PEDRO 5.10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo os chamou à sua eterna glória, depois de vocês terem sofrido por um pouco, ele mesmo irá aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar vocês.
Se desviar da verdade”. Com efeito, Tiago admoesta o povo a não se desviar da revelação de Deus.
A verdade, portanto, é a:
Plenitude do evangelho. Ele já os informou que receberam seu nascimento espiritual “pela palavra da verdade” (1.18) e os aconselhou a não negar a verdade – “nem neguem a verdade” (3.14).
E alguém o trouxer de volta”.
Os membros da igreja que caíram em erro não estão, necessariamente, esperando passivamente que sejam levados de volta à verdade.
Não são como ovelhas que se desgarraram e estão aguardando, pacientemente, o pastor que irá salvá-las.
Reprovar com tato uma pessoa que está desviada da verdade é uma das tarefas mais difíceis no trabalho da igreja.
Muitos pastores, presbíteros, diáconos e outros líderes da igreja cederam à tentação de colocar os membros desviados na lista dos inativos do rol da igreja.
Porém, com preocupação amorosa, a igreja deve procurar aqueles que se desviaram da verdade e instá-los a voltar.
Lembrem-se”. Na verdade, a colocação no grego é a seguinte:
Alguém que está trazendo o pecador de volta para a verdade deve saber que aquele que leva o pecador a deixar o seu erro está salvando-o da morte e cobre uma multidão de pecados”.
Essa regra de conduta é tão conhecida que Tiago considera suficiente citá-la como uma simples recapitulação.
b. Regra. O escritor aos Hebreus apela para os leitores a fim de que coloquem em prática sua responsabilidade conjunta para com o indivíduo que é membro da igreja e que se desviou da verdade. Tiago, porém, é ainda mais direto, dirigindo-se aos membros da igreja individualmente e mostrando-lhes sua responsabilidade.
Aquele que converte um pecador do engano de seu caminho”. Qualquer membro da congregação sabe que deve cuidar das necessidades espirituais de um outro membro.
Se alguém da igreja se desvia da verdade e cai nas armadilhas de Satanás, os outros membros devem estar preparados para resgatar o desviado.
Se não advertirmos a pessoa ou falarmos sobre o assunto, nós mesmos somos culpados, pois Deus nos responsabiliza por isso (Ez 3.17–19).
17— Filho do homem, eu o coloquei como atalaia sobre a casa de Israel. Você ouvirá a palavra da minha boca e lhes dará aviso da minha parte. 18 Quando eu disser ao ímpio: “Você certamente morrerá”, e você não o avisar e nada disser para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse ímpio morrerá na sua maldade, mas você será responsável pela morte dele. 19 Mas, se você avisar o ímpio, e ele não se converter da sua maldade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua maldade, mas você terá salvo a sua vida.
Somos guardadores de nosso irmão. Com sabedoria e tato, portanto, devemos mostrar ao irmão o erro de sua conduta e gentilmente restaurá-lo.
O salvará da morte”. Fora da igreja há inúmeras pessoas presas no pecado e incapazes de deixar seus caminhos errados. Elas também devem ouvir a mensagem de salvação do evangelho. No início do século 20, em 1912, para ser mais preciso, A. T. Robertson escreveu estas palavras impressionantes que não perderam seu significado:
As condições desesperadoras em que vivem as vítimas são suficientes para desanimar qualquer assistente social que trabalhe nas favelas ou em alguns bairros residenciais de nossa cidade. As drogas aprisionaram alguns com grilhões de aço; a bebida queima no sangue de outros; cigarros acabaram com a força de vontade de outros e a imoralidade lançou outros ainda no abismo. Eles chegam, trôpegos, às casas de assistência – cidades de refúgio de nossas cidades. Felizes são aqueles que sabem como salvar almas como essas, que já tiveram dias melhores e que desceram ao mais profundo vale de pecado e tristeza.
Da morte”. Quando estendemos a mão para resgatar aquele que está perecendo no pecado, procuramos salvar sua alma.
Somos apenas companheiros que trabalham para Deus (1Co 3.9).
Porque nós somos cooperadores de Deus, e vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.
E cobrirá multidão de pecados”. Essa última declaração nesse versículo não deve ser entendida literalmente, pois o ser humano é incapaz de cobrir pecados.
As Escrituras nos ensinam que não é o ser humano, mas Deus, que tem a autoridade de perdoar. A expressão cobrir se refere implicitamente ao ato de Deus de perdoar o pecado (ver, como exemplo, Sl 32.1; 85.2).
Salmo 32.1  - Bem-aventurado quele cuja transgressão é perdoado, cujo pecado é coberto.
Salmo 85.2 - Perdoaste a iniquidade de teu povo,encobriste todos os seus pecados.
Uma frase de Provérbios revela um paralelo: “O amor cobre todas as transgressões” (10.12; comparar também com 1Pe 4.8). O
PV 10.12 - O ódio provoca conflitos,mas o amor cobre todas as transgressões
1Pedro 4.8 Acima de tudo, porém, tenham muito amor uns para com os outros, porque o amor cobre a multidão de pecados.
É claro que Deus perdoa o pecador por causa do sacrifício de Jesus Cristo. Nesse último versículo de sua epístola, Tiago não se refere ao trabalho meritório de Jesus, mas à graça de Deus ao perdoar os pecadores. Sua intenção é mostrar que os cristãos perdoados devem trabalhar juntos para o bem-estar mútuo da igreja.
Related Media
See more
Related Sermons
See more