O melhor motivo para morrer

Pregações  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views

Todos morrem, porém Jesus nos convida a morrer pelo mais alto motivo - a vida eterna.

Notes
Transcript
Mc 8.34-38.
Introdução
1. A cada dia que passa você está mais perto do céu? Muitos estarão mais perto da separação eterna de Deus. Onde as trevas, ou seja nenhum átomo de luz, nem esperança alguma pode sequer ser imaginada.
2. O terror que assombrará a alma de alguém separado de Deus é imensurável - essa realidade é o verso da página de quem estará com Deus para sempre.
3. Irmãos - Deus criou por sua Palavra de ordem tudo que vemos, mas antes da presença da voz de Deus - tudo era caos. Pense nisso - é mais razoável crer e submeter-se a Deus, e crer no que sua Palavra diz, do que só em pensar que minha alma poderá ficar separada para sempre nas trevas - sem um raio de luz.
I - Jesus convida seguí-lo (v.34).
4. Deus está falando com voz humana - siga-me. Deus que criou e controla todas as coisas. O Senhor Deus Todo poderoso está convidando! Deus está convidando!
5. Quando alguém te convida para uma viagem para apenas ver e desfrutar de um lugar confortável e bonito - nós pagamos por isso.
6. Mas se você conhecer o lugar que Deus te oferece - jamais trocaria algumas horas de lazer por uma vida muito melhor e muito mais feliz, que simplesmente uma viagem.
7. Em primeiro lugar você deveria começar a pensar - Paulo disse que o nosso pensamento está conformado por ideais desta geração - deste mundo. Por isso não conhecemos o Deus, Pai de NSJC como deveríamos. Uma pessoa que possui duas células pensantes entre as duas orelhas, enxerga o poder e a beleza de Deus em sua criação.
8. Mas é necessário que nos apercebamos do que esta geração tem aprendido sobre Deus - pensamos que devemos buscar a Deus para receber benefícios - não reconhecemos que nada merecemos.
9. Essa é a cosmovisão de uma grande parte dos cristãos da atualdade. O que é cosmovisão? Como Pedro (discípulo) reagiu ao ver Jesus na praia? Pedro lança-se ao mar e suplica - retira-te de mim, pois sou um homem pecador! Qual a cosmovisão de Paulo? - Miserável homem que sou, quem me livrará do corpo desta morte?
8. Esses entre muitos conheceram a grandeza do Senhor - O povo de Israel estava perdendo a esperança - e Isaías foi escolhido para lembrar ao povo, quem era o Deus que eles se afastaram - mas também lembrar da sua grandeza e majestade - dizendo: (Is 40.25 - A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja igual? —diz o Santo.” Is 40.26 Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar.”
9. Esse é Deus que tomou nossa humanidade sobre si - que parece aos olhos humanos ter perdido o poder na cruz. Mas, a todos que o receberam foi-lhes manifesto o poder, inclusive e especialmente sobre aquilo que ninguém pode vencer - a própria morte.
10. Você é convidado a seguir esse Deus.
II - Jesus convida a morrer por Ele (v.35).
11. Esse convite seria difícil de aceitar se Jesus tivesse falhado sobre a morte. A morte e a cruz é o plano de Deus executado pelo Filho. Em todo tempo que esteve com os discípulos, Jesus afirma categoricamente sua morte pelas autoridades, e sua ressurreição.
12. Nas últimas horas - que foram horas de angústia, e Ele revela sofrimento quando mais se aproxima a hora da cruz- e diz: Jo 12.27 -Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora.”
13. O pastor que foi preso na Turquia a uns quatro anos, além de ficar preso, ficou preso com islâmicos. Muitos disseram a ele que ele teve muita coragem - a resposta foi - e não deve ser assim com todos os que creem em Cristo?Por que a admiração? Não foi para isso que todos fomos chamados?
14. Cl 3.5 - Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;
15. Jesus está convidando para seguí-lo - e seguir Jesus é matar a natureza que assim como Pedro - que ainda achava que seguir Jesus era estar ao lado de alguém que seria honrado por todos, aceito por todos - assim também eram Tiago e João, estes queriam um lugar de destaque ao lado do Mestre.
16. Agora preste atenção - tomar a sua cruz indica alguém condenado, que vai ser morto e é obrigado a carregar a cruz onde seria morto. Jesus, enisna que seus discípulos devem fazer isso não por coação, mas de forma voluntária. Eles devem seguir os mesmos passos de Jesus.
III - Perdas e recompensas (v.36-38).
17. Nos dois primeiros parágrafos embora pareça que é você fará isso por sua vontade, na verdade essa entrega radical só acontece pelo poder da ação sobrenatural do Espírito Santo.
18. Jesus está levando seus ouvintes para a conversão de seus corações naturalmente embriagados pela natureza maligna - a serem limpos e transformados pelo seu ensino e por seu modo de conduzir-se no meio deles.
19. Veja a referência de como o mundo caminha - “geração adúltera e pecadora
20. Agora, então, Jesus lembra da obrigação de todos os seus seguidores.
21. Quem quer ganhar o mundo inteiro - qual o proveito? O que alguém ganha quando por avareza, que é amor ao dinheiro, cria relacionamentos problemáticos, violentos, criando desavenças e até fatalidades?
22. 99% dos cristãos sabem que Jesus nos convida para um novo relacionamento. Um relacionamento onde a consideração, o respeito, o amor, a solidariedade estão acima de qualquer coisa. Essas virtudes são imprescindíveis para que possamos gozar de uma vida de paz, uma vida agradável. Mas, muitos ao correrem o risco de perder algum dinheiro - não acham concebível. Essa é uma tendência natural, nunca perder, e só ganhar.
23. Jesus nos convida a matar essa falta de contentamento com a sua graça. Matar a avareza. Todo regenerado fica contente com sua vida. Isso porque pode descansar no poder do Espírito Santo. É o Espírito Santo que vive no controle da vida de um crente que tem paz.
24. Esse homem se apega a essa sua vida pecaminosa segurando-a tenazmente. Ele nos lembra o tolo rico descrito em Lucas 12.16–21. (O homem constroi celeiros para acumular riqueza). Veja também Lucas 16.19–31. (O rico e Lázaro). Ele ajunta tesouros, pensando todo o tempo em si mesmo, nunca nos outros. Ele imagina que as posses materiais, ou os prazeres, o prestígio e a fama, podem trazer a paz interior e a satisfação que está procurando. Mas esse estreitamento egoísta de seu horizonte faz que sua alma definhe.
25. v.37 - não recuse perder suas paixões e fardos. Porque você pode perder sua alma.
26. E por último - todos que não aceitam essa verdade, que se envergonham de carregar a cruz, que ficam envergonhados de viver e falar as verdades ensinadas por Cristo - negam sua fé. E perdem a promessa da vida na nova Jerusalém. A cidade preparada para os que lutaram e abandonaram seus próprios instintos pecaminosos. A cidade onde corre o rio de águas cristalinas - onde a árvore da vida aguarda para ser desfrutada para sempre. Onde sua alma será revestida de um novo corpo, semelhante ao de Jesus ressurreto. Você poderá perder a justificação que Jesus morreu por ela. Você pode perder a glorificação. Você pode perder de viver na luz. Lá veremos todos os apóstolos, estaremos servindo com o prazer que tanto queremos. Não troque os pequenos luxos e satisfações daqui pelo coral onde todos aprenderemos a cantar com vozes perfeitas como a dos anjos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more