Ações de graças

0 ratings
· 12 views

É interessante notar que Paulo inicia a carta agradecendo pela vida dos Colossenses, mesmo sabendo de seus problemas

Notes
Transcript
Handout
Handout
Tema: Série Expositiva em Colossenses
Autor: Ricardo Moreira
Local: 18ª Igreja Presbiteriana Renovada de Goiânia
Data: 15/01/2023
Texto chave: Colossenses 1:1-8
Colossians 1:1–8 ARA
1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus, e o irmão Timóteo, 2 aos santos e fiéis irmãos em Cristo que se encontram em Colossos, graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai. 3 Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós, 4 desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos; 5 por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, 6 que chegou até vós; como também, em todo o mundo, está produzindo fruto e crescendo, tal acontece entre vós, desde o dia em que ouvistes e entendestes a graça de Deus na verdade; 7 segundo fostes instruídos por Epafras, nosso amado conservo e, quanto a vós outros, fiel ministro de Cristo, 8 o qual também nos relatou do vosso amor no Espírito.

1. CONTEXTUALIZAÇÃO

1.1. A igreja de Colossenses

A igreja dali não tinha sido fundada por Paulo, e, pelo que parece, ele ainda não havia estado lá quando escreveu a Epístola aos Colossenses. É provável que Epafras, companheiro de trabalho de Paulo, tenha sido o primeiro a anunciar o evangelho em Colossos (1:7; 4:12).

1.2. As heresias em Colossenses

Nessa mesma época, Epafras foi a Roma pedir a ajuda de Paulo. Algumas doutrinas novas estavam sendo ensinadas em Colossos e se infiltrando na igreja, causando transtornos. Assim, Paulo escreveu esta carta aos colossenses a fim de refutar esses ensinamentos heréticos e de apresentar claramente a verdade do evangelho. A Igreja de hoje precisa encarecidamente da mensagem de Colossenses. Vivemos em uma época na qual a tolerância religiosa considera "todas as religiões igualmente boas".
O misticismo, o legalismo, o sincretismo com outras religiões, o asceticismo e as filosofias humanas estão se infiltrando silenciosamente nas igrejas. Não negam a Cristo, mas o desentronizam e o privam da preeminência que lhe é devida.

2. AÇÕES DE GRAÇAS PELOS COLOSSENSES (Versos 3-8)

Colossians 1:3–8 ARA
3 Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós, 4 desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos; 5 por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, 6 que chegou até vós; como também, em todo o mundo, está produzindo fruto e crescendo, tal acontece entre vós, desde o dia em que ouvistes e entendestes a graça de Deus na verdade; 7 segundo fostes instruídos por Epafras, nosso amado conservo e, quanto a vós outros, fiel ministro de Cristo, 8 o qual também nos relatou do vosso amor no Espírito.

2.1. Ação de graças pelos complicados

Levante as mãos que pendem; pela fé e pela oração apoie o joelho vacilante; reprove, encoraje… Invada o trono da graça e persevere nele, e a misericórdia descerá.
John Wesley
É interessante notar que Paulo inicia a carta agradecendo pela vida dos Colossenses, mesmo sabendo de seus problemas.
Paulo quase sempre começa as suas cartas com uma palavra de gratidão. O mais interessante é que ele agradece a Deus por vidas de igrejas bem complicadinhas.
2 Timothy 1:3 ARA
3 Dou graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura, porque, sem cessar, me lembro de ti nas minhas orações, noite e dia.
1 Thessalonians 1:2 ARA
2 Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar,
Philippians 1:3 ARA
3 Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós,
Romans 1:8 ARA
8 Primeiramente, dou graças a meu Deus, mediante Jesus Cristo, no tocante a todos vós, porque, em todo o mundo, é proclamada a vossa fé.
É um excelente exercício a gente agradecer a Deus por pessoas que estão inacabadas, por gente complicada, por gente que ainda precisa de ser trabalhado por Deus.

2.2. Os pilares da fé cristã

A tônica de Paulo nesta oração de ações de graças pela vida dos Colossenses está baseada na tríade cristã: , Amore Esperança.
Não é a primeira vez que Paulo usa essa tríade da vida cristã. Ele a usa em:
1 Corinthians 13:13 ARA
13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.
1 Thessalonians 1:3 ARA
3 recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo,
2.2.1. A fé
É preciso fazer uma distinção importante da palavra fé usada aqui no texto.
Desde o início, a palavra fé incluiu dois elementos: (1)aceitação da mensagem apostólica a respeito de Cristo; e (2) confiança pessoal nesse Cristo como vivendo agora no céu e poderoso para perdoar pecados e conceder salvação completa[3]
Contudo, em toda essa diversidade colorida, a unidade permanece perfeitamente intacta. Crer sempre inclui aceitação do testemunho que Deus deu de seu Filho através dos apóstolos e também uma confiança ilimitada na pessoa de Cristo. As duas são inseparáveis.
A teologia escolástica faz essa distinção da seguinte forma:
a) “Fides quae creditur” (A fé pela qual se crê) = É a fé pela qual a pessoa acolhe a graça e volta-se para Deus em quem crê. Relaciona-se com o conteúdo objetivo da fé. Fé doutrinal ou dogmática. É o objeto da fé.
Entendida objetivamente, como a fé “na qual se crê” ou a doutrina do evangelho, que é o objeto da fé, conforme Gl 1.23 e 1Tm 1.19; ou sua profissão externa Rm 1.8.
Galatians 1:23 ARA
23 Ouviam somente dizer: Aquele que, antes, nos perseguia, agora, prega a fé que, outrora, procurava destruir.
1 Timothy 1:19 ARA
19 mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.
Romans 1:8 ARA
8 Primeiramente, dou graças a meu Deus, mediante Jesus Cristo, no tocante a todos vós, porque, em todo o mundo, é proclamada a vossa fé.
b) “Fides qua creditur” (A fé em quem se crê - relacional) = Em quem cremos. É o sujeito da fé (fé passiva).
Algo interessante nos passa despercebido, é que essa fé dogmática, objetiva, está intimamente ligada ao processo da salvação.
Quando falamos em salvação pela fé, logo vem à mente “somo salvos pela fé em Cristo”. Mas não é bem isso que as escrituras ensinam não.
A fé não é base ou fundamento da salvação; a expiação de Cristo é a única base ou fundamento de salvação. A fé não é a causa eficiente de salvação; a causa eficiente é a graça de Deus. Antes, somos justificados somente pela fé num sentido instrumental. A fé é o instrumento, ou meio, pelo qual recebemos a graça de Deus em Cristo.
Muitos cristãos, até nos dias de hoje, acham que fé é algo interno, subjetivo, se relaciona apenas com uma crença na existência de Jesus
“Eu creio em Jesus, então estou salvo...”
“Eu creio que Jesus existe, então, estou salvo...”
Mas não é apenas este tipo de fé relacional e subjetiva que é instrumental da salvação. Crer na existência pessoal e histórica de Jesus até os demônios creem, e não são salvos por esta fé, vejamos:
James 2:19 ARA
19 Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem.
Somente crer na existência pessoal e histórica de Jesus não promove salvação, se promovesse os demônios estariam salvos. A fé instrumental que é meio de salvação não é apenas o aspecto subjetivo de “crer em Jesus”, mas a fé completa, “crer em Jesus” e “Crer em toda a revelação bíblica sobre Jesus” que é a fé doutrinal. A fé salvífica é mais que uma crença, é uma fé experimental de toda a revelação bíblica.
A fé que se relaciona com a salvação, ou seja, a fé instrumental da salvação é a fé dogmática, objetiva, doutrinal, vejamos o texto de Efésios:
Ephesians 2:8 ARA
8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
Essa fé aqui tratada não é a fides qua, a fé relacional, mas a doutrinária. Em outras palavras, poderíamos interpretar ou traduzir esse verso da seguinte forma: “Porque pela Graças sois salvos, mediante o conhecimento das escrituras; e isto (Graça e Escrituras) não vem de vós; é dom de Deus.”
Agora vamos raciocinar um pouco. Pensar não dói.
· Se o conhecimento das escrituras é o meio, o aspecto instrumental de se apropriar da Graça, e, portanto, da salvação em última análise;
· então,
· a falta desse conhecimento pode implicar em uma falta de apropriação da graça salvadora, o que redunda em condenação.
Veja que Paulo agradece a Deus pela fé dos Colossenses,
Colossians 1:3–8 ARA
3 Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós, 4 desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos; 5 por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, 6 que chegou até vós; como também, em todo o mundo, está produzindo fruto e crescendo, tal acontece entre vós, desde o dia em que ouvistes e entendestes a graça de Deus na verdade; 7 segundo fostes instruídos por Epafras, nosso amado conservo e, quanto a vós outros, fiel ministro de Cristo, 8 o qual também nos relatou do vosso amor no Espírito.
É por esta razão que Paulo estava preocupado com a igreja de Colossos. Muito provavelmente Paulo está aqui se referindo à “Fides qua creditur” ou seja, ao sujeito da fé deles, Jesus Cristo. Paulo está agradecendo a Deus pela fé que eles têm em Cristo Jesus, pois a carta está sendo enviada justamente para corrigir desvios em sua fé doutrinal, “Fides quae creditur”, ou seja a Fé doutrinal ou dogmática. Mais adiante Paulo vai corrigis a fé instrumental deles, pois sem a pureza nessa fé dogmática, esses fiéis poderiam se descarrilar do caminho.
“Fé, amor, esperança”, essas três características marcam a vida da igreja. Acontece que esse “amor” não é algo indefinido, um sentimento universal, mas “amor para com os santos”.
Consequentemente, está inseparavelmente ligado com fé autêntica, decorrente do renascimento.
Somente quem nasceu de novo é capaz de ter uma fé (relacional) inabalável, e uma amor horizontal “à todos os santos”, sem acepção.
2.2.2. O amor
Não há nenhuma possibilidade de uma pessoa dizer-se cristão, e não amar o próximo, quem quer que seja.
1 John 5:1 ARA
1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.
E aqui no texto, Paulo cita o amor dos Colossenses para com “o amor que tendes para com todos os santos”.
Esse tipo de amor representa um milagre da nova criação divina.
1 John 3:14 ARA
14 Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos; aquele que não ama permanece na morte.
E amor aqui, não tem nada haver com aquilo que se pensa sobre amor nos dias atuais. Esse tema (amor) mereceria mais atenção nos púlpitos das igrejas, visto que a visão de amor modernas é uma forma de amor totalmente diferente do amor bíblico, é um amor deturbado e mesquinho.
Mas esse não é o tema de hoje, então, prossigamos.
2.2.3. A esperança é a causa da fé e do amor
Colossians 1:3–5 ARA
3 Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós, 4 desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos; 5 por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho,
Note a importância que Paulo dá à esperança. A esperança aqui é causa da fé e do amor.
Mas “esperança” não designa aqui a atividade subjetiva de esperar (eu espero em Deus), mas seu conteúdo objetivo, o “bem da esperança”. É o que mostra nitidamente o adendo “que está preparada para vós nos céus”
A esperança está no futuro. O fim dos poderes destrutivos deste mundo, o reinado dos céus sobre esta terra, o fim do diabo e da morte, o juízo universal, o novo céu e a nova terra (tudo isso constitui o “bem da esperança” bíblico)
Que empobrecimento e deturpação o evangelho sofreu desde então no cristianismo! Ouvimos tão pouco a respeito da esperança bíblica do futuro. Mas justamente ela é o verdadeiro alvo do evangelho. O evangelho só é evangelho (boas novas), por causa dessa esperança no “evangelho do reino”.
Mas as igrejas deixaram de pregar sobre essa esperança futura (consumação do evangelho do Reino).
A falta de ensino sobre essa esperança futura, seu correto entendimento, fez nascer no meio da igreja moderna a teologia do triunfalismo, teologia do sucesso, da prosperidade e do coach. Todas essas teologias cometem um erro grasso, tentam antecipar algo que é para o FUTURO, por ocasião da consumação de todas as coisas.

2.3. O evangelho da verdade

Colossians 1:5–6 ARA
5 por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, 6 que chegou até vós; como também, em todo o mundo, está produzindo fruto e crescendo, tal acontece entre vós, desde o dia em que ouvistes e entendestes a graça de Deus na verdade;
Interessante notar. Se Paulo fala de uma “palavra da verdade do evangelho” é porque existe também uma “palavra da mentira do evangelho”. Observe que Paulo diz que a “palavra da verdade do evangelho” foi aquela que chegou antes, no início, e que produz fruto. Isto significa que depois de terem recebido a “palavra da verdade do evangelho”, eles foram contaminados pela mentira do evangelho.
Muitas mensagens e ideias podem ser consideradas verdadeiras, mas somente a Palavra de Deus pode ser chamada de verdade. Jesus é a verdade (Jo 14.6). Sua Palavra é a verdade (Jo 17.17). O evangelho é a verdade absoluta e invencível.
Num mundo cheio de relativismos, de incertezas, de subjetivismos, precisamos de verdades absolutas para confiar. E o evangelho é uma dessas verdades absolutas.
Mas cuidado, existem muitos evangelhos por ai, mas o que salva é somente um.
1Coríntios 15.1–3 (ARA)
1 Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; 2 por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. 3 Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,

2.4. O evangelho chegou até os Colossos

5 por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, 6 que chegou até vós; como também, em todo o mundo, está produzindo fruto e crescendo, tal acontece entre vós, desde o dia em que ouvistes e entendestes a graça de Deus na verdade;
As boas-novas do evangelho não eram originárias de sua cidade. Foram levadas até lá por um mensageiro chamado Epafras. Ele próprio era um cidadão de Colossos (Cl 4:12, 13) que se encontrara com Paulo e aceitara Jesus Cristo. É provável que sua conversão tenha ocorrido durante os três anos do ministério de Paulo em Éfeso (At 19:10).
Depois de salvo, Epafras compartilhou as boas-novas com os parentes e amigos em sua cidade natal.
O evangelho é a boa-nova de que Jesus Cristo resolveu o problema do pecado por meio de sua morte, sepultamento e ressurreição.

2.5. Não basta ouvir o evangelho, tem que entender

5 por causa da esperança que vos está preservada nos céus, da qual antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, 6 que chegou até vós; como também, em todo o mundo, está produzindo fruto e crescendo, tal acontece entre vós, desde o dia em que ouvistes e entendestes a graça de Deus na verdade;
No evangelho de Jesus ensina que a falta de entendimento revela a não conversão verdadeira, vejamos:
Marcos 4.10–12 (ARA) 10 Quando Jesus ficou só, os que estavam junto dele com os doze o interrogaram a respeito das parábolas. 11 Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas, 12 para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles.
A falta de entendimento é algo perigoso para o cristão. Como pode alguém dizer que segue Jesus, e não conhecer bem quem é esse Jesus e o que Ele ensina?
No evangelho de Mateus Jesus nos adverte de algo parecido:
Mateus 22.37 “37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.” (Mateus 22.37, ARA)
Note que um aspecto importantíssimo em relação ao amar a Deus é o entendimento. Sem entendimento de sua palavra, de sua vontade que está revelada na bíblia, não tem como amarmos a Deus.
Sabendo que o entendimento é fundamental para a salvação de uma pessoa, o que o diabo faz:
2Coríntios 4.4 “4 nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.” (2Coríntios 4.4, ARA)
A cegueira no entendimento não é para que a pessoa não veja a Cristo. A cegueira é para que não entendam o ensino do evangelho, pois é o conteúdo do evangelho que é a fé instrumental, o meio pelo qual a pessoa entende o caminho da salvação.
Muitas pessoas enxergam Cristo, sabem quem Cristo é. Não são cegas em relação a Cristo. Toda a multidão que acompanhavam a Cristo sabiam quem era Cristo, em pessoa, mas não conheciam o que se deve conhecer de Cristo para a salvação. Somente a revelação especial contém o caminho da salvação.
Related Media
See more
Related Sermons
See more