Como Passar o dia com DEUS ?

Como passar o dia com Deus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
1- Orar pela manhã 2- Ler a Bíblia antes de sair de casa 3- Cultivar o Espírito de oração 4- A prática das boas obras 5- Ler sistematicamente a Bíblia 6- A oração secreta 7- A prática da meditação
Introdução:
Vivemos na era do fastfood onde queremos tudo mais rapido mais resumido, não aguentamos nos concentrar por 30 minutos . Tudo toma o nosso tempo , nossa vida atualmente esta frenética . Rotineira e sem espaço para colocar outras coisas. acordamos de manha e ja trabalhamos voltamos almoçamos dormimos um pouco e trabalho de novo , chegamos em casa alguns tem que estudar outros cuidar dos afazeres domesticos e etc....
Mas se você como eu senti ou sentiu um vazio ou algo de errado com esse dia que acabei de descrever saiba que estamos correto. Deus , está faltando aquilo que deveria ser o principal em nossas vidas .
Então como faço para introduzir Deus em meu dia ou melho como passar o Dia com Deus ?
Primeiro e antes de começarmos queria so explana um pouco e bem rapido sobre a falta de tempo hj . Na verdade muitos e muitos casos ai dos famosos coachs de livros que te inspiram a mudar sua rotina a mudar seus habitos a crescer financeiramente e ou pessoalmente eles tem a seguinte frase : não existe falta de tempo, o que existe é falta de prioridades”. E eu particulamente concordo com isso por comprovar isso na prática de muitas vezes dizer que não tenho tempo para estudar as escrituras ou para orar a Deus e me vejo vez ou outra encaixando coisas totalmente irrelevantes na minha rotina . Também a bíblia nos mostra que sim há tempo para tudo e se você não concorda com os coachs ou livros de inspiraçâo pelo menos deve concordar com a bíblia. Então sim nos temos tempo n temos é prioridade com as coisas de Deus e para isso espero que esse manual de como passar o dia com Deus te ajude.
Manual ? sim me ajudou bastante no meu inicio da fé cristã , eu estava faminto de Deus e de sua palavra e não sabia por onde começar a me preencher e esse manual dos puritanos veio me da uma luz e queria compartilhar com vocês essa noite para que nos ajude a mudar e moldar nossa rotina com o essencial que é Deus e depois acrescentamos todo o resto, pois como diz o versículo :
Lucas 12 (ARA)
A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes. Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros; todavia, Deus os sustenta. Quanto mais valeis do que as aves! Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras? Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé! Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas. Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino. Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos céus, onde não chega o ladrão, nem a traça consome, porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
1- Oraçâo pela manhã :
Comece o dia com uma oraçâo pela manhã, “ Ao acordar pela manhã, lembre-se que a primeira pessoa que você deve conversar e ver é o Senhor. Faça isso em oraçâo, não saia de casa, não comece seu dia, não vá para o trabalho ou escola sem antes ter um momento a sós com Deus em oraçâo não enfrente o mundo as adversidades as tentações sem os cuidados do Senhor, inicie o dia com um período de oração mesmo que seja curto caso o tempo não permitir”.
O exemplo de Paulo Junior.
Mesmo que seja curta se o tempo não permitir, pode ser 5 minutos 10 minutos 30 minutos, mas comece o dia recebendo de Deus o amor e a atenção e o calor da sua presença, antes de sair se quer do quarto.
O que diz a Bíblia ?
-Dn 6.10 “Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer.”
-Sl 5.3 “De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando.”
Hudson taylor eu tenho inveja desse homem, o filme assistam missão no interior da china, a biografia dele diz assim, “ O sol nunca nascia sem que Hudson Taylor estivesse de joelhos”.
Jesus ? Mc 1.35 “Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava.” Nehuma atividade havia sido começada ainda, e Jesus estava orando.
Como passar o dia com Deus ? comece o dia com uma oração , eu sei que você quando acordar vai para o trabalho ou escola, geralmente é um desses dois. Esse momento aqui não é um periodo longo de oraçâo , é apresentar o seu dia é pedir direções, aquele contato inicial com Deus , não estou falando de 2 ou 3 horas você tem que trabalhar tem que estudar, eu sei disso provavelmente você dormiu tarde no outro dia todavia não deixe ou melhor nunca saia de sua casa sem ter orado, nunca enfrente o mundo, o vil tentador aquele que ruge como um leão, as inclinações de sua carne sem primeiro passar um momento com Deus, então Daniel Davi e Jesus oravam pela manhã.
2- Meditaçâo Matutina da Palavra :
Depois da oração, logo ápos deve-se meditar na palavra é sequencialmente não é vou orar aqui e quando chegar leio a palavra , Depois de ter orado você vai meditar nas escrituras.
“Seguido da oraçâo você deve meditar logo de manhã nas escrituras é sempre bom ter um texto em mente, ruminar a palavra de Deus durante o dia, faça isso sequencialmente lendo capitulo apos capitulo do livro que eventualmente escolher, assim como você toma o café da manhã para nutrir seu corpo faminto para que tenha condições no restante do dia farte sua alma com as santas escrituras , com o pão vivo pois sua alma nescessitará está forte contra os duros e pesados combates do cecorrer do dia”.
O que fazer aqui ? você vai ler 1 ou 2 cápitulos, aqueles dois cápitulos vão alicerçar o restante do seu dia , é aquele café da manhã, ninguém sai sem comer, você tem uma carga de trabalho até 10 ou 11 horas ou 12 que é o almoço, você precisa de um café fortalecido para suportar até o almoço. essa meditação é o café da manha é a base , é o que vai alicerçar o restante do seu dia, você medita ali em 2 capitulos de salmos dos evangelhos ou das cartas paulinas, e durante o dia você vai ruminar, refletir naqueles cápitulos , eles vão embasar , fudamentar alicerçar, sustentar você durante o dia.
Você nem saiu de casa nem trocou de roupa, você está no seu quarto ou seu escritório ou numa sala que você possa ficar em privacidade, você nem começou seu dia , mas você já teve um tempo com Deus em oraçâo e agora você esta iniciando com a leitura da escritura, antes de trabalhar , antes de ir para a escola ou universidade ou qualquer outra atividade, antes de por a roupa de molho antes de tudo.
O que diz a bíblia ?
- Ez 12.8 “Pela manhã, veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:”
-Sl 1.2 “Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.”
Richard Baxter “ você tem que decorar a bíblia e você tem que ter textos em mente, para que eles possam ser usados no decorrer do dia para que uma eventual tentaçâo ou provação ou desanimo a sua mente recorrar a palavra que esta em sua mente recheada de textos, então você ruminar, recita e relembra e aquilo te fortalece”.
-Sl119.97 “Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!”
3- A pratica da Oração no Espírito :
Quando Paulo escrevendo aos tessalonicenses no capitulo 5.17 “ Orai sem cessar ..” Se você não estudar o que esse texto quer dizer, você vai entender que Paulo manda ninguem fazer outra coisa a não ser orar, fica o dia inteiro no quarto orando, o que que é isso que Paulo esta ensinando aqui ?
Vocês devem nutrir uma oraçâo mo Espirito diariamente, andar no Espirito. Porque a sua oração inicial foi uma oraçâo para iniciar o dia , apenas basica ai leu a palavra, agora você entra na sua rotina cotidiana 8 horas de trabalho por dia, e depois algums tem ainda o curso a noite 4 horas ou mais .
Essa pessoa não vai ter um tempo para a oraçâo secreta e comunhão com Deus, qual que é a saída? Orar no Espírito, oraçâo no Espirito você pode fazer ela o dia todo, você pode orar 10 horas 20 horas no espirito.
O que é oração no Espirito? é a oraçâo que se faz interiormente, é a comunhão que você tem com Deus diante dos seus afazeres, estou trabalhando mas em comunhão com Deus , adorando a Deus e louvando a Deus, se arrependendo no espirito, se você pegar essa pratica você não tem noção do progresso espiritual dela, é uma se não a melhor maneira de se santificar a Deus pois toda hora você esta orando em comunhão com ele .
O que diz a Bíblia?
-Ef 6.18 “com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”
-Jd 1.20 “Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo,”
-1Co 14.15 “Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente.”
-1Ts 5.17 “Orai sem cessar.”
Que passar o dia todo com Deus , observe a pratica de orar no Epirito. Ainda não entendi como é isso. Orar com o pensamento, sem abrir a boca, orar com o coraçâo
Imagina seu dia , ja é 17 horas da tarde e você ja leu a biblia antes de sair de casa , ja teve um momento de oração antes de sair de casa e passou o dia todo orando com Deus em comunhão com ele.
4- Sempre que possível der testemunho da sua fé :
Isso aqui é no meio da rotina , a oraçâo e a palavra é antes de começar o dia a oraçâo no espirito é na rotina junto com esse ponto aqui.
“ A biblia diz que somos cartas vivas e diz que devemos exalar o bom perfume de cristo, existe duas formas de dar testemunho da nossa fé eu as chamo de forma passiva e ativa”.
Passiva = Atraves da nossa conduta e postura nos diferentes lugares da sociedade que participamos, sendo alunos ismerados nos estudos , sendo comportados, temendo a Deus no trabalho, atraves de nossa honestidade, justiça e integridade, em casa quando todos os vizinhos comtemplarem a paz e a alegria e a justiça em nossa casa.” com o nosso testemunho .
- 2Co 8.21 “pois o que nos preocupa é procedermos honestamente, não só perante o Senhor, como também diante dos homens.”
-1Tm 4.12 “Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.”
-1Ts 1.6-7 “Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo, de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.”
O jovem está no meio de uma universidade mundana e impia, ele tem que ser o embaixador de Cristo ali.
“ O maior metodo de trazer uma alma pra Jesus, é o testemunho” Martyn Lloyd Jones
“ Você é a unica Bíblia que algumas pessoas vão ler na vida”
ATIVA = “ Quando possivel pregue o evangelho anuncie o amor de Deus contido nessa grandiosa mensagem Testemunhe as pessoas a sua volta o que Deus fez por você, o que Deus fez na sua vida diga a eles quem você era, o que você fazia , no que você acreditava e que consequencias isso teria, e diga agora o que você é, o que você faz, no que você acredita porque acredita e qual a consequencia bendita disso, não se esqueça que sempre que possível mencione a cruz de Cristo, mencione a vida obra morte e ressureiçâo de Cristo como sacrificio substitutivo no lugar dos pecadores. Mencione o arrenpendimento e a fé pois sem isso elas não podem ingressar no reino de Deus.”
-At 20.21 “testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus [Cristo].”
-Gl 1.23-24 “Ouviam somente dizer: Aquele que, antes, nos perseguia, agora, prega a fé que, outrora, procurava destruir. E glorificavam a Deus a meu respeito.”
-At 8.34-35 “Então, o eunuco disse a Filipe: Peço-te que me expliques a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo ou de algum outro? Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus.”
-At 16.28-32 “Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos! Então, o carcereiro, tendo pedido uma luz, entrou precipitadamente e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa.”
5- Faça boas obras pois para Isso fomos Chamados:
Nos já vimos que passar o dia com Deus não é se trancar no mostero, a vida cristã não consiste só em ficar lá paradão em casa. ( resumo da mensagem até aqui)
Ef 2 .10 “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.”
o que que é boas obras, somos agentes do amor, agentes do bem e não nos cancemos de fazer o bem, faça boas obras , a vida cristâ não consiste so no interno, mas no externo nós fomos chamados para contribuir com a sociedade para estarmos envolvidos em açôes socias, estender a mão para o caido, alimentar os famintos, visitar o enfermo, vestir o nu , fomos feitos para as boas obras, tem cristão que so fica infurnado em Igreja, curso leitura , e as boas obras e as saidas.
Vos sois o sal da terra e luz do mundo, é o efeito influenciador da Igreja no mundo.
Boas obras, durante o dia na sua rotina, é um pneu de carro que você ajuda a trocar um trocado que você dar para outro, alguem que você abraça e consola é um que você visita boas obras, aquelas que forem exigidas.
Tt 3 .14 “Agora, quanto aos nossos, que aprendam também a distinguir-se nas boas obras a favor dos necessitados, para não se tornarem infrutíferos.”
O que que tem haver obra social com Deus ? Mt 25.35-45
Mateus 25.35–45 ARA
Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos? Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer.
A comunhão com Deus se encontra no proximo, os 10 mandamentos se resume em amar a Deus acima de tudo e ao proximo como ati mesmo.
Mt 5.16 “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.”
6- Oraçâo secreta:
Aquela oraçâo de manha foi para você começar o dia , a oraçâo no espirito é outra, mas é importantissimo você separar uma hora do dia para ter comunhão intima com Deus.
Essa é a hora da Batalha, é a hora do quarto de guerra , é o momento de estar a sós com Deus ali é o momento do crescimento, de gemer pelas almas de receber o poder do Espirito Santo,
As grandes e poderosas vitorias sao vencidas lá , separe um momento do dia, você consegui de manha faça de manha se consegui no almoço faça no almoço , tire esse momento .
Mt 6.6 “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”
At 16.13 “No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido.”
Esse periodo do dia é insubstituivel , você vai dirigir a oração em 4 etapas :
1- Adoração
2- Ações de graças
3- Confissâo e arrependimento
4 - Petição
7- Estudo da Bíblia :
“Leia sistematicamente livro apos livro , capitulo apos capitulo, de capa a capa de genesis a apocalipse , até o fim da sua vida o maximo de vezes que conseguir , estude-a faça anotações no rodapé, grife as passagens mais importantes, selecione versiculos para decorar, faça perguntas em certos textos, e procure as respostas na propria biblia, não leia a biblia com pressa, não precisa ter meta a atingir como ler 10 capitulos por dia ou ler a biblia 3 vezes no ano o importante é compreender o que se lê nâo importa o quanto demorar.”
8- Culto domestico:
Related Media
See more
Related Sermons
See more