Fp 4.8-9 - Recomendações e exortações a igreja II - Vitalidade e aprimoramento do Evangelho entre os Filipenses

0 ratings
· 563 views

Estudo na carta de Paulo aos Filipenses Fp 4.8-9

Notes
Transcript

1. Início do Culto - Saudação

400 Orações para Pregadores Gratidão pela Oração Atendida (Salmo 30:1–4, 7–12)

Gratidão pela Oração Atendida

Salmo 30:1–4, 7–12

Tema: Gratidão, Cura, Fidelidade_Deus

Tipo de Oração: Gratidão

Eu te exaltarei, ó SENHOR, porque tu me livraste

e não permitiste que os meus inimigos se regozijassem contra mim.

SENHOR, meu Deus, clamei a ti por socorro,

e tu me saraste.

SENHOR, da cova fizeste subir a minha alma;

preservaste-me a vida para que não descesse à sepultura.

Salmodiai ao SENHOR, vós que sois seus santos,

e dai graças ao seu santo nome.

Tu, SENHOR, por teu favor

fizeste permanecer forte a minha montanha;

apenas voltaste o rosto,

fiquei logo conturbado.

Por ti, SENHOR, clamei,

ao Senhor implorei.

Que proveito obterás no meu sangue,

quando baixo à cova?

Louvar-te-á, porventura, o pó?

Declarará ele a tua verdade?

Ouve, SENHOR, e tem compaixão de mim;

sê tu, SENHOR, o meu auxílio.

Converteste o meu pranto em folguedos;

tiraste o meu pano de saco

e me cingiste de alegria,

para que o meu espírito te cante louvores e não se cale.

SENHOR, Deus meu, graças te darei para sempre.

2. Cânticos - dizimos e ofertório

eu te louvarei / hino 366 firmeza / quebrantado

3. pregaçãoTexto

Fp 4.8-9 “8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês. 9 O que também aprenderam, receberam e ouviram de mim, e o que viram em mim, isso ponham em prática; e o Deus da paz estará com vocês.”
Oremos
Tipo de Oração: Petição
Ó Esquadrinhador dos corações, dá-me uma visão espiritual mais ampla, para que me veja com olhos perfeitos, para que possa me afastar de todo pecado, e Concede-me uma consciência espiritual tão sensível que saberei que estás comigo em minhas rondas diárias quando sou assediado, oprimido e tentado. Põe-me para ser uma testemunha de ti todos os dias, e deixa-me contentar-me em estar em qualquer posto que me colocares, e tua presença será o meu consolo, e louvarei e agradecerei teu nome quando acordar em sua semelhança pelos méritos do seu amor e graça. Amém.
Elliot Ritzema e John D. Barry, orgs., 400 Orações para Pregadores, Série Pastorum (Bellingham, WA: Logos Bible Software, 2021).

Introdução

Olá Irmãos, Graça e paz somente em Cristo!
Finalizamos a nossa última mensagem capítulo 4.1-7 com o apóstolo Paulo nos mostrando o ato de permanecermos firmes no Senhor pois a igreja é a coroa da alegria dele e de forma bem prática imediatamente ele já pede às 2 irmãs da igreja que tenham um mesmo modo de pensar, pois havia algo ali que não estavam de acordo e que junto mais um irmão conrversassem e colocassem em “pratos limpos” pois era realmente irmãs que ajudaram a paulo no processo eclesiástico no crescimento e suporte à igreja local de Filipos. Então o Apóstolo lança para nós e para os irmãos de Filipos - ALEGRAI-vos no Senhor e enfatiza isso para que a alegria seja abundante na vida deles e em nossas vidas. Mais uma vez ele nos dá um pouco mais de prática em como lidar nas situações - pois ele olha sempre para o alvo CRISTO- e este perto de nós e perto de sua chegada, portanto moderação no agir e o cuidado com a ansiedade e para essa última ele nos oferece soluções práticas de como não andarmos ansiosos, através de orações súplicas e ações de graças ao Senhor pois ttudo é dele e volta para Ele.
Pois Ele conhece nosso pensar, nosso caminhar e nosso tropeçar -
Meus irmãos e agora com essa Paz de Cristo, que excede todo entendimento, essa paz que guarda nossa mente e nosso coração O apóstolo Paulo finaliza essa exortação de forma sublime com algumas diretrizes importantes sobre como devemos pensar e agir considerando o que é o bem!
1. Tudo o que é Verdadeiro
Meus irmãos - Paulo é genuinamente cristão, ele segue os passos e os ensinos de Cristo - Paulo trabalha as virtudes Cristãs e demonstra as virtudes cristãs e a verdade é uma delas, a verdade do evangelho. Leiam comigo o que o apostolo mesmo escreveu lá em Cl 1.5-6 “5 por causa da esperança que está guardada para vocês nos céus. Desta esperança vocês ouviram falar anteriormente por meio da palavra da verdade do evangelho, 6 que chegou até vocês. Esse evangelho está produzindo fruto e crescendo em todo o mundo, assim como acontece entre vocês, desde o dia em que ouviram e entenderam a graça de Deus na verdade.” e também em Efésios 1.13 “13 Nele também vocês, depois que ouviram a palavra da verdade, o evangelho da salvação, tendo nele também crido, receberam o selo do Espírito Santo da promessa.”
Paulo nomeia primeiro a verdade porque, antes de todas as outras virtudes, a pessoa tem que entender a verdadeira doutrina e a fé. A verdade, portanto, é a firme aceitação e a confissão de doutrina genuína e incorruptível, juntamente com uma clara refutação de erros. Devemos, então, pensar e fazer tudo o que for verdadeiro? Primeiro, isso nos ensina a prestar atenção e tomar cuidado com os erros em religiões pelos quais a verdade do evangelho de Cristo Jesus é pervertida.
A verdade deve ser mantida, independentemente de quem a diga.
No entanto, uma afirmação deve ser rejeitada, independentemente de quem a diga, se for diferente da verdade. Sejam pais, concílios, igreja, todos disserem a mesma coisa, e isso for um erro, o que é isso para mim?… Nenhuma autoridade pode dar garantia a um erro, e nenhuma pessoa ou profissão pode prejudicar a verdade. Mas em tudo o que é verdadeiro, devemos pensar, e isso devemos fazer. Não devemos pensar no que é errado, nem fazê-lo.
Meus irmãos o conhecimento da verdade do evangelho de cristo faz parte da armadura de todo soldado cristão - Efésios 6.14 “14 Portanto, fiquem firmes, cingindo-se com a verdade e vestindo a couraça da justiça.”
2. Tudo o que é Respeitável
O que o apóstolo Paulo cita é a respeitabilidade que é digna, isso é uma virtude que requer que estejamos todos espertos - sabem alertas mesmo - sejamos diligentes, atentos no ensino. O respeito tem a ver com limites e tem a ver com firmeza. Essa respeitabilidade é digna e ela guerreia contra coisas indignas, vaidade, violência (Principalmente com as palavras), grosseria e arrogância – tanto em palavras quanto ações. Paulo não quer que os mestres sejam indignos e inclinados a discussões sobre coisas não essenciais. Esses debates acabam se tornando apenas estúpidos, ou resultam em facções, ódios inflamados e muita baixaria. Temos muitas questões fúteis desse tipo. Um exemplo é se é necessário ou não usar pão levedado na Ceia do Senhor. Outro exemplo é se é necessário ou não ministrar a Ceia do Senhor à noite, considerando que foi isso o que o Senhor fez na primeira ministração.
Meus irmãos se vivemos em um mundo cujo Deus é o Senhor e Cristo nosso Salvador tudo que fazemos e falamos deve ser um CULTO a Ele! Não há espaço para desonestidade, o respeito tem a ver diretamente com limites.
Conhecer os limites do respeito é saber exatamente até se pode ir em uma conversa e em uma ação com outra pessoa seja esse irmão ou não.
Jesus não ultrapassou limites em seu breve período aqui conosco, mais do que, isso ensinou corretamente o respeito ao próximo - Amar o próximo!3
3. Tudo o que é Justo
Tendo recebido de Deus tanto a justiça imputada quanto a comunicada, os crentes devem pensar com retidão. Devem meditar, com gratidão, nos atos justos de Deus (Ap 15.3 “3 E entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: “Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações!” ), ter prazer na justiça nos outros, e proceder retamente tanto em palavras quanto em atos. Os patrões, por exemplo, devem fazer o que é justo e direito no trato com seus empregados. Devem saber que também eles têm um Senhor nos céus (Cl 4.1). Em todos os seus planos, o cristão deve perguntar a si mesmo: “Isto está de acordo com a vontade e a lei de Deus?”
O Contrário do justo temos homem iníquo que “maquina o mal na sua cama”, a fim de executá-lo depois, à luz do dia (Am 8.4–6 “4 Ouçam isto, vocês que pisam os necessitados e destroem os miseráveis da terra, 5 dizendo: “Quando passará a Festa da Lua Nova, para vendermos os cereais? E o sábado, para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo a quantidade, aumentando o peso e enganando com balanças desonestas, 6 para comprarmos os pobres por dinheiro e os necessitados por um par de sandálias e vendermos o refugo do trigo?”” ).
sl19.8 “8 Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos.”
sl25.8 “8 Bom e reto é o Senhor, por isso aponta o caminho aos pecadores.”
4. Tudo o que é puro
A palavra grega hagnos descreve o que é moralmente puro e livre de manchas. No ritual judaico descreve algo purificado de tal maneira que se faz apto para ser oferecido a Deus e usado em seu serviço. Pureza de pensamento e pureza de propósito é condição preliminar indispensável para a pureza na palavra e na ação; A igreja de Filipos assim como qualquer igreja cristã, em razão de seus antecedentes (pagãos, cf. Ef 5.8 “8 Porque no passado vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz” ) e do ambiente que os rodeava (antinomiano, cf. Fp 3.18–19) eram constantemente tentados pela luxúria. Deviam, pois, encher suas mentes com o que é puro e santo - Tiago 3.17 “17 Mas a sabedoria lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, gentil, amigável, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.”
5. Tudo que é amável
Ele não quer dizer com isso que, para obter a boa opinião das pessoas, devemos praticar, em geral, tudo o que é agradável a elas, pois, nesse caso, teríamos que concordar com elas em seus excessos, as coisas sem moderação, assim como um porco fica lá na lama e tem prazer na sua imundície e imitar suas superstições e seus vícios, porque nada as agrada tanto quanto ser desse jeito, e as aborrece e incomoda tanto quanto o horror que manifestamos pelas coisas que estimam e praticam sem escrúpulos de consciência. O apóstolo, aqui, fala somente de coisas que não são contrárias à vontade de Deus, enquanto, ao mesmo tempo, são agradáveis e prazerosas às pessoas.
Por exemplo: paciência, o bom humor, a doçura de temperamento, a generosidade, doçura de mente, cortesia, paciência, clemência, disposição para favorecer, pois há poucas mentes tão selvagens a ponto de não amarem a bondade. Até os piores bárbaros ficam comovidos quando veem uma pessoa não violenta, sem amargura, cheia de compaixão pelos aflitos, generosa com os necessitados e que, sem coação ou qualquer outra obrigação além da humanidade, fazem o bem a todos, até mesmo àqueles que lhe fizeram algum mal.
6. Tudo que é de boa fama
Imediatamente lembro-me do 9º mandamento Ex 20.16 — Não dê falso testemunho contra o seu próximo. Ou Seja falar favoravelmente, meus irmãos nesse mundo, tem muitas palavras torpes, falsas e impuras. Nos lábios do cristão e em sua mente, devem existir somente palavras que são adequadas para ser ouvidas por Deus.
John Frame em seu livro - A doutrina da vida cristã falando sobre o nono mandamento diz o seguinte: Deus já nos fez testemunhas; não temos escolha quanto a isso. Ele não nos ordena sermos testemunhas, porque já o somos. Podemos testemunhar de maneira verdadeira ou falsa, mas não podemos deixar de testemunhar.
Se isso é verdade, o testemunho num sentido amplo inclui não apenas nossas palavras, mas todos os aspectos da vida. Assim, o nono mandamento, como os demais, é uma perspectiva sobre toda a retidão, e o falso testemunho é uma perspectiva sobre o pecado.
John M. Frame, A Doutrina da Vida Cristã, trans. Jonathan Hack, 1a edição., Uma Teologia do Senhorio (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 2013), 793.
Portanto meus irmãos aqui Paulo finaliza as 5 características positivas “TUDO que..” - Verdadeiro, respeitável, Justo, puro, amável e de boa fama - Agora ele tráz a expressão “ E se há..” virtude é louvor… isso nos obriga a pensar… assim como uma pulga atrás da orelha, será que eu não tenho todas essas virtudes??.. será que em minha vida eu não estou testemunhando louvor a Deus.. culto verdadeiro em minha vida a Deus ou direcionado a Deus?
Eu desejo aprovação divina em minha vida… Paulo aqui abre nossa mente a olharmos nossas ações nossos esforços e priorizarmos nossas virtudes em favor daquilo que realmente importa - Agradar a Deus, honrar a Deus, usar meus dons e talentos para apontar para Deus.
Então após a reflexão olhando essas 6 característas e se isso é virtude e louvor para Deus ele fecha QUE ISSO OCUPE o SEU PENSAMENTO.
Qualquer coisa que, de algum modo, é matéria de excelência moral e espiritual, de maneira que seja digna de louvor, é campo adequado para o crescimento cristão
Hendrikssen vai dizer assim - Nada que seja de natureza contrária é alimento correto para sua alma. Nem é necessário repetir que a virtude de que fala o apóstolo é o fruto que nasce da árvore da salvação. A fé é o tronco dessa árvore, e suas raízes são implantadas no solo da soberana e salvadora graça de Deus
William Hendriksen, Efésios e Filipenses, ed. Cláudio Antônio Batista Marra, trans. Valter Graciano Martins, 3a edição., Comentário do Novo Testamento (São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã, 1992), 586–587.
E já na sequência no verso 9 - Fp4.9 “9 O que também aprenderam, receberam e ouviram de mim, e o que viram em mim, isso ponham em prática; e o Deus da paz estará com vocês.” Paulo faz a conexão “Que isso ocupe o vosso pensamento então pratiquem” olhe para mim - ele diz....
Vocês não aprenderam.....? Vocês não receberam?? Vocês não ouviram;?? Vocês não Viram todas as coisas que imitei a Jesus que eu aprendi de Jesus, ouvi, vi e recebi de Jesus??
ELE é o mestre eu sou discípulo vocês são discipulos, imitem - pratiquem - honrem, louvem, sejam , verdadeiros, respeitosos e respeitáveis, puros, amáveis, justos, de boa fama...
Uma coisa é aprender a verdade, e outra, bem diferente, é recebê-la e assimilá-la. Não basta ter fatos na cabeça; é preciso ter verdade no coração. Durante seu ministério, Paulo não apenas ensinou a Palavra, mas também a viveu na prática para que os seus ouvintes pudessem vê-la em sua vida. Há uma íntima relação entre a palavra e a pessoa que a pronuncia.
E quem é nosso modelo para termos uma vida regrada? quem devemos imitar? hà tantas pessoas más nesse mundo, com interesses, e com vontades longe MUITO longe da vontade de Deus e estamos usando essas pessoas como exemplo, enquanto deveríamos olhar para o exemplo perfeito em Crsito e seus discípulos descrito aqui na palavra de Deus.
E Paulo termina de forma majestosa - Além de termos a paz de Deus para nos guardar, agora temos o Deus da paz para nos guiar. Não apenas temos uma harmonia bendita em lugar da ansiedade, mas temos também a companhia divina na caminhada.
Conslusão
Pensamentos errados levam a comportamento errado, e comportamento errado leva a sentimento errado. Por isso, devemos - COmo o Mesmo Apostolo Paulo diz em 2 Corintios 10-5 - levar todo pensamento cativo à obediência de Cristo (2Co 10.5). As nossas maiores batalhas são travadas no campo da mente. Nessa trincheira, a guerra é ganha ou perdida. O homem é aquilo que ele pensa. Precisamos fechar os portais da nossa mente para o que é vil e abrir as suas janelas para o que é verdadeiro, justo, amável e de boa fama. Precisamos jogar para o que deve ser sagrado da nossa mente o que é elevado e esvaziar todos os porões da nossa mente de tudo aquilo que é impróprio.
Hernandes Dias Lopes, Filipenses: A Alegria Triunfante no Meio das Provas, 1a edição., Comentários Expositivos Hagnos (São Paulo: Hagnos, 2007), 235.
Related Media
See more
Related Sermons
See more