Sentimentos e desejos santos

Pregações  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 13 views

Saber que você tem um Deus que cuida e salva não pode ser superado por nenhum temor. Essa confiança está no cerne da alma de seus filhos.

Notes
Transcript
Sl 27.1-6.
Introdução
1. Nossa vontade é estar na presença de Deus. Todos os seus santos filhos possuem esse desejo. Às vezes, parece que Deus fica longe - existem tempos que parece que Ele não nos escuta. Até Jesus, em sua aflição clamou pela presença do Pai - Deus meu, Deus meu ...
2. O Salmo é atribuído a Davi. Ele se divide em 3 porções - (1-6) Proteção, (7-10) Oração de clamor, (11-14) Obediência e esperança.
3. Queremos pensar nesta primeira porção - Proteção e desejo que Deus esteja ao nosso lado.
4. Mas, para compreensão de forma real - preciso saber que os tempos de Davi e os nosso são afetados pela cultura e nossa cosmovisão mudou.
I - Nossa confiança e fé em nosso tempo (v.1).
5. Estudiosos da formação cultural - Nos sentimos hóspedes que precisam se adequar ao conjunto de regras que são obrigatórias. O exemplo - eu o garfo e a faca. A posição e os aparatos deveriam estar na posição certa - conforme a cultura. Caso contrário não satisfaria a mim, por ser visto como um alienígena.
6. Nossa fé está em nossa mente. E se ela está situada na mente - então está claro que a forma que somos atraídos e obedecemos uma cultura anticristã, a nossa fé é alterada.
7. O Senhor é a minha luz - Deus é comparado a luz, e a comparação faz eco na verdade - pois Jesus deixou Saulo de Tarso cego com o intenso brilho que resplandecia de si mesmo.
8. Mas Jesus disse aos seus discípulos: quem anda de dia não tropeça. Jesus estava se referindo ao conhecimento e obediência à Ele mesmo. Se voces perseguirem o caminho de Jesus - não cometerão erros. Se obedecermos sua voz estaremos protegidos de decisões e práticas prejudiciais.
9.Ele é a minha salvação - Deus além de ser a luz, também nEle repousa o poder de tira-nos do poço quando caímos. Se cometemos erro ou pecado, ou medo deste mundo - é nEle e por Ele, pelo seu poder que somos resgatados. A salvação está mais clara para nós, porque Ele mesmo veio em seu Filho prometido para garantir a salvação.
II - Fortazela e medo não casam.
10. Quando os israelitas pensavam em fortaleza, eles imaginavam as muralhas da cidades fortificadas. Os inimigos não prevaleciam contra essas cidades. Quando os espias foram espiar a Terra Prometida trouxeram uma notícia ruím - as cidades são fortificadas por muralhas, que impossibilitavam sua destruição (Dt 1.28).
11.Deus é uma fortaleza perfeita - a vitória de Cristo sobre a cruz comprova que não existe poder acima ou abaixo, que possa afetar ou diminir seu poder.
12. Se Deus se agradou em revelar seu poder em você - seu medo acabou. Se Ele amou você, o que poderá abalar sua coragem? Geazi estava com o homem de Deus e não via esse poder - porque era mentiroso e idólatra por riqueza. Preste atenção nisto - o pecado, ou justificar uma mentira é obra do diabo. Isso impede que alguém esteja sob o poder de Deus. Isso vai trazer medo, inclusive medo de ser visto como culpado.
III - Inimigos derrotados (v.2,3).
13. Nosso inimigo não são visíveis. Esse é o perigo, em pensar que seu inimigo é João ou Joana. Nosso inimigo é o diabo e suas legiões de demônios. Eles atuam nos filhos da desobediência. Atuam através de pessoas, que odeiam Cristo.
14. Por isso jamais temos o direito de odiar ou ofender maliciosamente quem quer que seja.
15. Como Eliseu derrotou o exército dos siros? Eliseu estava cercado por cavalos e carros de fogo. Eliseu orou e os inimigos não conseguiam vê-lo. Ficaram destituídos da capacidade racional e foram guiados por aquele que iriam prender (2Re 6.17).
IV - Desejo santo e implicações (v.4-6).
16. Deus é Santo - Jesus afirmou aos discípulos, e exortou a serem moldados por esse caráter. A presença de Deus atinge-nos especialmente devido essa santidade.
17. Existem lugares que são marcados por essa presença santa. O Monte Horebe era um lugar assim, mas Jerusalém é o lugar mais disputado. E ainda hoje muitos desejam visitar, e voltam com a sensação de sentimento saudoso por ser o lugar onde Jesus pisou.
18. Existem lugares que marcam nossa vida. Billy Grahn foi encontrado de joelhos orando, nas marcas dos joelhos de John Weslley.
19. Davi pedia com esse sentimento santo - morar na Casa do Senhor todos os dias da sua vida - para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo.
20. Jesus disse que a Casa do meu Pai é um lugar de oração. O ambiente da casa de Deus deve ser de muita reverência. Ambiente para reflexão. Ambiente que produza quietude. É um lugar de ensino e aprendizado.
21. É um lugar para contemplar a beleza do Senhor. O Templo deve ser o espaço santo. Nós temos o hábito de criticar quem ama o Templo. Isso tem acontecido porque o Templo tornou-se covil de pecadores em lugar de espaço sagrado, onde podemos perceber a presença do Espírito de Deus. Onde é possível encontrar almas transformadas. É nesse lugar que você pode contemplar e meditar. É um lugar que deve nos atrair porque é no encontro dos santos que Jesus está ministrando.
22. Quando temos desejos santos - No dia da adversidade - dia mau. Me protegerá no interior do seu coração. Me receberá e me exaltará acima dos meus inimigos. Infelizmente os inimigos que ganhamos por amar a Jesus serão castigados - pela separação eterna do Senhor. Isso é chamado de segunda morte. A promessa mais importante é a vida eterna para esses. Esse júbilo estará para sempre com os ressurretos, a partir do dia que a igreja for arrebatada - conf. Ap 7.9-11.
Related Media
See more
Related Sermons
See more