Faithlife Sermons

As Cincos Qualidades da Bíblia

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

A Bíblia é o livro do Cristianismo

2 Tm 3.14-17

14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste 15 e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. 16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

A Bíblia é o grande livro do cristianismo, sem ele não existiria o cristianismo, mas o que é esse livro para alguns cristãos. Ao longo dos tempos nos percebemos que a bíblia vai adquirindo certo sentidos diferentes, novo e até inusitados muitas vezes para muitos crentes.
Por exemplo muitos irmãos devem ter visto essa cena alguns tempos atrás, circulou muito no facebook na internet, um pastor cheirando a bíblia , como se fosse uma imitaçâo como as pessoas tem vicio em cocaina costumam cheirar um po branco para ter algum tipo de prazer então se tentou mostrar que a biblia poderia substituir esse vicio , a intençâo foi até boa tentar mostrar que o crente tem outro objeto de vicio outra coisa que lhe dar prazer que lhe preenche no lugar das drogas. Por outro Lado essa cena transmitiu uma ideia muito ruim pois alguem pode pensar que a biblia é uma droga , ou que há uma ideia de vicio relacionado, então formou uma imagem ruim no final das contas, extremamente negativa .
O QUE A BIBLIA É DE FATO ?
AMULETO = Você passará em muitos lugares e irá encontrar a bíblia aberta em cima de uma mesa se o propietário for catolico vai esta eberta no salmo 90 e se for crente estará aberta no salmo 91 , porque sâo na verdade o mesmo salmo so que na catolica com os acrecimos de 7 livros e acrecimos de versiculos em livros ja existente fica um salmo de diferença , o salmo é aquele que diz o que se assenta no escoderijo do altissimo e se esconde nas assas do onipotente o salmo fala sobre proteção se tiver aberto nesse salmo em cima da mesa significa que a biblia vai proteger aquele estabelecimento entâo o queé a biblia para essa pessoa é um amuleto que produz alguma coisa magica pelo simples fato de o livro está aberto.
Bibliomancia = Uma prática de muitas Igrejas e até denominações realizam, mancia vem do latim e sgnificar ler a sorte , advinhar, seria uma ideia de ler a sorte atraves da biblia . é a pratica de abrir a biblia aleatoriamente o texto em alguma situaçâo, por exemplo o sujeito está numa situaçâo e não sabe o que faz e precisa tomar uma atitude para la e para ca e ele está na duvida e o que é que ele faz ? abre a biblia aleatoriamente para o Senhor falar com ele, ponhe o dedo em cima de algum versiculo e tenta entender a resposta. O problema e aquela piadinha quem muitos ja ouviram , que abriu no versiculo judas foi e se matou, ai ele pensou será que é isso que Deus tem mesmo para mim acho que não vou abrir de novo, e abre de novo e cai naquele versiculo vai tu e fazes o mesmo.
A bíblia não é um amoleto e nem um instrumento para se ler a sorte então o que é a Bíblia ? também não é algo viciante, algo que vá produzir uma sensaçâo parecida com droga, o que então é a palavra de Deus?
PAULO RESPONDE : Introdução
Antes de tudo ele ensinou timoteo a permanecer na escritura diz o versículo 14 :

14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste 15 e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.

é interessante Paulo usar o exemplo familiar de timoteo , nós sabemos que timoteo era filho de uma mãe file e de uma avó tbm fiel eunice e loyd , que eram a sua mae e sua vó, e as duas o ensinaram a palavra de Deus , é por isso que Paulo fala olha timoteo você tem uma grande herança , pois você tem um grande privilegio , você foi ensinado desde de pequenininho a conhecer as sagradas letras , e por isso é triste ver os jovens que tiveram o privilegio de serem criados dentro da palavra de Deus abandonarem o que é certo o que é central com Paulo esta falando aqui por outras reveleçôes por dogmas totalmente a parte da biblia, Paulo esta dizendo a timoteo você tem que permanecer firme e seguro nâo esta correndo atras de novas revelaçôes de modismos porque essas coisas não são seguras mas onde está a segurança , onde você pode jogar a ancorar ? nas escrituras .
As escrituras são o nosso porto seguro, por isso paulo diz não se afaste permanece nisso .
Paulo então vai usar 5 Expressôes para a bíblia :
1- Sagradas Letras
2- Torna timoteo sabio para a salvaçâo
3- Inspirada por Deus
4- Útil ( para o ensino, reeprensão, correçâo e educaçâo na Justiça)
5- Suficiente ( capacita o homem a ser perfeito e perfeitamente habilitado)
1- “AS SAGRADAS LETRAS”:
Esse é um termo muito interessante a ser utilizado para a palavra de Deus , justamente porque nos ultimos seculos tanto dentro daqueles circulos eclesiásticos mais liberais e dentro dos circulos eclesiasticos neopentecostais a bíblia como instrumento foi desprezada.
GRUPO 1 = Os liberais = sâo aqueles que não creem que a bíblia é inerrante e infalível, eles acham que ela é so mais um livro que registra a historia religiosa do antigo povo o povo semitico ou dos dicipulos de Jesus. Eles não consideram a bíblia um livro inspirado por Deus . Para eles a palavra de Deus é alguma coisa diferente da bíblia, ou seja a Bíblia é uma coisa a palavra de Deus é outra.
- A palavra de Deus eles dizem é o próprio Jesus, a bíblia é so o testemunho , só o registro mas um registro falho um registro humano portanto falivel cheios de erros e equivocos, mas que fala um pouco a respeito da verdadeira palavra de Deus que é Jesus. Jesus é a palavra de Deus a biblia é so um registro mais ou menos . então a bíblia é desvinculada da palavra de Deus .
- Se você fosse estudar num seminário por exemplo e tristemente a maioria dos seminários que tem por ai afora , que formam pastores para as varias denominaçôes são lotados de professores assim que não creem na bíblia como palavra de Deus mas estão lá ensinando as futuras gerações de pastores, imagina o que estão saindo de lá, que tipo de pastores estarão pregando nas igreja por ai , a situaçôes em que os alunos do seminário chegam lá e o professor para poder chocar o aluno e mostrar que a palavra de Deus é uma coisa e a Bíblia é outra, ele pega o livro joga no chão e pisa em cima , e fala você precisa entender que isso aqui é só um livro , é so couro e papel isso aqui não é a palavra de Deus , a palavra de Deus é um conselho abstrato, esse livro é so o registro imperfeito humano, varios relatos de pessoas que viram isso acontecer .
-Mas qual é o problema ? o problema é que o Apostolo Paulo esta chamando a bíblia de sagradas Letras, LETRAS , é um aspecto material também e instrumental também , ou seja esse registro é sagrado e santo e divino,
- é claro que não devemos fazer igual ao pessoal que abre a biblia lá para ser um amuleto, ela não é um amuleto, nos não reverenciamos papel e couro, nos reverenciamos o registro, as letras o que esta escrito , as palavras e por isso vale respeito também pelo livro em si , não é uma questão de idolatrar esse livro ou colocá-lo num altar isso seria idolatria, mas o respeito com o livro se da para o que está registrado pois as palavras são santas, sagradas é isso que paulo esta dizendo elas são as sagradas letras.
GRUPO 2 - OS NEO-PENTECOSTAIS = A biblia tambem como livro foi desprezada, você já deve ter ouvido muito por ai a frase que diz a letra mata, não fica ai so estudando a biblia não porque a letra mata, o espirito é que da a vida, versiculo totalmente fora do contexto.
- A letra que mata é a letra da Lei pelo povo que não vive segundo ela , não cumpre então a letra mata mesmo, mas aqui paulo ta dizendo que essa letra é santa e sagrada, qu epodem tornarte sabio para a salvaçâo.
- QUando também muitos crentes desprezam a bíblia e vão atrás de outras reveleçôes estão desprezando as sagradas letras.
Conclusâo = Não é o livro não é a capa , tanto é que muitos não estão nem mais usando o livro agora estão na versão digital , mas as letras estão ali o registro está ali , e é isso que tem que ser reverenciado conhecido e tido como sagrado.
GRUPO 3 = A biblia não apenas contem ou tornar-se a palavra de Deus , a biblia é so um registro comum, falivel mas ai quando você esta lendo esse livro ai o Espirito de Deus toca no seu coraçâo e faz aquela palavra se tornar a palavra de Deus e ai você sente isso e nesta hora esse texto biblico se tornou a palavra de Deus, a Bíblia é a palavra de Deus quer você sintal alguma coisa lendo ela ou não, quer ela fale com você quer ela não fale com você , porque muitas pessoas leem a biblia assim o que é que eu sinto com essa passagem ? o que ela produz em mim ? ah esse texto aqui é a palavra de Deus porque ele falou comigo até me arrepiei, isso não significa nada, a Bíblia é a palavra de Deus pelo registro dela pelo que ela é e não pelo que sentimos . Se não flou com você possa ser que você esteja com os seu ouvidos surdos , ou possa ser que você não queira que fale com você, a Bíblia não se tornar a palavra de Deus , a Bíblia é a palavra de Deus, a Bilblia não contém a palavra de Deus a bíblia é a palavra de Deus .
- É claro que sim por ser a palavra de Deus e ser as sagradas letras ela também vai produzir emoções em nossas vidas mas isso não é um critério para dizer se ela é ou não é a palavra de Deus , é claro que quando estou lendo um texto biblico e ele fala lá dos meus pecados isso vai não me arrepiar mas vai me derrubar mas também quando estou vivendo situaçôes de grande sofrimento de grande tristeza e luta eu encontro o conforto na palavra de Deus e ela me levanta claro que a bíblia tem essas funções ninguem está negando isso mas ela não é a palavra de Deus por causa disso, ela é a palavra de Deus o tempo todo quer fale com você quer não fale ela é e continuara sempre sendo a palavra de Deus , porque Paulo diz ela é as sagradas letras .
= (DEFESA CONTRA LIBERAIS) Nos não podemos separa a palavra de Deus da pessoa de Cristo por que eu só conheço Cristo atraves da palavra atraves das escrituras, Suponha que sumisse a Biblia não existe e nunca existiu a biblia, quem seria Jesus ? ninguem saberia quem seria porque fora da Biblia nos não temos mas que 3 ou 4 citaçôes historicas de Jesus elas existem , hisoriadores romanos como Flavio Josefo por ecemplo relataram algumas coisas certas outras imprecisas a respeito de Jesus, porem so serve para dizer Existiu um homem chamado Jesus o rabino lá da galileia, nada mais que isso .
2- Tornar Sábio para a salvação :
Portanto Paulo aqui nos fala do grande objetivo das escrituras, do grande contúdo, para que ela serve fundamentalmente: confere o poder de saber como ser salvo. Qual o grande assunto da bíblia? salvaçâo.
Essa traduçâo parece um pouco duvidosa , como se Paulo dissese que elas podem tornarte sabio ou não. Mas não é esse o sentido, o sentido é que capacita você “ elas farão você capacitado” .
A ideia é salvaçâo só através da Bíblia, só atraves da escritura, porque a salvaçâo é pela fé e a fé vem atraves do que ? de ouvir , o que ? a palavra de Deus . Entâo não é possivel a salvação acontecer sem que a palavra de Deus esteja em ação, sem que a palavra de Deus seja ouvida. A escritura tem esse poder, o poder de conceder aos homens o conhecimento da salvação. Atraves dela Paulo diz timoteo você será capacitado por Deus a ter conhecimento suficiente para ser salvo pela fé em Cristo Jesus.
Isso é um ponto improtante a ser lembrado, porque a escritura não é um compendio de geologia, astrologia ou filosofia, ou de qualquer outra ciencia, ela é a revelaçâo de como nos podemos ser salvos, ela não tem a pretensão de ensinar verdades cientificas ela ensina as verdades espirituais, não significa que ela minta a respeito das ciencias sgnifica que ela não tem a preucupaçâo de ensinar toda a verdade sobre todas as coisas. Porque se a biblia quissese ensinar toda a verdade sobre todas as coisas ela teria 1 milhão de paginas e não só 66 livros , então como temos que pensar a respeito da bíblia ? Ela ensina toda a verdade a respeito da salvação, Salvaçâo = A verdade e Toda a verdade. Outras coisas = a verdade não é exaustiva em nehum dos demais assuntos. Ela não mente sobre como o mundo foi criado, sobre a existencia dos planetas das estrelas como funciona o universo ela não mente sobre essas coisas, ela só não tem preucupaçâo alguma de ensinar tudo sobre isso. A preucupaçâo central das escrituras é ensinar a verdade e toda a verdade a respeito da salvaçâo.
Quando se falar que a bíblia é inerrante e infalivel , o que se quer dizer é que tudo que ela ensina seja religioso moral ou cientifico ela é livre de erros porém não significa que ela tem que dizer toda a verdade sobre tudo
A inspiraçâo da Bilbia não exige que ela use linguagem cientifica em todas as suas afirmaçôes, até porque a linguagem cientifica na verdade é bem moderna, surge a partir do iluminismo, ai é que se cria todo o fundamental metodologico da ciencia e a bíblia tem mais de 2000 anos então seria um absurdo que contesse tal linguagem, A linguagem da biblia é comum , como o homem natural e primitivo como ele ver as coisas a biblia usa essa linguagem , que não é mentirosa, é verdadeira na pespectiva do hoem comun.
Com isso não estamos atribuindo algum erro nas informaçôes que a bíblia dá sobre o mundo natural o que queremos dizer é que há pelo menos 3 características no modo como a bíblia ensina as coisas do mundo natural . Informal / Fenomenologico/ Resumido.
Informal = não segue metodologia cientifica, não tem um padrão a ser seguido, ela apenas narra os fatos da pespectiva do homem comum.
Fenomenologíca = a palavra fenomeno é o modo como o homem comun observa os fatos, como os fenomenos acotencem, é comum que nos utilizemos esse tipo de linguagem até hoje, por exemplo você fala o sol se põe, o sol nasce, cientificamente esses termos estão impróprios o sol nem nasce e nem se pões, aliás o sol em relação a terra não sai do lugar, é a terra que gira ao redor do Sol, mas é errado falar que o sol nasceu as 6 da manhã , não isso é linguagem fenomenologica, linguagem que o homem por falta de termo tecnico quando observa algum fenomeno usa-se de analogias para preencher a lacuna de um nome o qual não sabe . Assim a bíblia descreve os fatos isso não é mentiroso e não é falha, simplismente esta seguindo o proposito
No seculo 16 João Calvino , um dos Pais da reforma, ele tinha uma teoria muito interessante sobre o que a bíblia enquanto linguagem é , chamada teoria da acomodaçâo, a bíblia é Deus falando conosco como se fosse uma babá falando com o bebê, como se fala com um bebe ? você usa linguagem tecnica nâo . precisa descer ao nivel dele não é faze-lo comprender a sua linguagem mas você se expressar na linguagem dele e calvino dizia a bíblia é isso , é Deus falando conosco na linguagem de bebê, porque se Deus falasse conosco na lingua dele, na sua potencia não entederiamos nada absolutamente nada . Por isso a biblia tem a linguagem do homem antigo pois foi escrita a milhares de anos e usa expressôes proprias daquela epoca. Deus falando na lingua dos homens, mas é a palavra de Deus infalível e inerrante e não nescessariamente cientifica completa que fale a verdade sobre todas as coisas mas sim toda a verdade sobre a salvaçâo.
REsumido = Um exemplo bem simples o livro de genesis.
3- Toda a Escritura é Inspirada por DEUS :
O termo Inspirada significa ( γραφε θεοπνευτος) Paulo chama as escrituras de “ Divinamente Sopradas”
Ele diz que “ TODA” Escritura é isso.
Inspiraçâo: Registro da revelação
Inpiração Mecanica
Inspiração Mental
Inspiraçâo Dinamica ou Organica: Deus usou os recursos humanos, como por exemplo, a capacidade de pesquisa, o raciocínio, a arte ou a musicabilidade da pessoa, mas , presidiu todo o processo a fim de que sua vontade fosse expressamente revelada.
QUais evidências da Inspiraçâo ? Há evidencias externas e internas .
EXTERNAS = suas histórias tem sido comprovadas cientificamente como verdadeiras pela a arqueologia. e o contrário também a própria arqueologia não conseguio provar que a bíblia estava errada pelo contrário sempre confirma .
a Bíblia ensina coisas bem precisas sobre a ciência.
A Terra é redonda
Numa época em que muitos acreditavam que a Terra era plana, a bíblia nos disse que sua forma era esférica. Na mesma passagem em que menciona o universo em expansão, Isaías 40:22, existe uma menção ao formato circular de nosso planeta: “Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra”. Ainda existem outros trechos que falam sobre trabalhadores dormindo durante à noite, enquanto outros já estariam trabalhando no campo, nas atividades diárias, indicando a possibilidade de dia e noite simultâneos, como na Terra redonda.

A Terra flutua livremente no espaço

Em Jó 26:7, o profeta diz que “O norte estende sobre o vazio; e suspende a terra sobre o nada.” Mesmo que nos tempos primitivos alguns conhecimentos apontassem que a Terra estivesse apoiada em alguma superfície, incluindo conceitos bizarros como as costas de algum animal gigante ou os braços de poderoso guerreiro, a bíblia já apontava que o planeta não estava apoiado em nada. Hoje sabemos que essa é a visão correta, já que a Terra está livre no espaço.

Sangue é fonte de vida e saúde

“Porque a vida da carne está no sangue”. Em Levítico 17:11, o versículo mostra o valor e importância do sangue para o corpo humano e para a vida. Até alguns anos atrás, pessoas tinham o sangue removido no tratamento de algumas doenças, podendo levar até mesmo à morte por falta dele. Hoje nós vemos que o sangue é necessário para manter a vida e a saúde, além de prover nutrientes para as células do corpo humano.

Descoberta das correntes marítimas

Milhares de anos atrás, ainda não sei sabia como funcionavam as correntes marítimas, mas a bíblia já mencionava os fluxos dos oceanos, em Salmos 8:8: “As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.” Só no século 19, o pesquisador Matthew Maury investigou as correntes e padrões das águas dos mares, melhorando os conhecimentos de navegação e duração de viagens no mar por meio do aproveitamento do fluxo.
INTERNAS = O testemunho do Próprio Cristo falando que a bíblia é inerrante e infálivel o AT, e o testemunho dos apostolos comparando os escritos dele com os do AT.
O CONVENCIMENTO QUEM DAR É O ESPÍRITO SANTO e somente ELE pode te convencer de que a bíblia é a palavra de Deus.
As Institutas, Volumes 1–4 5. A Bíblia é Autenticada pelo Espírito

Portanto, que se tome isto por estabelecido: aqueles a quem o Espírito Santo interiormente ensinou aquiescem firmemente à Escritura, e esta é indubitavelmente αὐτόπιστον [autŏpistŏn – autenticada por si mesma]; nem é justo que ela se sujeite a demonstração e arrazoados, porquanto a certeza que ela merece de nossa parte a obtemos do testemunho do Espírito

4- AS ESCRITURAS SÃO ÚTEIS :
Ensinar = (διδασκαλιαν) Didática, um ensino formal com padrão com inicio meio e fim , a bíblia não é uma bagunça de argumentos não ela tem didática. A escritura tem ensino claro e completo. não é atoa que o livro de romanos é lido e ensinado em materias de direito como argumentaçâo perfeita de PAULO, Paulo da uma aula de retorica no livro de ROmanos.
Repreender = (ελεγμον) Confronto, teste, controle de qualidade. Eu estou sempre olhando para a escritura em busca do padrão verdadeiro de comportamento. Ela sempre mostra o que ta errado e o que preciso mudar.
Corrigir = (επανορθωσιν) Restaurar o estado correto, a medicina usa o termo médico “orto” endireitar colocar na posiçâo correta, Ela a escritura me restaura ao caminho correto se me desvio ou se estou me desviando ela tem o poder de me restaurar aos caminhos de Deus.
Educar na Justiça = (παιδειαν την εν δικαιοσθνη) o termo grego de onde vem a palavra em portugues pedagogia, educar a criança, processo que envolve disciplina física.
5- AS ESCRITURAS SÃO SUFICIENTES :
a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra ( o que somos e o que fazemos) o interno e o externo.
É nesse ponto que devemos pensar na “nescessidade de novas revelações” ILUMINAçÂO X REVELAÇÃO
Uma vez que, temos as escrituras como suficientes, por que precisariamos de novas reveleções.
Lucas 16.19–31 ARA
Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente. Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele; e desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras. Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos. E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós. Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna, porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento. Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos. Mas ele insistiu: Não, pai Abraão; se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão. Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.
“ESTUDE A BÍBLIA PARA SER SÁBIO, CREIA NA MESMA PARA SER SALVO, SIGA SEUS PRECEITOS PARA SER SANTO.”
Billy Graham
Related Media
Related Sermons