Ef 3.1-13: O Poder da Oração para Unir a Igreja

Exposição de Efésios   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

Introdução

Captação

Contexto

No trecho anterior a maioria dos comentaristas concordam que há um aposto. Paulo iniciaria essa oração no verso 1 ou 2, mas desenvolve o mistério revelado da união de gentios e judeus de modo sobrenatural e nessa etapa ele inicia com uma oração. A oração que iria logo após falar da Unidade de gentios e judeus ela vem logo após a explicação do mistério que os une.
Parece que Paulo sentiu necessidade de explicar esse motivo. De modo que fica claro que o mistério é revelado dentro da vontade de Deus no plano eterno. Assim esse relacionamento oculto no meio do povo de Deus até esse momento não apenas faz parte do plano de Deus como também é sobrenatural e depende da capacitação especial de Deus.
A princípio a expressão “por essa razão” parece se referir ao desanimo da igreja, que vem imediatamente antes, mas quando compreendemos a estrutura maior percebemos que a razão é a unidade de gentios e judeus por meio do evangelho como único povo de Deus (Ef 2.11-3.12). Encerrou-se o aposto e inicia a oração.

Oração Torna Possível a Unidade [Ef 3.14-19]

O Alvo é o Pai da Família de Deus [Ef 3.14-15]

Paulo inicia a oração deixando claro a quem ela é direcionada. Paulo não clama aos anjos nem ao espírito ou ao filho ele tem a percepção adequada que cada pessoa da trindade tem seu papel e na oração não é diferente ele ora ao Pai, em nome de Jesus sabendo que o Espírito é quem realiza a obra.
Nesse trecho ele identifica o alvo da sua oração o Pai de onde vem toda a família nos céus e na terra, uma referencia ao mundo todo demonstrando a extensão de sua atuação.

Espírito Santo é o Responsável por Atuar nos Crentes com as “Gloriosas Riquezas” e “Fortaleça com Poder” como reposta a Oração de Paulo [Ef 3.16]

Paulo desenvolve sua oração pedindo ao pai que por meio do Espírito Santo os crentes sejam fortalecidos com poder utilizando as gloriosas riquezas de do pai, diferente da maioria das nossas orações, Paulo intercede para que a igreja identifique e perceba as benção espirituais [Ef 1] tão necessárias para uma união sobrenatural e fortalecimento em meio as dificuldades.

Cristo Habite no Coração pela Fé [Ef 3.17]

Após direcionar ao pai e clamar pela atuação do Espírito Cristo não fica de fora e é a consequência da atuação do Espírito. Oração para compreender as riquezas do pai por meio do espírito tem o propósito de que pela fé Cristo habite no coração desses irmãos.
A unidade é uma tarefa sobrenatural e por isso é necessário a atuação de toda a trindade, afinal o nível de intimidade e diversidade é semelhante. Uma Igreja diversa e Unidade reflete a trindade, ou seja, o próprio Deus.

Oração pelo Amor profundo sobrenatural que vem de Cristo e enche da pessoa de Deus [Ef 3. 17-19]

Paulo parece caminhar para o final da oração clamando para que a igreja compreenda o amor de Cristo que enche a igreja de Deus e é larga, comprida, alta e profunda ou seja, completa e ampla em todos os aspectos.
Para que a unidade seja desenvolvida de forma plena Paulo não dá alguns passos ou habilidades humanas, porque nada disso seria suficiente a igreja precisaria compreender o amor de Cristo de forma sobrenatural e, por isso, Paulo deixa registrado essa oração, afinal seu objetivo só seria alcançado por meio dessa ação sobrenatural.

Gratidão e Adoração aqueles que Responde as Orações de Modo mais Completo que Imaginamos [Ef 3.20-21]

Paulo encerra a oração adorando a Deus antes mesmo de uma resposta consciente de que ele faz muito mais do que pedimos ou pensamos, por isso deveria ser glorificado e adorado independente da situação na igreja ou fora dela.

Princípios Eternos

Ore pela compreensão da pessoa e obra de Cristo
Interceda por sua igreja
Interceda por seus irmãos
Desenvolva relacionamentos profundos e improváveis
Dedique tempo aos relacionamentos
Dedique Tempo a oração
Estude as escrituras para compreender as relações na igreja e o poder do evangelho
Ore ao Pai, em nome de Jesus pela atuação do Espírito
Viva o evangelho sendo cheio de Cristo e da plenitude de Deus por meio do Espírito Santo

A Unidade é Alcançada por Meio da Oração ao Pai, em Nome de Jesus e Atuação do Espírito Santo na Compreensão do Amor de Cristo.

Desafios

Orar para que Compreendamos o Amor de Cristo e Vivamos essa Unidade
Related Media
See more
Related Sermons
See more