Revestindo-Se do Novo Homem

Devocionais   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript
Efésios 4.22–24 BEARA
22 no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, 23 e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, 24 e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

Ano novo, vida espiritual nova

Entramos no ano de 2023, temos um ano de oportunidades novas a nossa frente, um ano que somente está iniciando, mas que já devemos nos planejar quanto a como vamos vive-lo.
Ontem falamos sobre se despojar do velho homem, e o que esse velho homem é.
Hoje veremos o novo homem.
O novo Homem é criado Segundo Deus, ou seja, retorna a ser a imagem e semelhança de Deus, imagem que o pecado havia borrado.
Assim como no velho homem, Paulo faz uma lista do que esse novo homem tem que ser.
Essa lista se encontra nos próximos versículos
Efésios 4.25–32 BEARA
25 Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo,porque somos membros uns dos outros. 26 Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, 27 nem deis lugar ao diabo. 28 Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. 29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. 30 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. 31 Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. 32 Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.

Falar a Verdade (25)

O novo Homem não é mentiroso, mentir é pecado e, portanto, nos afasta de Deus, o novo homem é um homem integro e honesto, comprometido com a verdade.

Sabe controlar sua Ira (26-27)

Acho interessante a colocação de Paulo, ele não simplesmente fala não Irai-vos, mas ele diz Irai-vos e não pequeis.
William MacDonald em seu Comentário Bíblico Popular do NT fala que:
“Há momentos em que o crente pode ser justo e estar zangado ao mesmo tempo. Por exemplo, quando alguém maldiz o caráter de Deus. Em tais casos Deus ordena irar-se. Ele diz: Irai-vos.
E possível, portanto, alguém ser justo quando se ira contra o mal. Há outros momentos, porém, em que irar-se é pecado. Quando a ira provém da malícia, da inveja, do ressentimento, da vingança ou do ódio procedente de algum mal praticado contra nós mesmos, ela é proibida.
Aristóteles disse: “Qualquer pessoa pode ficar irada — isso é fácil. O que não é fácil é ficar irado com quem se deve estar irado, na medida certa, no momento certo, por razões certas e ainda de maneira certa”.
Quando o crente cede à ira injusta, ele deve confessá-la e abandoná-la o mais cedo possível. Deve fazer a sua confissão a Deus e também àquele que foi vítima da sua ira. Não deve. guardar ressentimento ou nutrir rancor, nem manter-se irritado.
Não se ponha o sol sobre a vossa ira. Qualquer coisa que impeça a nossa comunhão com Deus ou com os nossos irmãos deve ser prontamente corrigida”.

É Honesto e Trabalhador (28)

O Novo Homem é honesto, não vive de roubos e furtos, mas trabalha honestamente.
Roubos e furtos incluem aqui todos os tipos de jeitinhos que o brasileiro gosta de arranjar, mentindo para conseguir mais auxílios do governo, fazendo gato da luz e todos os outros jeitinhos.
Se somos novas criaturas, devemos viver de acordo com o Deus que nós seguimos, mesmo que seja difícil, mesmo que tenhamos que trabalhar mais ainda, devemos ser honestos, por que Deus não aceita desonestidades em Seus filhos.

Sabe controlar sua língua (29)

O Novo homem sabe o poder que as palavras tem, tanto de edificar, como de destruir.
Somos chamados a usar nossa boca para edificar e transmitir graça aos outros, não para falar palavrão, não para denegrir outros, não para fofocar, não para falar mal.
Que possamos usar nossa boca para transmitir o evangelho da graça este ano.

Vive com um padrão de vida que agrada a Deus (30-32)

Revestir-se de um novo homem é entender que devemos viver de uma forma condizente ao Deus que dizemos servir, em nossa vida não cabe mais:
Efésios 4.31 BEARA
31 Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia.
Mas somos chamados a ter um novo padrão de vida:
Efésios 4.32 BEARA
32 Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.

Aplicação

Isso me leva a perguntar a vocês, como vocês viveram o ano de 2022 e o que precisam mudar para 2023?
Que neste ano você aceite o desafio de viver segundo o caráter do novo homem:
- Fala a verdade
- Sabe controlar sua ira
- É honesto e trabalhador
- Sabe controlar sua língua
- Vive com um padrão de vida que agrada a Deus
Conseguindo fazer tais coisas, conseguiremos enfim cumprir o que o próximo versículo ordena
Efésios 5.1 BEARA
1 Sede, pois, imitadores de Deus,como filhos amados;
Esse é o alvo de nossas vidas.