Despojando-se do Velho Homem

Devocionais   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 70 views
Notes
Transcript
Efésios 4.22–24 BEARA
22 no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, 23 e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, 24 e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

Despojar do Velho Homem

Estamos na beira de mais um Réveillon, mas uma virada de Ano, um bom momento para refletir sobre nossa vida, sobre tudo o que passamos nesse ano e ver como estamos até agora.
Um bom momento para fazer as famosas promessas de Ano Novo – Emagrecer, Estudar, Enriquecer, Casar, Namorar.
Um bom momento para reflexões.
Muitas vezes começamos o Ano assim, se lembre de como você começou esse ano, quais foram as suas promessas de Ano Novo?
O que vocês estavam planejando para este ano?
Geralmente começamos o Ano bem vestidos, arrumados, em uma festa, com alegria e esperança para o ano que está por começar, mas como acabamos o ano?
Ao longo do Ano manchas vão se acumulando em nossas bonitas vestes de Réveillon, e é sobre essas manchas que Paulo está tratando em seu texto aos Éfesos.
Efésios 4.22 BEARA
22 no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano,
Despojar = Trocar, tirar, despir
Paulo está trazendo a ideia de mudar de roupa, tirar algo sujo e velho para colocar algo novo, limpo, renovado.
Mas o que é esse Velho Homem?
Voltemos alguns versículos:
Efésios 4.17–19 BEARA
17 Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, 18 obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, 19 os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.
Paulo traz aqui algumas características desse velho homem, manchado pelo pecado.

- Vaidade de seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento

O termo aqui traduzido como Vaidade pela ARA, também pode ser traduzido como Inutilidade, Futilidade, a NVI traz assim.
O velho homem é dominado pela futilidade de seus próprios pensamentos, pela futilidade de viver de acordo com suas próprias regras.
É comum na iminência de um novo ano, se propor a ter um ano de liberdade, viver do meu próprio jeito, minhas regras e meu controle da vida.
Paulo chama isso de Futilidade, Inutilidade.
Viver de acordo com nossos próprios pensamentos nós leva a uma terrível consequência – Ficamos Obscurecidos de entendimento.
Obscurecido traz a ideia de escurecido, tornado escuro ou trevas, longe da luz.
Viver de acordo com nossos próprios pensamentos, ou nossas próprias regras, nos afasta da luz, nos afasta de Cristo.

- Alheios a Deus e duros de Coração

Afastados da Luz e afastados de Cristo nos tornamos duros de coração, insensíveis a voz e ao querer de Deus.
Quanto mais nos afastamos de Deus mais endurecido fica nosso coração menos ouvimos o Espírito Santo que habita em nós, mais nos afastamos do caminho do Senhor.
Na prática, podemos observar isso na vida de diversos irmãos, que devido a algum procedimento mal, ou algum pecado, foram aos poucos se distanciando da comunhão com Deus, aos poucos deixando de orar, deixando de ler a Bíblia, deixando de participar das reuniões da igreja e aquilo que começou só com uma falta de vontade de orar (ou mesmo uma vergonha de orar por saber que está em pecado) acaba por se tornar um distanciamento total de Deus e de Seus caminhos.
Pensem comigo, quantos vocês conhecem que por exemplo, por causa de um namoro começaram a deixar de ter comunhão com Deus, que logo virou uma falta de comunhão com a igreja e como o povo de Deus e que logo em seguido virou uma dureza de coração tamanha que hoje não quer mais nada com Deus.
Isso é a consequência de se seguir seus próprios pensamentos, não os pensamentos de Deus (Sua Palavra).

- Entregues a Depravação, lascívia e Impurezas.

A consequência imediata desse coração endurecido, desse distanciamento de Deus e da igreja é uma vida entregue aos pecados do mundo.
Um distanciamento de Deus nos leva a um aprofundamento no pecado.
Quanto mais distantes estamos da comunhão com Deus, mais poder o pecado tem sobre nós.
Temos um monstro dentro de nós chamado “Natureza Pecaminosa”, e a única maneira de controlar esse monstro é com o remédio da comunhão e conhecimento de Deus.
O Velho Homem que Paulo descreve é aquele que se deixa dominar por este monstro interior, que libera todo o seu poder, pois está longe do único remédio.
É disso que Paulo está nos dizendo para se livrar, dessa Velha Atitude de pecado, nos despir, arrancar essa roupa maculada (suja), corrompida pelos pecados, e nos revestir da nova roupa, limpa, perfeita e pura.
Roupa Lavada pelo Sangue.

Aplicação

Que essa virada de Ano seja marcada pela virada de comportamento.
O que ainda pertence ao velho homem em sua vida?
Ao longo deste ano, que manchas mancharam sua vida espiritual?
Está na hora de se despir de algum pecado (atitude, pensamento, conduta) que você está carregando ao longo desse ano?
Vire o ano se limpando, comece um novo ano purificado no Senhor.
Related Media
See more
Related Sermons
See more