Ouvindo a Deus

Devocionais   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript
Semana passada vimos a indignação do Profeta Habacuque perante os pecados de sua nação, vimos também seu clamor a Deus por uma intervenção divina sobre essa situação.
Se você teve curiosidade e leu o capítulo 1 todo, viu que Deus respondeu ao Profeta sobre como Ele lidaria com os pecados de Israel, Deus lhe responde falando que mandará uma outra nação para castiga-los, os terríveis caldeus.
Isso leva o profeta a mais indignação ainda.
Como assim o Senhor vai levantar uma nação mais pecaminosa para corrigir os pecados de Israel?
Essa foi a segunda pergunta de Habacuque a Deus, o profeta que já estava confuso fica ainda mais confuso, como Deus poderia usar um povo como os caldeus para corrigir, eles que já eram muito pecadores sairiam ganhando ainda mais ao dominar Israel?
Mas o Profeta não perde a esperança em Deus, e o capítulo 2 começa com sua declaração:
Habacuque 2.1 BEARA
1 Pôr-me-ei na minha torre de vigia,colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa.
Habacuque tem certeza de que o Senhor tem um plano e que o revelará, por isso, se põem atento a ouvir a voz do Senhor.
E Deus lhe responde, lhe mostra que a justiça será feita, Israel será castigada, mas os Caldeus também sofreram por seus próprios pecados, por sua violência, por seu orgulho, por sua ganancia, pois suas ações (assim como as de Israel) não agradam a Deus.
Por isso, vemos aqui a famosa resposta do Senhor a Habacuque no versículo 4
Habacuque 2.4 BEARA
4 Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé.
E com isso Deus então inicia o anuncio do Juízo que também cairá sobre os Caldeus, e mostra que os pecados não serão tolerados ou deixados impunes, e isto vale para o Povo de Deus e vale para os Impios.
E através disso, o nome do Senhor será conhecido em toda a terra, como podemos ver no versículo 14
Habacuque 2.14 BEARA
14 Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar.
Que lições podemos tirar deste trecho das profecias?
1- Mesmo sem entender (e até mesmo sem concordar) a resposta de Deus Habacuque continua clamando ao Senhor.
2- Deus não se agrada do pecado, e todo pecado tem consequências, isso é valido para Cristãos e não Cristãos.
3- O Justo viverá pela Fé – Por mais que a vida dos ímpios muitas vezes pareça boa em diversos aspectos (Dinheiro, lazer, prazeres), somos chamados a viver por nossa fé em Cristo, e confiar em Deus que é nosso provedor e aquele que vai proporcionar tudo oque necessitamos.