Louvando a Deus

Devocionais   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
Habacuque começa seu livro Clamando a Deus, depositando em oração toda a sua indignação perante a situação de seu próprio povo.
O Senhor o responde, mas a resposta não é exatamente aquilo que o profeta esperava ouvir, ele novamente clama a Deus
Ao parar para ouvir a resposta de Deus, ele percebe que Deus está no controle de todas as circunstancias, mesmo que o mundo em que ele viva esteja caótico e imerso em pecados, mesmo que a situação vá ainda piorar com a invasão de um povo ímpio, Deus ainda está no controle.
Essa certeza leva Habacuque a encerrar seu livro com sua declaração mais famosa, no capítulo 3, versículos 17-19:
Habacuque 3.17–19 BEARA
17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, 18 todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. 19 O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas.
Uma Tremenda declaração de confiança em Deus, após iniciar seu livro em desespero e indignação, Habacuque termina louvando a Deus e se alegrando em Sua soberania.
Mesmo que as circunstancias não fossem as melhores, mesmo que o futuro fosse ainda mais tenebroso, isso não tiraria a confiança do profeta em Deus, nem roubaria sua alegria de viver, por que sua alegria e sua confiança estavam no Deus da salvação, o Deus que controla todas as coisas no universo.
Deus é nossa fortaleza, nosso refúgio, nosso lugar seguro em meio ao mundo caótico.
Ele nos faz ser como a corça, que mesmo em meio ao lamaçal ela se mantem superior a sujeira (possuem longas pernas) e consegue se manter pura mesmo em um ambiente imundo.
É em Deus que devemos depositar nossos desejos, nossos anseios, nossos medos, assim como Habacuque fez, que nós não tenhamos medo de clamar a Deus, de se abrir com Ele e depositar em Seus pés toda nossa indignação, nossos temores.
Mas que também sempre possamos ter em mente que Deus é soberano sobre todas as circunstancias, muitas vezes Suas respostas não serão como nós esperamos, não serão aparentemente satisfatórias, mas tendo em mente que Ele está no controle, e que Todas as coisas cooperam para nosso bem, podemos se Alegra no Senhor, podemos exultar o Deus de nossa Salvação.
Que esse pensamento inunde a sua mente durante todo esse novo ano que se iniciou, e que Deus possa usar grandemente a vida de cada um.