Faithlife Sermons

Aceitando as Palavras e conhecendo a Sabedoria.

Devocional Familia  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Sermon Tone Analysis
A
D
F
J
S
Emotion
A
C
T
Language
O
C
E
A
E
Social
View more →
Pv 2.1-8
1Filho meu, se aceitares as minhas palavras
e esconderes contigo os meus mandamentos,
2para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido
e para inclinares o coração ao entendimento,
Se aceitares minhas Palavras – Ouvi minhas Palavras (1.8)
Salomão está instruindo seu Filho a não somente ouvir sobre a Sabedoria, mas que esse ensinamento ouvido, entre no coração, que ele aceite essas palavras, por isso diz “Atento com o Ouvido” e “Inclinado com o Coração”.
Não adianta simplesmente ouvir sobre a Palavra se isso não adentrar nosso coração.
3e, se clamares por inteligência,
e por entendimento alçares a voz,
A primeira consequência de se aceitar a Sabedoria no coração é que entendemos que precisamos de mais conhecimento, de mais Inteligência.
O Senhor gosta de pessoas que buscam a inteligência e o conhecimento. Deus é um Deus de conhecimento e de Sabedoria, e Ele se agrada daqueles que os buscam.
4se buscares a sabedoria como a prata
e como a tesouros escondidos a procurares,
Salomão está ministrando ao seu filho sobre a sabedoria, ele o instruiu a ouvir e aceitar o fato de que precisa buscar sabedoria, mas não é uma busca rotineira, é uma busca desesperada, uma prioridade na vida.
A ideia de um tesouro escondido, é a ideia de um caçador de tesouros que busca de forma frenética e a todo custo o tesouro que ele quer encontrar, não uma mera busca, mas algo vital.
5então, entenderás o temor do Senhor
e acharás o conhecimento de Deus.
Quando chegarmos a esse nível, entender a necessidade vital que temos da sabedoria que vem de Deus, então entenderemos o que é o temor do Senhor.
A ideia de Temor é a ideia de adoração, só conseguiremos adorar ao Senhor, com total referencia e com intimidade, quando entendermos a sabedoria que só Ele é capaz de oferecer.
Ai sim conheceremos ao Senhor.
É impossível conhecer a Deus sem que Ele se revele, e Ele somente se revela àqueles que o buscam e buscam sua sabedoria.
6Porque o Senhordá a sabedoria,
e da sua boca vem a inteligência e o entendimento.
Salomão continua em sua explicação de causa e consequência, devemos buscar a sabedoria e buscar a Deus, por que é de Deus que vem a sabedoria e o conhecimento.
Entenda que você não sabe de nada, ao entender isso, entenda que você precisa buscar sabedoria, buscando sabedoria você então entende que Deus é a fonte de sabedoria e consequentemente você conhece a Deus.
Todo conhecimento e toda inteligência sem Deus não são completos. A ciência não pode explicar tudo ou não é 100% exata por que não anda com Deus, a fonte do verdadeiro conhecimento.
7Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos;
é escudo para os que caminham na sinceridade,
8guarda as veredas do juízo
e conserva o caminho dos seus santos.
Essa Sabedoria é reservada aos Seus Eleitos, aqueles que Ele considerou retos, e Ela tem uma finalidade, a proteção de seus Eleitos.
Related Media
Related Sermons