Faithlife Sermons

ORIGENS #3 - Dilúvio

Notes
Transcript
Introdução
☔ Exemplo do Davi na hora de dormir. Como faço para não ouvir de Jesus: "Sai de perto de mim, pois eu não te conheço?"
Criação
Deus criou um lar perfeito para sua família, cria filhos a sua imagem e semelhança onde haveria uma convergência entre céus e terra, e Deus poderia habitar com os homens.
Queda
Deus dá a eles tudo o que precisavam, mas restringe a arvore do conhecimento do bem e do mal, a serpente sorrateira engana eles e Eva vê o fruto, deseja, acha que merece, come e peca- grito por independência e eles são expulso do jardim no Eden e agora vão lidar com as consequências de sua escolha. Mulheres dores no parto, desejo para o marido e domínio, trabalho árduo para tirar da terra o que antes pela benção de Deus era provido com facilidade. O salário do pecado é a morte - Caim mata Abel - foge para uma terra distante e edifica uma cidade - primeira cidade chama Enoch.
Promessa
Gn 3:15 Mas Deus promete redenção- a semente bendita - Cristo. FOCO NA SEMENTE a historia dos patriarcas é o relato de como Deus fez para guardar uma linhagem de homens que trariam a terra o salvador.
Duas linhagens
Sete e Caim - Capítulo 4 nós temos Caim matando Abel e a descendência de Caim. Mas Adão e Eva tem outro filho, Sete, ele carregava a semente. O capítulo 5 é dedicado para mostrar a descendência de Sete.
A maldade e o Juízo de Deus
Gn 6:5 - O Senhor viu que a maldade das pessoas havia se multiplicado na terra e que todo desígnio do coração delas era continuamente mau.
Gn 6:11-13 11A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência. 12Deus olhou para a terra, e eis que estava corrompida; porque todos os seres vivos haviam corrompido o seu caminho na terra. 13Então Deus disse a Noé: — Resolvi acabar com todos os seres humanos, porque a terra está cheia de violência por causa deles. Eis que os destruirei juntamente com a terra.
Deturpação da imagem de Deus - Casamentos mistos - 2 interpretações - a posteridade de Sete não se manteve fiel também, se misturaram com a linhagem de Caim ou anjos caíram e tiveram relações sexuais criando neflins.
Substituíram o criador pela criatura
Multiplicação do pecado - contagioso
Alguns comentaristas afirmam que ainda não chegamos na maldade que havia naquela época, mas estamos caminhando para isso. Ex das festas de casamento, relações sexuais com animais.
Então Deus anuncia um Juízo com muita tristeza. O dilúvio.
Deus enviaria um cataclisma que daria reboot no mundo. As águas debaixo, lençóis freáticos subiriam, as águas de cima - acima da atmosfera cairiam e todo ser que respirava todos que tinham fôlego de vida morreriam afogados.
2 Cr 16:9 Afinal, quanto ao SENHOR, seus olhos contemplam toda a terra, para revelar-se poderoso para com aqueles cujo coração é plenamente dele;
Deus sorri para Noé
Gn 6:8 - Porém Noé encontrou favor aos olhos do Senhor.
Mas em meio a este caos, alguém ainda fazia Deus sorrir. Deus acha um homem para compartilhar com ele seu coração e envolve-lo em sua missão. Noé é instruído por Deus a construir uma arca para salvar sua família. Mais do que sobreviver ao Juízo de Deus, Noé foi escolhido para herdar a terra.
Ok, mas por que isso é importante para nós?
Mt 24:38-39 - Pois assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, 39e não o perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.
Jesus disse que Juízo de Deus viria novamente sobre a terra, não com águas, mas com fogo. E novamente os olhos dEle contempla toda a terra para revelar-se a um tio de pessoa. Quem são essas pessoas como Noé? Você é essa pessoa?
Que a mesma preocupação do Davi naquela noite tome conta de nossos corações. Quem são os que irão herdar a terra, participar do novos céus e nova terra?
Noé andava com Deus 🚶🏽‍♂️
Gn 6:9 - Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.
Hb 11:4 - Pela fé, Noé, divinamente instruído a respeito de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, construiu uma arca para a salvação de sua família. Assim, ele condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.
Ok, mas o que é andar com Deus na minha vida hoje?
Andar com Deus é amar ❤️
<aside> ☔ Exemplo do Davi: Filho, Jesus vai deixar entrar em seu reino os seus amigos.
</aside>
Sabe quantos anos Noé tinha quando Deus falou com ele sobre a Arca? 500 anos. Ou seja, Noé não começou a andar com Deus para ser salvo do juízo, Noé andava com Deus faziam 500 anos, porque o amava. Andar com Deus é todos os dias estar com Ele, falar com Ele, é abrir o coração. É estar consciente de sua presença em todos os momentos.
Andar com Deus é ouvir
Quando Deus decide destruir Sodoma e Gomorra, ele está com Abraão e Ele diz: Ocultarei alguma coisa do meu amigo Abraão.
Salmos 25:14 O Senhor confia o seu segredo aos que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.
Meta de vida: Ouvir o Senhor dizendo: Posso eu ocultar alguma coisa do meu amigo Douglas.
Exemplo do Davi: "Deus me disse para me preparar que vou liderar o JesusCopy".
A principal forma que Deus fala é através de sua Palavra.
Andar com Deus é crer
"Noé vou destruir o mundo em aguas, faz um barco".
Não estava perto do mar
Não havia chovido na terra
Não tinha uma nuvem no céus
Andar com Deus é ver com os olhos da Fé.
2Co 5:7 - 7Porque andamos por fé e não pelo que vemos.
Andar com Deus é fazer
Crer não é apenas acreditar, mas também fazer. Tiago afirma que a Fé sem obras é morta.
120 anos construindo o barco.
Todo seu dinheiro, força, inteligência, família, tempo.
Todo o seu trabalho era construir e armazenar.
7 dias entra na arca, sem chuva.
☔ Exemplo do Davi: Pai, eu pequei, menti a dias atrás.
Conclusão "o Evangelho"
Gn 5:28-29 - 28Lameque viveu cento e oitenta e dois anos e gerou um filho. 29Deu-lhe o nome de Noé, dizendo: — Este nos consolará dos nossos trabalhos e das fadigas de nossas mãos, nesta terra que o Senhor amaldiçoou.
Mas tudo isso não é mérito de Noé, mas da semente que estava nEle. Cristo estava nele. O trabalho dele foi proteger aquilo que habitava nele. Os que carregavam a semente se misturaram, mas não Noé. Antes de viver certo, Noé nasceu certo.
Hoje há um convite aqui, para você nascer de novo e andar com Deus.
Nós condenou o mundo
A justiça de Noé condenou o mundo. Deus não está esperando apenas a maldade aumentar, mas também aqueles que condenaram o mundo se levantarem.
Related Media
Related Sermons