Discernimento segundo a Christus Vivit

Discernimento segundo a Christus Vivit  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

Deus tem um projeto pra mim?

A resposta é simples e direta: sim!. Entretanto, como eu sei disso? Segundo a exortação Christus Vivit, o caminho para o conhecimento deste projeto passa pelo discernimento.
Qual o significado da palavra “discernimento”?
Guia Cristão de Leitura da Bíblia (Discernimento)
Percepção que capacita as pessoas a ver o que Deus está fazendo ou as verdadeiras circunstâncias da vida; habilidade de tomar as decisões corretas, fundamentadas na sabedoria de Deus.
Onde eu encontro esta palavra na Bíblia Sagrada?
1Rs 3,9: Dá, pois, a teu servo um coração que escuta para governar teu povo e para discernir (hā·ḇînʹ : entender, ver, atentar) entre o bem e o mal, pois quem poderia governar teu povo, que é tão numeroso?
Is 11.2 Sobre ele repousará o espírito de Iahweh, espírito de sabedoria e de inteligência (dons intelectuais), espírito de conselho e de fortaleza (dons práticos), espírito de conhecimento e de temor de Iahweh (dons religiosos).
1Cor 2.14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem (ἀνακρίνω anakrinō: examinar; julgar)espiritualmente.
Fl 1.9-10 E é isto o que eu peço; que vosso amor cresça cada vez mais, em conhecimento e em sensibilidade, 10a fim de poderdes discernir (δοκιμάζω dokimazō: examinar; testar) o que mais convém,para que sejais puros e irreprováveis no dia de Cristo.
Hb 4.12; 5.14
Sem este exame, entendimento, o jovem corre o risco de se tornar, como o papa destaca, uma marionete, isto é, incapaz de pensar por si mesmo e seguir sempre as tendências de ocasião.
Fl 2.5: “Tende em vós o mesmo sentimento de Cristo Jesus”: O papa utiliza esta passagem de Paulo para nos mostrar a necessidade da formação de uma consciência voltada para Cristo, desejando o Cristo desejou, querendo o que Ele quis e amando como Ele amou.

Como saber qual é a minha vocação?

Segundo Francisco, a vivência do silêncio e da solidão auxiliam no encontro de nossa vocação. Entretanto, cuidado: solidão não significa isolamento. Afinal, para bem discernir, é necessário escutar a família, os amigos, a realidade e o Senhor.
Outro cuidado para a escolha da vocação consiste em não deixar-se guiar pelo dinheiro ou prazer. É importante responder a algumas perguntas:
Conheço-me a mim mesmo, para além das aparências ou das minhas sensações?
Sei o que alegra ou entristece o meu coração?
Quais são os meus pontos fortes e as minhas fragilidades?
Como posso servir melhor e ser mais útil ao mundo e à Igreja?
Qual é o meu lugar nesta terra?
Que poderia eu oferecer à sociedade?
Tenho as capacidades necessárias para prestar este serviço?
Em caso negativo, poderei adquiri-las e desenvolvê-las?
Todas estas perguntas, no entanto, se resumem em uma: Para quem sou eu?.
Related Media
See more
Related Sermons
See more