1º dia do Advento: Lucas 1.5-25

Advento de Natal  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript
Contexto:
Lucas escreve o evangelho para Teófilo, a fim de que ela sirva para fortalecer a certeza das coisas que foram ensinadas a respeito da vida de Jesus. Lucas se dedica arduamente neste trabalho, buscando ouvir as testemunhas oculares e organizando de uma forma ordenada cada fato da história de Cristo Jesus.
contexto da história: O povo de Israel passou 400 anos sem ter nenhum profeta mandado por Deus, e eles estavam aguardando a vinda do messias, o ungido prometido por Deus anunciado pelos profetas no AT.
Grande Ideia:
Zacarias, cuja esposa era estéril, é visitado pelo anjo Gabriel enquanto servia como sacerdote no santuário, e recebe a boa notícia sobre o nascimento de João, profeta que prepararia o povo para vinda do Senhor.
Resposta desejada:
Divisão
5-10: O sacerdote Zacarias e sua esposa Isabel, justo aos olhos do Senhor, cuja esposa é estéril, é escolhido para oferecer oferta a favor do seu povo diante de Deus no santuário.
8-22: Um anjo aparece a Zacarias dentro do Santuário, anunciando o nascimento de João cuja missão era preparar o povo para a vinda do Senhor.
18-25: Zacarias é punido por não crer na mensagem, mas Deus cumpre com sua promessa, e desfaz a humilhação de Isabel perante o povo
1 - A situação de Zacarias e Isabel
Época - Reinado de Herodes, o grande. (famoso por suas construções, seu poder e influência)
Zacarias - Sacerdote - Oferece sacrifício diante de Deus a favor do povo - Levita (Abias - 24)
Sua Esposa - Tribo de Levi, descendente de Arão.
Justos aos olhos de Deus (obedeciam de forma irrepreensível os mandamentos e preceitos de Deus)
Mas! Problema: Esterilidade de Isabel, e ambos eram idosos.
A esterilidade, frequentemente, estava associada a ação divina, como um castigo ou maldição por causa do pecado. Sem contar que era humilhante para toda mulher não poder dar descendentes ao seu marido preservando, assim, a sua linhagem. Porém, mesmo diante dessa realidade, o casal era, aos olhos de Deus, justos.
Nós aprendemos aqui que prosperar não é sinal de ser justo aos olhos de Deus, mas sim de obedecer a Deus independente da prosperidade.
Zacarias, portanto, eram um casal irrepreensível, porém humilhados.
Zacarias é sorteado para apresentar Incenso na presença de Deus
Grupo sacerdotal de Abias (24/8)
Muitos sacerdotes - Apenas um deveria entrar (sorteio: Uma vez na vida)
Pv 16.33 “A sorte é lançada no colo, mas a decisão vem do Senhor.”
Cenário: Um sacerdote - oferecer uma oferta na presença de Deus em favor do povo - o povo do lado de fora orando
2 - A incredulidade de Zacarias
O medo de Zacarias: Quando ele ia para o local queimar o Incenso, já tinha uma pessoa lá dentro!
O templo representa o Jardim do Éden (elementos da arquitetura) - o anjo com a espada de fogo.
A relação com a história do Abiú e Nadabe, filhos de Arão - mortos ao apresentar o incenso.
As boas notícias: “Não tenha medo” “Oração foi ouvida” “Sua esposa dará a luz a um filho que se chamará João.” - O ventre que estava morto, agora dará vida!
João - Alegria a família e ao povo de Israel; grande aos olhos de Deus; separado para Deus; fazer o povo de Israel voltar-se ao Senhor, o seu Deus; Principalmente, a melhor notícia, ele vem como profeta (poder de Elias e do Espírito) para a chegada do Senhor!
O propósito Maior e central da História
Zacarias não creu e foi punido -
(Presença de Deus)
Zacarias foi sorteado para apresentar uma oferta em favor do povo na presença diante de Deus (v.8)
O anjo Gabriel, que enviado para transmitir as boas novas, sempre está na presença de Deus (v.19)
João viria como profeta para preparar o povo para a chegada de Deus (v.17)
Zacarias como Sacerdote, foi a presença do Senhor oferecer uma oferta em favor do povo, mas na realidade era Senhor que estava chegando, para se oferecer como oferta para Deus a favor do seu povo.
3 - A conclusão de Isabel
O povo conclui que Zacarias teve uma visão
Zacarias não podia contar a boa notícia que ouviu, nem dizer o que viu, pois ele mesmo não creu.
Depois do trabalho, Zacarias voltou para casa.
Isabel engravida - Lc 1.25 “E ela dizia: “Isto é obra do Senhor! Agora ele olhou para mim favoravelmente, para desfazer a minha humilhação perante o povo”.”
Teologia Bíblica
O Rei Herodes, o Sacerdote Zacarias e o Profeta João
A ponta para a Chegada do Rei prometido, descendente de Davi, que estabeleceria o seu trono para sempre e todos os inimigos seriam colocados debaixo dos seus pés.
Aponta para Cristo como o Sumo sacerdote que adentrou a presença de Deus e se ofereceu como oferta pelo seu povo, pagando toda divida e fazendo propiciação pelos nossos pecados
Ele é o verdadeiro profeta que fala não da parte de Deus, é o própria Deus. Ele mesmo afirma que os céus e a terra passarão, mas as suas palavras jamais passarão (Lc 21.33)
Aplicação
3 vezes a palavra tempo: (v.5, 23) tempo emêra: dias, época, anos, estação, data. (v.20) Tempo Kayrós: Tempo oportuno, o tempo de Deus. Deus não se limita ao tempo dos homens para cumprir a sua vontade. Em tempo oportuno ele cumprirá os seus planos, assim como ele demonstrou no passado. Da mesma forma que Cristo veio no tempo oportuno, ele também voltará para buscar o seu povo. Isso deve preencher nossos corações de esperança e alegria, pois Deus não demora!=
A falta de fé de Zacarias não afeta nos planos de Deus, mas traz consequências pra ele. Da mesma forma, Deus trouxe a salvação ao homem, e para isso Deus não depende da fé do homem para proporcionar a salvação (“só vou enviar Jesus como salvador se os homens acreditarem” Não!). Zacarias sofreu um castigo temporário por não ter crido no anjo, mas pra quem não crer no evangelho não sofrerá castigo, mas sim a condenação. E a condenação não é temporária, e sim eterna.
A conclusão de Isabel é surpreendente. Ela, avaliando todo o contexto e situação, não vê a sua gravidez como um simples favor de Deus sobre a sua vida, mas ela conclui que essa benção esteva relacionado a uma história muito maior do que a história dela. Como ela mesmo afirma: “Isto é Obra de Deus”. O propósito de Deus para Isabel não tinha um fim em apenas abençoá-la e restaurar a sua honra diante do povo, como ele de fato o faz, mas um propósito muito maior e mais glorioso.
Histórias vazias e sem sentido: “eu estava sofrendo e fui curada” “eu estava preso e fui liberto” “eu fiquei com medo, mas agora estou bem melhor” “Eu me vi sem esperança, mas agora estou bem mais feliz”. Curas, Milagres, Bençãos, mas que é só isso! Não é nada mais além disso. Vida vazia.
Que os sofrimentos ou as bençãos que venhamos receber na nossa vida sejam para cumprir o propósito de Deus aqui na terra! Que as nossas vidas se encaixem neste plano maior da redenção de Deus. Pois Deus veio restaurar todas as coisas por meio de Cristo, e que a gente não fique fora desse plano glorioso.
Related Media
See more
Related Sermons
See more