Como tratar os líderes

Esboço Temático  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript

1. Obedecendo e sujeitando-se a eles.

Hebreus 13.17 NAA
17 Obedeçam aos seus líderes e sejam submissos a eles, pois zelam pela alma de vocês, como quem deve prestar contas. Que eles possam fazer isto com alegria e não gemendo; do contrário, isso não trará proveito nenhum para vocês.
Obedecei (gr. peithõ), i.e., “assentir com, obedecer, seguir”.
Pastores (gr. hēgeomai), i.e., “liderar; comandar; ordenar (com autoridade oficial). Usado aqui sobre autoridades e professores nas igrejas”.
Sujeitai-vos (gr. kupeikõ), i.e., “render-se, ceder :- submeter-se”.
Todo crente deve obedecer e submeter-se aos líderes (pastores, dirigentes, professore, etc), pois são eles responsáveis pelo rebanho. Eles darão conta do rebanho diante de Cristo, pois Cristo colocou as suas ovelhas sobre seus cuidados. Devemos nos sujeitar até mesmo aos reis e governantes (1Pe 2.13-18), pois toda autoridade é constituída por Deus (Rm 13.1-7). Só não devemos obedecer às autoridades quando suas ordens e leis nos levam a desobediência às Escrituras, pois importa antes obedecer a Deus do que os homens (At 5.29).

2. Não dizendo mal contra eles (At 23.4,5 cf. Êx 22.28; Ec 10.20; 2Pe 2.10; Jd 8)

“E os que ali estavam disseram: Injurias o sumo sacerdote de Deus? E Paulo disse: Não sabia, irmãos, que era o sumo sacerdote; por que esta escrito: Não dirás mal do príncipe do teu povo”.
Injurias (gr. loidoreõ), “repreender, i.e., difamar :- ultrajar. Neste caso alguém que difama. Ultraja, repreende”.
Êx 22.28: “Os juízes não amaldiçoarás e o príncipe dentre teu povo não maldirás”.
Maldirás (hb. ‘ãrar), “raiz primitiva; execrar:- amaldiçoar amargamente”.
A posição cristã diante das autoridades quer sejam eclesiásticas ou quer sejam humanas deve ser de total respeito. Sem usar de ofensa quer seja por palavras ou ações.

3. Não estendendo a mão contra eles (1Sm 24.10; 26.9, 16; 2Sm 1.14,15; 1Cr 16.22; Sl 105.15).

Davi, mesmo depois de ungido rei de Israel por Samuel e perseguido por Saul não ousou estender a mão contra o ungido de Deus, pois sabia que grande pecado cometeria ao fazer isto. Davi sabia que Deus estava no controle e que se Saul ainda estava no poder como rei de Israel, era pela vontade soberana do Senhor.
Ungir (hb. mãshah), i.e., “untar, consagrar”. O AT usa este termo comumente para indicar “ungir” no sentido de uma separação especial para um ofício ou função.

4. Devem ser recebidos com gozo e tê-los em honra (Fp 2.29)

Aos filipenses Paulo recomenda que recebam os dois obreiros Timóteo e Epafrodito com alegria e tenham-nos em honra. Esta é a honra que se presta ao valorizar o serviço feito pelo obreiro.

5. Devem ser reconhecidos e tidos em grande estima e amor (1Ts 5.12,13).

Escrevendo Paulo aos tessalonicenses ordena que os irmãos reconheçam os que trabalham entre eles e que presidem e os admoestam, tendo-os em grande estima e amor por causa da obra que realizam.
Reconheçais (gr. eidõ), neste texto: “cuidar de, interessar-se por”.
Estima (gr. hēgeomai), i.e., “considerar”.

Bibliografia

Bíblia de Estudo Palavras Chave - Hebraico e Grego (ARC - 4ª ed.). (2011). Rio de Janeiro: CPAD.
Related Media
See more
Related Sermons
See more