O Deus Absolutamente Soberano [Is 45.7]

Ceia do SENHOR  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

Introdução

Um certo homem saiu em uma viagem de avião. Era um homem temente a Deus, e sabia que Deus o protegeria. Durante a viagem, quando sobrevoavam o mar um dos motores falhou e o piloto teve que fazer um pouso forçado no oceano.
Quase todos morreram, mas o homem conseguiu agarrar-se a alguma coisa que o conservasse em cima da água. Ficou boiando à deriva durante muito tempo até que chegou a uma ilha não habitada. Ao chegar à praia, cansado, porém vivo, agradeceu a Deus por este livramento maravilhoso da morte.
Ele conseguiu se alimentar de peixes e ervas. Conseguiu derrubar algumas árvores e com muito esforço conseguiu construir uma casinha para ele. Não era bem uma casa, mas um abrigo tosco, com paus e folhas. Porém significava proteção. Ele ficou todo satisfeito e mais uma vez agradeceu a Deus, porque agora podia dormir sem medo dos animais selvagens que talvez pudessem existir na ilha.
Um dia, ele estava pescando e quando terminou, havia apanhado muitos peixes. Assim com comida abundante, estava satisfeito com o resultado da pesca. Porém, ao voltar-se na direção de sua casa, qual tamanha não foi sua decepção, ao ver sua casa toda incendiada. Ele se sentou em uma pedra chorando e dizendo em prantos: "Deus! Como é que o Senhor podia deixar isto acontecer comigo? O Senhor sabe que eu preciso muito desta casa para poder me abrigar, e o Senhor deixou minha casa se queimar todinha. Deus, o Senhor não tem compaixão de mim?"
Neste mesmo momento uma mão pousou no seu ombro e ele ouviu uma voz dizendo: "Vamos, rapaz?" Ele se virou para ver quem estava falando com ele, e qual não foi sua surpresa quando viu em sua frente um marinheiro todo fardado e dizendo: "Vamos, rapaz. Nós viemos te buscar." "Mas como é possível? Como vocês souberam que eu estava aqui?" "Ora, amigo! Vimos os seus sinais de fumaça pedindo socorro. O capitão ordenou que o navio parasse e me mandou vir lhe buscar naquele barco ali adiante." Os dois entraram no barco e assim o homem foi para o navio que o levaria em segurança de volta para os seus queridos.
Quantas vezes "nossa casa se queima" e nós gritamos como aquele homem gritou? Na Bíblia, em Romanos 8:28-29 lemos que todas as coisa contribuem para o bem daqueles que amam a Deus. Às vezes, é muito difícil aceitar isto, mas é assim mesmo. É preciso acreditar e confiar.
E em Is 45.7
Isaías 45.7 NVI
7 Eu formo a luz e crio as trevas, promovo a paz e causo a desgraça; eu, o Senhor, faço todas essas coisas.
Romanos 8.28–29 NVI
28 Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. 29 Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Soberania absoluta

Nada sai do controle de Deus ele é soberano absoluto. O texto não fala a respeito do mal moral, ou da maldade no coração ou ainda do pecado. Esse texto específico fala a respeito do mal enquanto tragédias.

Contexto

A profecia de Isaías é a respeito de Ciro mais de mil anos antes dele nascer um pagão que derrotaria Babilônia e depois faria o povo de Deus retornar a sua terra. Ele é nomeado usado por Deus apesar de não saber nada a respeito de Deus [Is 45.1-6]
Isaías 45.1–6 NVI
1 “Assim diz o Senhor ao seu ungido: a Ciro, cuja mão direita eu seguro com firmeza para subjugar as nações diante dele e arrancar a armadura de seus reis, para abrir portas diante dele, de modo que as portas não estejam trancadas: 2 Eu irei adiante de você e aplainarei montes; derrubarei portas de bronze e romperei trancas de ferro. 3 Darei a você os tesouros das trevas, riquezas armazenadas em locais secretos, para que você saiba que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que o convoca pelo nome. 4 Por amor de meu servo Jacó, de meu escolhido Israel, eu o convoco pelo nome e lhe concedo um título de honra, embora você não me reconheça. 5 Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro; além de mim não há Deus. Eu o fortalecerei, ainda que você não tenha me admitido, 6 de forma que do nascente ao poente saibam todos que não há ninguém além de mim. Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.

Deus não só permite o mal, ele cria, planeja e direciona o mal

Fica claro nesse texto que Deus cria o mal a partir do nada. Ele não apenas permite o mal. Muitas vezes não compreendemos Deus (Is 55.8). E podemos perceber esses princípios em vários momentos nas escrituras e na história da igreja, e se estamos aqui hoje é porque muitos sofreram e morreram pelo bom propósito de Deus.

Jesus e sua crucificação

O texto de Atos 2.23 deixa claro que a crucificação não era permissão de Deus ou um escape. Era a plena vontade de Deus por um propósito de Deus

José e seus irmãos

Gênesis 50.20 a maioria das traduções não é boa, pois passa a ideia de que Deus foi pego de surpreso e precisou transformar algo ruim em bom. Quando a dificuldade de José (e sua personalidade) foi planejada por Deus desde o inicio assim como o ciúme dos irmãos, a esposa de Potifar, o esquecimento na prisão. Tudo isso moldou o caráter e o coração de José para se tornar um grande líder e perdoar seus irmãos depois de salvar muitas pessoas desse período de fome.

Igreja no Segundo Século

“O sangue dos mártires é a semente dos cristãos” – Tertuliano
Se estamos hoje na igreja e temos liberdade é porque muitos cristãos morreram de formas terríveis pela vontade de Deus e o evangelho assim pode avançar. Tanto na igreja primitiva, patrística e depois na reforma como em alguns lugares acontecem ate hoje.

Conclusão

Estes são alguns exemplos que poderíamos ter métodos melhores do que Deus e muitas vezes não compreendemos. Isso porque a nossa mente é limitada e não absoluta como a desse Deus tão grande.

Ilustração

A casa pegando fogo

Princípios Eternos

· Não importa a minha luta ou dificuldade Deus nunca perde o controle
· Nenhuma luta vem por acaso, apesar de não compreender Deus não deixa de ser bom e misericordioso
· Se Deus faz a luta e a paz então é nele quem devo buscar meu refúgio e confiança

Deus é Absolutamente Soberano e muitas vezes Incompreensível

Related Media
See more
Related Sermons
See more