MARCAS DE UMA IGREJA SAUDÁVEL (FINALIZADO)

Textual  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 21 views
Notes
Transcript
Handout
Eduardo, seu sermão está muito bem construído dentro da proposta de um sermão textual. Você soube aproveitar todas as lições que o texto apresenta, mas eu queria dar uma sugestão que talvez vá potencializar ainda mais essa mensagem.
Insira uma ilustração que tenha haver com o pensamento do sermão, quer seja na introdução ou na conclusão, Todavia, eu aconselharia fazer isso no final, mas deixe o Espírito Santo lhe dizer em que lugar é mais apropriado.
"Uma boa ilustração não transforma um sermão em uma mensagem melhor, só o torna mais atraente".
Proposição: Compreender que através do exemplo da igreja primitiva, é possível hoje promover uma igreja saudável
Passagem Principal: Atos 2.42-46
Atos dos Apóstolos 2.42–46 RA
E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,
INTRODUÇÃO
Quando nós pensamos na igreja primitiva, podemos ver que ela praticamente existe em duas fases: a primeira fase vai desde o momento em que Jesus escolheu seus 12 apóstolos, ressurreição de Jesus, e a segunda fase vai da ressurreição até a morte dos 12 apóstolos. E por que é importante sabermos dessas duas fases? É que quando estudamos a partir da igreja de Atos, vemos uma igreja que tem seguido um padrão e uma configuração de vida depois da ascensão de Jesus, ou seja, é uma igreja que está vivendo e ensinando a viver, quando não existe mais a presença corpórea de Jesus, mas unicamente suas experiências e ensinos.
Nós como igreja, precisamos ter a partir da Palavra de Deus, a referência do que cremos e como vivemos, pois é isto que diz no pilar fundamental da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que se propões a ter a bíblia como “regra de fé e prática”.
Sabendo disso, como que nós podemos construir e viver numa igreja que é verdadeiramente do Senhor, e saudavelmente viva?
PARTE I - IGREJA QUE PERSEVERA NA DOUTRINA
Quando pensamos numa igreja, sempre pensamos numa realidade de união. Mas o que deve unir um grupo de pessoas? O que tem poder para trazer união para uma comunidade de fé? Quando lemos o Evangelho de João 7.17, aprendemos a primeira marca de uma igreja saudável.
João 7.17 RA
Se alguém quiser fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela é de Deus ou se eu falo por mim mesmo.
Percebemos que Deus tem uma vontade para a Sua criação, para os Seus filhos. E uma igreja conhecerá a vontade de Deus através da doutrina, através do ensino. Só que para conhecer essa vontade, é preciso querer, é preciso ter vontade, ou seja, todo aquele que quer conhecer a vontade de Deus, precisa ter vontade para conhecer a vontade de Deus.
Inclusive, Paulo em 2Timóteo3.16-17 declara que
2Timóteo 3.16–17 RA
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.
E quando uma igreja se reúne, ela deve se reunir para unicamente fazer a vontade de Deus. E essa doutrina só pode ser conhecida por meio da doutrina vinda da Palavra de Deus.
Os apóstolos ensinavam aos novos conversos da mesma forma que Paulo aqui está ensinando Timóteo que era grego, mas que agora estava sendo ensinado da importância de conhecer a Escritura Sagrada.
João 17.17 RA
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
PARTE II - IGREJA QUE PERSEVERA NA COMUNHÃO
Agora, existe outra marca de uma igreja saudável. Como consequência dessa perseverança na doutrina, isso deve gerar um relacionamento entre as pessoas. Jesus no Evangelho de João 13.34-35
João 13.34–35 RA
Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.
Uma marca inconfundível daqueles que seguem a Jesus, e querem fazer a vontade de Deus, vão mostrar na sua vida e como tratam uns aos outros com amor.
Talvez muitos de nós não saibamos amar as pessoas por que não sabemos nos amar primeiramente. É por isso que Jesus ao falar sobre a forma que eles devem se amar, ele diz “assim como eu vos amei” ou seja, para aprendermos sobre como amar os nossos irmãos, devemos aprender com Jesus. E como Jesus seria a referência de amor? Por que o mesmo João lá em 1João4.8 diz
1João 4.8 RA
Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.
E Deus por ser amor, quando encarnou nessa terra na pessoa de Jesus Cristo, demonstrou amor através da sua vida.
PARTE III - IGREJA QUE PERSEVERA NO PARTIR DO PÃO
Esse demonstrar amor não se enquadra apenas nas palavras, ou no perdão concedido, mas no cuidado com as necessidades. Tiago ao tratar da vida da comunidade no 1º século, disse na sua epístola
Tiago 2.14–19 RA
Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem.
Isso significa que por mais que a gente diga que ama a Jesus, que acredita nele, isso não é suficiente. Possivelmente pela grande influência grega em nossa sociedade, se valoriza muito as questões argumentativas. Se valoriza muito teorias e quase sempre se ignora o resto.
Porém, a religião bíblica conecta diretamente e constantemente a teoria com a prática. É impossível desconectar dentro da crença a teoria com a prática, pois aquele que diz crer, deve viver de acordo com tal crença. Caso contrário, isso se mostra como um problema espiritual chamado tantas vezes por Jesus de hipocrisia.
Amar uma pessoa está ligado em cuidá-la, e isso significa que se caso for necessário, precisamos cuidar das suas necessidades mais básicas. Quantas vezes pensamos ser suficiente abrir a bíblia para alguém que está com fome, ou que não tem gás em casa, ou está com a luz atrasada pelo fato de estar desempregada?
História do Pr. Jonas em Maringá
PARTE IV - IGREJA QUE PERSEVERA NA ORAÇÃO
Agora, uma última marca de uma igreja saudável, é uma igreja que tem uma vida de oração, onde cada membro tem uma vida com Jesus.
João 14.13–14 RA
E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
E o que esse texto fala para você? O texto está nos dizendo que se pedirmos alguma coisa ao Pai, no nome de Jesus, isso será feito. Só que a única forma de pedirmos alguma coisa para Deus, para o Pai, é através da oração.
Você percebe que do início ao fim, desde fazer a vontade de Deus para ter união, até o fim, é preciso ter relacionamento com Deus?
Quando olhamos para a vida de Jesus, vemos que diversas vezes ele estava orando retirado dos discípulos. Próximo da sua crucificação, ele foi orar no Jardim do Gêtsemani.
Agora, se Jesus que, mesmo sendo Deus e ao mesmo tempo ser humano, sentia necessidade de orar, quanto mais nós.
CONCLUSÃO
Conta-se que certa vez Bruce estava na prisão desconsolado e desanimado por causa do peso da campanha que fizera para libertar seu povo. Meditava em deixar a luta quando foi atraído por uma aranha que procurava tecer uma teia; para fazer isto, tinha que estender um fio entre dois objetos num quarto, para base da teia. Em sua primeira tentativa caiu; mas voltou e outra vez lutou para cruzar o espaço entre os dois objetos e outra vez caiu. Prosseguiu, porém, lutando e caiu sete vezes; na oitava teve êxito e com o primeiro fio como base pôde construir sua teia com mais facilidade. Com este incidente, Bruce se animou de tal modo, que resolveu prosseguir avante, nunca deixar a campanha até que seu povo fosse liberto. Por fim ele venceu. – H.W. Beecher.
Eu acredito que aqui existam pessoas que nasceram nessa igreja e outras que vieram de outras comunidades de fé que não era adventista. Acredito também que você já deve ter se decepcionado por estar numa igreja que você talvez tenha pensado: “provavelmente essa igreja vai morrer daqui 1 ou 2 anos” e por isso, até pensou em desistir da caminhada de fé. Mas saiba: É possível sim, construirmos e vivermos numa igreja saudável, viva, onde nos sentimos amados, acolhidos, e onde se vive a vontade de Deus.
“A igreja não é perfeita, a igreja não é um clube da perfeição onde não há problemas. A igreja é feita de pessoas cheias de traumas e que precisam ser curadas todos os dias, por isso você estava lá também.” M.C.
Por isso, é que temos a Palavra de Deus: Para nos mostrar que tipo de igreja Deus quer construir nessa Terra, através de mim e de você. Só que para cumprirmos essa vontade de Deus, eu e você precisa perseverar. E assim como Bruce, por não desistir, por não abandonar o posto que ele foi chamado para ocupar, ele venceu, e você, se não desistir e permanecer firme para fazer parte da construção dessa igreja saudável, vai vencer também.
APELO
Related Media
See more
Related Sermons
See more