Faithlife Sermons

Cristo nos deu vida por isso não há mais condenação

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
ROMANOS 8. 1-4
1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
2 ​Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
3 ​Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado,
4 ​a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Oração
Cristo nos deu vida por isso não há mais condenação
Meus irmãos esses versos introduzem o capitulo 8 da carta de Paulo aos Romanos, onde ele vai descrever ação do Espirito Santo na vida de um Cristão, o capitulo 8 é um dos capítulos mais incríveis aqui da Carta de Romanos , por falar que não precisamos mais nos preocupar, por que agora estamos em Cristo Jesus e com isso não existe mais condenação aos seus Filhos.
Aqui nesses primeiros versos Paulo vai falar a verdade que estabelece a base de tudo que ele vai dizer em seguida, ou seja, que não há mais condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus.
Nesses Quatros versículos Paulo:
1. Faz uma Declaração: o fato de que não tem mais condenação - v.1
2. A Razão pela qual não há mais condenação v.2
3. A maneira de como o Espírito Santo nos livra do Pecado e da morte V. 3
4. Com que proposito Deus fez tudo isso. V.4
Meu Objetivo meu irmão é colocar para vocês o Evangelho de Jesus Cristo e todas as implicações praticas que esse evangelho traz, para que nós, nos alegremos no Senhor.
Vamos então para essa primeira Parte que Paulo trás para nós no verso 1.
1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus
1. Algo sobre essa Declaração:
· Ela é só para os filhos de Deus, ela só serve para os filhos.
Ela não é para os que estão no Mundo, por que o mundo vai ter sua condenação, há uma condenação Justa de Deus para o Mundo, mas para aqueles que estão em Cristo jesus, esses não há mais condenação.
· Quem são esses filhos? esses que estão em Cristo Jesus São aqueles mencionados por Paulo no.
o Cap. 1 e Cap 2: pecadores gentios entre judeus, que foram justificados pela fé em Cristo conforme o capítulo 3
o Que semelhante de Davi e de Abraão no Cap 4 que anda nas pisadas da fé que Abraão teve.
o E que receberam pela fé em Cristo Jesus o perdão dos pecados Cap 5
o São esses que são libertos do domínio da escravidão dos Pecados no Cap 6
o E que não estão mais no domínio da Lei Cap. 7
Ou seja
O que estão em Cristo Jesus, é um resumo de tudo que ele falou até agora, dês do Capítulo 1 até o capítulo 7. Isso é um privilégio que Cristo nos dá, não se preocupar com Condenação, porque Cristo nos deu vida, precisamos sempre lembrar disso que, Cristo nos deu a salvação. Então são esses os filhos de Deus.
A condenação aqui meus irmãos é o justo juízo de Deus contra o pecado e é algo que devemos temer se não estamos em Cristo Jesus, Deus que é o criador de todas as coisas, que é o juiz de todos os homens, que conhece todas as coisas, que é todo poderoso, ele tem todo o poder na para nos fazer infelizes no inferno por conta dos pecados, essa é a condenação que está sobre o Mundo, sobre aqueles que não são os filhos de Deus.
Então essa condenação não existe mais para aqueles que estão em Cristo Jesus, quem Está em Cristo Jesus, Deus não nos ver como pecadores condenados, mas sim pecadores Justificados por Cristo.
Essa é a melhor declaração, a melhor benção que uma pessoa pode querer aqui nesse Mundo, saber ou ir dormir sabendo que já não está sobre ele uma condenação do todo poderoso contra ele e que ele foi aceito pelo todo poderoso, que é filho de Deus e que nenhum mal, vai cair sobre ele. Note que Paulo ele começa esse versículo assim:
AGORA, POIS (1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.)
Quando ele traz essa palavra “AGORA“ está fazendo um contraste com um homem que estava condenado, Homem que é incapaz de cumprir a lei, estado do homem antes, MAS que agora ele está em Cristo, ele nos leva para Rm 7, por que no capitulo 7 está Falando desse homem que está condenado, que está de baixo dessa lei, se vendo incapaz de obedece-la, incapaz de fazer o bem que a lei determina.
Esse “POIS”, aponta pro verso 25 do capítulo 7, veja que no verso 24, aquele homem de baixo da lei, de baixo da condenação ele grita.
(Rm 7:24 [NVI])
Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?
Quem que vai me libertar dessa condenação que eu vivo? Me sentido culpado e levado a morte por conta dos meus pecados, quem me livrará, porque eu sei que não consigo me livrar dessa condenação, aí Paulo no verso 25 responde para ele.
Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor!
Agora, pois, por conta de Cristo, já não temos mais essa condenação. Porque Cristo nos deu a salvação por isso hoje podemos contemplar celebrar porque não temos mais nenhuma condenação, por estarmos em Cristo Jesus. Essa é a declaração que nós temos diante de nos, que é um resumo do evangelho e que são de fato s boas novas para pecadores como nós, no verso 2, o apostolo Paulo Explica porque não a mais condenação. Ele já tinha dito que é por conta de Cristo, mas agora ele explica mais um pouquinho.
2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.
Aqui Paulo vai trabalhar que existe duas leis, duas normas, ele traz como um princípio, uma regra.
· A lei do pecado e da morte
Deus ele estabelece que a alma que pecar, morrerá. O salario do Pecado é a morte, quem quebrar minha lei, será condenado a morte física, espiritual e eterna, sofrer eternamente. Paulo aqui fala sobre a lei do pecado, quando Deus fala no princípio com adão e Eva, que quem comer do fruto, morrerá, mas essa morte seria tanto no Espiritual, como também como a morte física. Essa é a lei do pecado e da morte. Essa é a regra, essa é lei que toda raça humana está sujeita, porque todos pecaram.
Romanos 3.23
pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,
Romanos 3.10
Como está escrito: "Não há nenhum justo, nem um sequer;
Essa seria a Lei do Pecado da Morte, ou seja, é uma norma, quem não está em Cristo Jesus, esta debaixo dessa lei.
· A lei do Espírito da vida (é outra lei que Deus estabeleceu, é uma outra norma, uma outra regra).
O que Deus determinou é que por conta de Cristo Jesus, o Espírito Santo aplica naqueles que são filhos de Deus, o mérito que Cristo fez na cruz, de modo que aquela pessoa tenha vida e por conta disso essa lei me livra da primeira lei, a lei da morte eterna, ou seja, Espírito santo aplicando os benefícios da morte Cristo fez, ele me liberta da morte.
LIBERTOU, Note que Paulo coloca isso no passado, livrou, libertou isso mostra dois passados (2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.)
1. o passado distante ( se refere ao que Cristo fez, a 2000 anos atras)
2. E no passado mais próximo, (quando o Espirito Santo ele aplica em nossa vida).
Para explicar melhor, a dois mil anos atras Jesus morreu por nós, Cristo levou sobre si todos os nossos pecados, todos até aquele que não cometemos ainda, e quando você se converteu, quando você entendeu o que Cristo fez por você, o Espirto Santo aplica em você aquilo que Cristo fez na Cruz, você nasceu de novo, você recebeu vida, você foi perdoado, você foi regenerado, justificado, feito filho de Deus e você agora está livre da lei do Pecado. Você foi libertado dela. Por causa dessa lei, a lei do Espírito da vida, por causa dela somos libertados e não temos mais condenação. Mas de que maneira o Espírito Santo nos livra do Pecado e da morte? ele vai explicar no verso 3
​Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma ( Fraca) pela carne (carne humana) , isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado,
Paulo aqui trás várias Verdades em um só versículo, mas primeiro Paulo vai trazer.
​Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne.
Paulo aqui trás que o que for impossível à lei, ou seja, o que era impossível para lei., o que é impossível a lei fazer, Deus fez, mas o que é impossível para lei? Liberta o pecador, da vida, a lei não salva. Pelo contrário a lei serve para nos mostrar o quanto somos pecadores, o quanto merecemos o inferno. Ele serve para nós mostrar o quanto somos ruins. Mas lembrando de que o problema não é a lei, porque a lei é boa a Lei é Espiritual, o problema sim, está em nós que somos carnais. A lei é perfeita e somos imperfeitos. Por isso que ele diz que o que era impossível para lei no que estava enferma, pela carne, a palavra “enferma” no original, significa, fraca, a lei estava enfraquecida por conta da carne, que carne é?É a carne humana. é impossível a lei salvar o pecador, então o que é impossível para lei Deus fez que foi mandando o seu Filho Jesus Ai vem a segunda parte, na continuação do verso
isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne ( na carne de Cristo) , o pecado,
esse foi o plano de Deus e o caminho de Deus, Paulo diz que Deus mandou o seu próprio Filho, não foi o filho de outro, mas foi o seu próprio filho, penso que Paulo queria passar, ele queria destacar o custo disso para Deus, para resolver o problema com a raça humana ele manda o seu filho, manda o seu próprio filho e esse Filho assumi essa natureza humana, Cristo ele era homem como nós, ele era um ser Humana como nos, ele participou da nossa natureza frágil, da nossa natureza limitada, ele tinha as necessidades que temos, ele precisava comer, precisava dormir. Deus o faz como um humano, mas é importante ver uma palavrinha no texto para entendermos.
A palavra SEMELHANTE, porque Cristo ele era parecido com a gente, ele tinha as necessidades que temos hoje, mas Cristo ele não era pecador, ele se assemelhava com a gente, mas ele era divino. Deus leva Cristo a cruz, onde ele condena a carne humana, onde os meus e os seus pecados são levados para cruz, e por isso, por essa maneira Cristo me liberta da lei do pecado e da morte. Em Cristo temos tudo para vencer o pecado, porque não somos mais dominados por ele, mas sim pelo Espírito Santo.
O ver 3 ele explica o verso dois, que explica também o verso primeiro, o versículo 4 diz o propósito de Deus, por que Deus fez tudo isso?
a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
O Preceito da lei, note que não é os preceitos, mas sim (o preceito da lei, a finalidade da lei, a demanda da lei). Paulo diz aqui que Deus fez tudo isso a fim de que essa demanda ela se cumprisse em nós, Qual é o preceito da lei? Por que Deus mandou a lei para raça humana? O que a lei expressa? A lei ela mostra o caráter de Deus, a justiça de Deus, santidade. A lei demanda que toda criatura obedeça à lei do Senhor se submeta a Deus. Quando os 10 mandamentos dizem o que dizem ele é uma expressão de quem Deus é, Ele é Santo, Deus ama a família, Deus ama a vida, Deus ama a verdade, Deus odeia a mentira, então os 10 mandamentos expressão o caráter Santo de Deus
Então o preceito da lei é que Deus deseja que sua criação seja como ele é, que faça aquilo que ele pede, que andam naquilo que o agrada. Mas como é possível isso? A resposta está no v.3, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho, meus irmãos não tem como eu e você cumprir a lei de Deus, não tem, mas Cristo como nosso representante ele cumpriu tudo, então ao cumprir em Jesus o preceito da lei, isso é transferido a nós pelo Espirito Santo, o Espirito Santo nos imputa a justiça de Cristo, coloca sobre nós os benefícios da morte dele, transfere para nós, para nossa conta, ele faz o pix, para nossa conta que estava no vermelho tudo aquilo que Cristo fez por nós.
Mas o que Cristo Fez na Cruz, só serve para aqueles que não anda mais pela Carne, mas anda pelo Espírito Santo. O que Fez na Cruz só serve para aqueles que andam pelo Espirito , quem anda no Espirito são aqueles que realmente reconheceram que foram perdoados dos seus pecados, que somos recebidos por Deus, justificado por Deus.
Esse é o resumo do evangelho que esta sobre nós, Não mais condenação para aquele que está em Cristo Jesus, eu queria terminar com algumas aplicações praticas hoje.
Aplicação ( Para Pensar)
O que isso tem a ver comigo? Pode parecer teologia, mas toda teologia tem uma finalidade pratica, Se você entendeu bem essa verdade, se você se apropriar dessa verdade como filho de Deus, olha só os efeitos que isso vai trazer.
1. A certeza da Salvação (existe uma alegria, maior que essa? você ter a certeza que você esta salvo, que não mais uma condenação, de apesar de você ser o que é, Deus não vai mais de tratar como um pecador condenado, mas como filho amado.
2. Você aprender a se perdoar ( tem muita gente que cai em pecado, pede perdão a Deus, mas carrega uma culpa , ela continua se condenando, e porque ela se condena ela começa também a condenar o resto das pessoas, essa pessoa não entendeu o evangelho, ela não entendeu o privilegio de ser perdoado de não ter mais culpa alguma)
1 João 1.9
Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os pecados e nos purificar de qualquer injustiça.
Mas ao mesmo tempo que você sabe que Deus te perdoou, que não existe mais condenação, isso não vai ser desculpa para você continuar pecando, mas isso vai uma forma que você vai ter para não pecar mais, por que você sabe qual foi o preço, que você sabe que Deus te livrou, por isso você vai querer fazer tudo, mais tudo que agradar a Deus
O crente verdadeiro ele fica agoniado quando ele peca, porque ele sabe que Deus odeia o pecado, então ele não quer mais fazer isso. A pergunta que quero fazer para o irmão nessa noite é
· Será que faço parte das pessoas que não estão condenadas?
Minha oração para você que não entregou a sua vida para Cristo, que você faça isso hoje, não deixe para amanhã, faça essa oração de entrega para o Senhor, e claro depois comente com o Pastor, pode mandar mensagem para mim também, para que possamos nos alegrar junto com você
Related Media
Related Sermons