NA LEI DO SENHOR

Textual  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Handout
Propósito: Mostrar a importância de conhecer a Lei de Deus e seu vigor nos tempos atuais. A Lei do SENHOR continua ativa, para a glória de Deus e para o bem de todos.
Passagem Principal: Esdras7:10
Esdras7:10
“Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do Senhor, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.”
INTRODUÇÃO
Em certa ocasião, um jovem estava prestes a iniciar um relacionamento com uma garota. O ponto de partida, era a beleza da jovem. Ele ficou tão encantando com ela que disse: “Não preciso nem a conhecer para saber que ela é maravilhosa. Estou completamente apaixonado por ela. O rapaz não se preocupou em saber a história daquela moça. O que ele tanto queria, era iniciar um relacionamento com ela. Ele dizia; “O meu coração está me dizendo que eu devo me relacionar com ela e por isso, tenho muito interesse em conhecê-la. ” O rapaz cheio de esperança em ficar com aquela moça, não teve limites e tentou conquistá-la. Algumas pessoas o alertaram dizendo que aquela jovem que mexeu com o coração do rapaz, era casada. O rapaz, não deu ouvidos, pois não havia aliança no dedo dela. Ele se aproximou dela demonstrando sua paixão e seu interesse. Ela então disse: “Eu sou casada! E amo o meu marido. Hoje esqueci de pegar a minha aliança. ” O jovem rapaz, ficou decepcionado porque não deu ouvidos aos seus amigos. Ele apenas pensou em sua felicidade com a moça, mas não buscou ser racional deixando-se levar pelo seu coração. ” Muitas vezes, você e eu agimos assim em algum momento. Hoje, Deus está te dizendo que andar conforme o seu coração, você pode ter sérios problemas e grandes frustações.
PARTE I - UM CORAÇÃO GUIADO PELO EGO
‌Todos aqueles que tomam decisões precipitadas, na maioria das vezes, o resultado não é muito agradável. Aqueles que são motivados a tomarem as principais decisões, guiados pelso seu sentimentos, em muitos casos o resultado não é nada favorável. Só existe uma forma de não errar e ter sérias consequências talvez irreversíeveis, a única forma de ter sucesso na hora de tomar decisões é buscar saber a vontade de Deus. VocÊ sabe qual é a a vontade de Deus para você beste momento?
Deus já sabia que o homem poderia tomar decisões que não eram do agrado do SENHOR, e que poderiam causar um grande ‘estrago’ na vida no mesmo. Por isso, Deus deixou bem claro em Sua Palavra. Jeremias 17.9 diz: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”
O homem por sua natureza não sabe como lidar com as coisas espirituais. Os desejos do coração humano são corruptos e fora dos planos de Deus. E por isso, Deus fez questão de deixar claro na Bíblia as decisões humanas, sem Deus, irão fracassar. O SENHOR deseja que você tenha uma vida de paz e sem sofrimentos por causa das más escolhas humanas. O que você está esperando para deixar Deus guiar a sua vida? Jesus está animado para te mostrar por onde você deve andar. Não perca tempo! Tome hoje a decisão de ser guiado por Ele e não por seus desejos.
O texto bíblico diz que Esdras dispôs seu coração para buscar a Lei do SENHOR. Existem alguns sinônimos para a palavra disposto; no dicionário em português essa palavra é traduzida como ‘orientado’ ou ‘preparado’. O primeiro ponto que eu quero ver com você é: Esdras foi orientado a se decidir em buscar a Lei do SENHOR. Ou seja, ele foi orientado a observar, obedecer a a Lei de Deus. Existem vários métodos de orientar uma pessoa. E a principal forma, o melhor e principal método é com o manual que Deus nos dá; a Bíblia. Esdras foi orientado por alguém com a base da Palavra de Deus. Hoje, Jesus está te convidando para ser orientado por Ele através de Sua Palavra. O que você está esperando para deixar Jesus te dar as melhores orientações para a sua vida?
O segundo ponto é; Esdras estava preparado, disposto a praticar o que o SENHOR Deus lhe pedisse. Ele conhecia as orientações de Deus, e não somente isso, ele praticava. Deus está sempre ao seu lado para lhe apoiar e direcionar à decisão correta. E ainda que você erre, Ele estará ali disposto a te ajudar. Você já viu uma criança que está aprendendo a pilotar uma bicicleta? Ao lado está o seu pai, leh dando todo o suporte e disposto a levantá-lo se em algum momento o garotinho cair. E sem temer, o garoto começa a dar as primeiras pedaladas de sua vida, confiante de que o seu pai está ali para lhe apoiar. Talvez você está fazendo como este garoto que está aprendendo a pilotar sua bicicleta. Saiba que você pode cair e se machucar seriamente. O que Deus quer fazer em sua vida é te segurar para que você não caia em situações tensas.
PARTE II - O PREPARO PARA UMA NOVA VIDA
Todos os dias, muitas pessoas são convidadas a conhecerem Jesus e O aceitarem como o Su Salvador pessoal. E o argumento na maioria das vezes é: “Eu não estou preparado”, “Quando eu estiver preparado, tomarei a decisão de aceitar Cristo.” Por natureza, nós seres humanos não estamos preparados para aceitar o chamado de Deus. O pecado causou separação de Deus entre a raça humana. Em Isaías59:1-3 diz:” Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” Os nossos pecados causam duas coisas em nós, isso ocorre quando o ser humano ainda é um pequeno feto, já está afetado pelo vírus do pecado; nascemos separados de Deus e a natureza pecaminosa, no impossibilita contemplarmos o Nosso Criador. Meus queridos amigos, eu vos digo que vocês não poderão deixar as vossas vidas 100% perfeitas. Sinto informar, mas você e eu não podemos fazer absolutamente nada para mudar as nossas vidas. Não podemos transformar nossas vidas com um simples passe de mágica ou com terapias. A única forma de mudar de vida, é se entregando sem reservas para Jesus. O que vocÊ está esperando para entregar a sua vida a Deus? Não espere as coisas tomarem um novo rumo. Isso não vai acontecer! A tendência é piorar cada vez mais. Dê esse passo. Pois a sua chance é hoje.
PARTE III - ENSINANDO A AMAR
‌Um outro detalhe muito interessante, é que Esdras além de se dispor, se preparar, ele também ensinou. Quando você recebe um presente, algo que você sempre sonhou em conquistar, mas por alguns motivos pessoais, ou por falta de grana, você nunca conseguiu. E de repente você ganha de alguém sem custo nenhum para você. A primeira coisa que você pensa em fazer é contar para quem você considera o seu melhor amigo ou melhor amiga. Você quer mostrar para todos que são próximos de você este belo e tão sonhado presente, não é mesmo? Que maravilha é ganhar algo que tanto sonhamos em conquistar. O que Esdras fez foi exatamente a mesma coisa que você faria se tivesse recebido de alguém esse presente tão esperado. Ele ensinou o povo em Israel. Quando você conhece a Jesus verdadeiramente, você quer mostrar para todos. Quem se aproximar de você, é recebido com palavras de amor e transformação que são reflexo do seu relacionamento com Cristo por meio de Sua Palavra. Deus está te convidando para conhecer mais a respeito dEle. E quando você conhecer o que Ele tem preparado para os Seus filhos, você não vai ficar de boca fechada. Aprenda mais sobre Jesus. Estude a Bíblia com alguém o quanto antes. Pois esse Deus que está falando com você neste momento através de Sua Palavra, prometeu voltar em breve para dar fim no pecado nesta vida de tanto sofrimento. Quer você ser ensinado por Jesus e ensinar sobre Ele para quem você tanto ama?
CONCLUSÃO
Certa vez, uma jovem universitária, em busca de oportunidade de emprego, recebeu um convite para trabalhar em uma empresa que poderia mudar a sua vida financeira. Tudo que havia de melhor nesta empresta, foi proposto para essa jovem. Através desta oportunidade, sua vida e de sua família, mudariam totalmente. Então, foi-lhe dado uma semana para pensar; aceitar, ou recusar o belo convite empresarial que mudaria a história e a carreira ed sua vida. O tempo foi passando, e a moça não tomava a decisão. Ela teve medo de assumir grandes responsabilidades e não dar conta do trabalho. Criou grandes coisas em sua mente que não existiam e não faziam parte da realidade da empresa. Ela deixou o medo tomar conta de sua vida. A semana se passou, o prazo, acabou. A jovem tomou a decisão de aparecer na empresa para dizer que aceitaria a proposta. Mas infelizmente, o coordenador já havia contratado uma outra pessoa. A jovem apenas lamentou e oerguntou para ela mesma; “Por que eu não aceitei antes? Agora, é tarde demais!”
APELO
Talvez hoje eu etesja falando para pessoas que estão desanimadas. Que por algum motivo, estão perdendo o prazer de viver. Pode ser que você esteja tão aflito ou aflita, que não sabe o que fazer após sair daqui. A sua vida pode estar sem rumo porque você teve alguma decepção, ou está enfrentando algum problema de saúde, ou alguma decepção porque alguém lhe fez mal. Querido amigo, amiga querida, não faça como fez a jovem universitária. Não espere o prazo acabar para tomar a decisão que vai mudar a sua vida para sempre. Tome a decisão de aceitar ser orientado por Jesus hoje. Ele te convida para andar em Sua Lei e receber a proteção exclusiva de Deus. Hoje o SENHOR te convida para entregar o teu coração a Ele deixá-Lo ser o Seu instrutor. E por fim, Cristo hoje te chama para se preparar para o Retorno que Ele fará em breve. Se você aceita esse maravilhoso convite que vai mudar a sua vida para sempre, após a mensagem musical, se coloque em pé, e eu vou orar com você para firmarmos esse chamado de Jesus.