ORIGEM DO MAL

Textual  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view

Levar as pessoas à compreensão do Grande Conflito e mostrar que a vida sem Deus, ainda que tenha grandes conquistas, não é uma vida completa. Sempre será uma vida vazia.

Notes
Transcript
Handout
Propósito: Levar as pessoas ao entendimento de que houve uma guerra no Céu entre um anjo perfeito criado por Deus, ocasionando grande destruição no planeta terra.
Passagem principal: Ezequiel 28:14, 15, 17
Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.
INTRODUÇÃO
Certo dia, dois homens estavam conversando enquanto voltavam da sorveteria. Um peerguntou para o outro “Por que será que existe o mal? Por que o mal sempre vence o bem?” O outro respondeu; “ Eu sempre vi isso nos filmes, desenhos animados e novelas, mas nunca descobri o porquê.” Então chegaram a conclusão que talvez existe resposta. Então, um deles disse; “Na mídia parece haver algo supremo ou muito poderoso que consegue dar poder para vencer o mal. Bom, de certa forma, o bem nos faz bem.”
Muitas pessoas indagam o surgimento do mal e sua verdadeira origem, mas não conseguem chegar a conclusão de sua causa. Não sabem que existe explicação para estas questões. As respostas para a existêcia do mal está nas Escrituras Sagradas. A Bíblia apresenta alguns detalhes desta grande batalha entre Miguel e Seus anjos, revela o verdadeiro sentido.
PARTE I - A revolta num coração puro
Você já notou que toda revolta, ou contenda, gera problema e muitas vezes, consequências irreversíveis? Como pôde um anjio, querubim que estava sempre na presença de um Deus Santo, grande em amor em Sua essência, deixar-se conduzir pela ira e revolta?
A resposta é “escolha”. Lúcifer era livre para escolher o que fazer e como fazer adoração para Deus. Ele era livre para escolher amar e obedecer a Deus. Entretanto, Lúcifer fez uma escolha um tanto quanto orgulhosa. Ele pensou somente nele e em sua fama. Não pensou no que Deus havia feito por ele e foi ingrato ao amor do Criador.
O texto de Ezequiel 28:14 ao 17, diz que ele era perfeito e seus caminhos eram também corretos. Não havia motivos para ele questionar o governo de Deus. E ainda que houvesse, ele sabia que Deus era e é amor e sempre fez tudo pelo bem de Suas criaturas. O ser humano foi criado a imagem e semelhança de Deus. Diz Gênesis 1:26 a 28. Deus é amor e você foi criado para amá-Lo e ser amado por Ele. Deus te ama tanto, que ainda que você se revolte como Lúcifer e por um determinado momento, esteja longe dEle, Ele vai estar disposto a ter amar. Você já pensou em receber o amor de Deus?
Você já pensou em amar alguém? Pense o quanto é bom quando um homem e uma mulher se conhecem. Fazem amizade, começam a conversar mais e cada vez estão mais próximos. Estão tão próximos, que resolvem sair juntos para conversarem sobre diversos assuntos, e tomam o melhor sorvete, tomam o melhor açaí, fazem as melhores coisas juntos. E depois de um alguns meses, eles resolvem iniciar um relacionamento e passam a namorar, e ficam tão próximos que compartilham dos problemas e também das dificuldades que vivem em diversas áreas. Então, eles perceberm que está surgindo algo que vai além de uma simples paixão. Surge então o desejo de amar. E por fim, se amam cada vez mais, e mesmo com problemas e dificuldades, esse amor aumenta. E já se casam! Resolvem estar juntos em um casamento. Se amam tanto, que não querem ficar mais longe um do outro. Deus te ama tanto, que Ele quer estar perto de você. Ele quer se relacionar com você. Não como um casal, mas como o Teu Criador. Como o Deus que te ama mesmo que você ainda não o conheça suficiente para amá-Lo. Você deseja ser amado por Deus?
Lúcifer rejeitou o amor de Deus. Ele não aceitou ser amado por Deus e preferiu viver sem Ele. Achou em seu coração iniquidade e a venda do seu engano tomou conta de boa parte do Céu. Além de ele rejeitar ser amado por Deus e não respeitar Sua forma de amar, ele contaminou parte do Céu com mentiras que colocavam o caráter de Deus em jogo. Não seja você como Lúcifer. Não deixe o orgulho do teu coração te dominar e estragar os planos que Deus tem para a sua vida.
Os dois jovens que eram apenas amigos, tomaram a decisão de se casar porque descobriram que se amavam tanto e se conheciam tanto, que não mais queriam estar longe um do outro. Você precisa descobrir o amor de Deus. Saiba que Ele está te esperando tomar a decisão de conhecê-Lo com mais detalhes. Sabe como você póde conhecer mais o Criador? Estudando a Sua Palavra; a Bíblia Sagrada. Deus é a Palavra. Jesus está te convidando para conhecê-Lo através do estudo da Palavra. Ele te oferece uma vida que ninguém ou coisa alguma pode ter oferecer. Ele oferece a vida Eterna. O que te impede de tomar a decisão de conhecer Jesus e caminhar com Ele?
Outro detalhe do texto é que elevou-se por causa da sua formosura e se rebelou contra Deus. Lúcifer pensou que sua formosura, poderia ser maior que o amor de Deus e assim, tomar o lugar do governo do Criador. Isso foi um detalhe para afastá-lo de Deus. E você? O que te afasta de Deus? Talvez pode ser a sua beleza, o seu dinheiro, a sua casa, o teu emprego, que por sinal, te faz trabalhar muito pra ganhar mais e mais e não te completa. Talvez é o teu carro, ou até mesmo, alguém que está te afastando de Jesus. O que te afasta de Deus hoje? Deus está te dizendo que você não deve deixar nada te afastar dEle.
PARTE II - GRAÇA E JUSTIÇA
Mas o que será essa roupa? Será que é uma roupa física? Se é, quanto será que custa? Onde eu posso comprar essa roupa? Para começo de conversa precisamos entender que não se trata de algo físico.
As vestes para participarmos da maior de todas as festas que um dirá ocorrerá no céu e que só terá a presença dos salvos em Cristo, é a graça e a justiça de dEle. Ou seja, além de não ser algo físico, é algo que não custa nada, sabe por que? Porque a justiça e a graça de Jesus é aquilo que Jesus fez por nós na cruz do Calvário, Ele se doou, Ele se entregou e não há nada que você possa fazer para ser salvo. Isso não é maravilhoso?
Isso é uma bênção sim, mas vocês acreditam que por essas razões apresentadas muitas pessoas tem dificuldades de aceitar a graça de Jesus? Dificuldade porque simplesmente é de graça e nada que façamos pode nos auxiliar para sermos salvos por Ele.
Quer um exemplo (contar a história da mulher que comprou um vestido por R$ 30,00)
Tudo que é de graça nós não damos valor, infelizmente em nossa cultura achamos que as coisas gratuitas não prestam e quando dizemos para as pessoas que para serem salvas é necessário somente aceitar as vestes/graça de Jesus, elas tem enorme dificuldade de compreender isso. Mas como de graça, eu não tem que realizar alguma obra? Por isso que no mundo religioso você encontra pessoas subindo escadas de joelho, pagando promessas carregando cruzes por aí. Entenda, tudo que você faça diante de Deus para ser salvo, é como trapo de imundícia, não vale nada, porque Jesus já fez tudo na cruz, Ele pagou o alto preço, Ele deu a Sua própria vida por todos nós.
PARTE III - TRAPO DE IMUNDÍCIA
Veja o que aconteceu no Éden, quando Adão e Eva pecaram, desobedeceram a Deus e descobriram que estavam nus, eles resolveram cobrir a sua nudez com folhas de figueira, você lembra? Pois bem, me responda aí, quanto tempo duraria aquela roupa? Imagine se um dia você acordasse e resolvesse fazer uma roupa com folhas de jornal. Imagine que você criasse coragem e saísse pelas ruas usando uma roupa feita com folhas de jornal? Pergunto? Quanto tempo duraria a sua roupa? Talvez o tempo da primeira chuva que caísse.
Deus olhou aquela situação dos dois (Adão e Eva), os chamou e resolver dar-lhes uma lição. A Bíblia diz que Deus fez roupas de peles (Gn. 3: 21), a Bíblia não me diz que animal foi morto para ceder a sua pele para a roupa, mas eu posso crer a luz da Bíblia que provavelmente era um cordeiro, e por quê? Porque quando João Batista viu Jesus às margens do rio Jordão para ser batizado, João Batista profetizou aquilo que um dia aconteceu no Éden, “eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.
Ou seja, no Éden, até aquele momento não havia morte, nenhum animal havia morrido até então, portanto Deus queria dar uma lição ao homem e a mulher, mostrar a eles duas coisas: 1) Que o salário do pecado é a morte, eles deveriam morrer, mas alguém naquele momento morreria no lugar deles. Porém, eles mesmo vivendo ainda nesse mundo agora manchado pelo pecado, experimentariam as consequências do seu erro; que era a dor, o sofrimento, a doença, a velhice e principalmente a morte. 2) A segunda lição era que para a solução daquele problema, um dia Deus enviaria um Messias e Ele seria morto em sacrifício pelos nossos pecados, nos dando então a certeza da vida eterna.
O que seria necessário então para obtermos a vida eterna? Vestirmos a roupas, ou as vestes do Cordeiro, e o que representa isto? Você já viu, as vestes do Cordeiro é a graça e a justiça de Jesus conquista um dia na cruz para você.
Não haverá ninguém que participará da festa das Bodas do Cordeiro, ou seja, não haverá ninguém que será um dia verdadeiramente salvo, que não esteja usando essa roupa e o que eu tenho que fazer? A resposta é simples, aceitar; somente aceitar.
CONCLUSÃO
Talvez hoje eu esteja pregando para alguém que está ouvindo essa promessa pela 1ª vez, ou talvez eu esteja pregando para você que constantemente tem rejeitado as vestes de Jesus. Outros dizem assim: - Pastor, eu vou aceitar, mas não agora, eu preciso mudar algumas coisas em minha vida, quando isso acontecer aí eu me entrego a Jesus. Para esses eu gostaria de dizer o seguinte, preste atenção: - O seu raciocínio está equivocado, sabe por quê? Porque não é você que muda nada em você, se você quer mesmo uma nova vida, o correto é que venha a Jesus e aceite a Sua graça e a sua justiça e só após isso, o milagre começará a ocorrer, pois não é você que muda por suas próprias forças, mas é Jesus que muda.
Você tem o desejo de se preparar para a volta de Jesus, ou melhor, você tem o desejo de aceitar as vestes do Cordeiro em sua vida para que um dia você esteja na maior de todas as festas que ocorrerá no céu? Se esse é o seu desejo, eu te convido para que você se levante agora e venha até aqui, pois eu quero orar por você.
APELO