A IGREJA VERDADEIRA

Temático  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view

Entender que a Bíblia mostra que Deus tem uma igreja e que as características dessa igreja estão descritas na Bíblia.

Notes
Transcript
Handout
Propósito: Entender que a Bíblia mostra que Deus tem uma igreja e que as características dessa igreja estão descritas na Bíblia.
Passagem principal: Apocalipse 14.12
Apocalipse 14.12
Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
INTRODUÇÃO
Quando analisamos o contexto do cenário religioso cristão mundial com a Bíblia encontramos uma grande incongruência. Pois, a Palavra de Deus afirma no Apocalise 12 que Deus tem uma igreja, um só povo. Porém, quando vamos lá fora, percebemos que no mundo cristão há dezenas de milhares de igrejas, com nomes, doutrinas e ensinamentos completamente diferentes umas das outras. E a pergunta agora diante dessa constatação seria: Por quê?
Será exatamente isso que tentaremos responder por meio dessa mensagem e para tanto utilizaremos muitos textos bíblicos. Aliás, você está com a sua Bíblia em mãos agora? Se estiver, prepare-se para fazer uma belíssima viagem ao conhecimento da Sagrada Escritura e se você não tem ou não trouxe uma Bíblia hoje, sente-se ao lado de quem tem e partilhe da leitura.
PARTE I - A CERCA DE DEUS
Convido você a abrir sua Bíblia no texto de Mateus 21. 33-41
Mateus 21.33–41 (RA)
Atentai noutra parábola. Havia um homem, dono de casa, que plantou uma vinha. Cercou-a de uma sebe, construiu nela um lagar, edificou-lhe uma torre e arrendou-a a uns lavradores. Depois, se ausentou do país. Ao tempo da colheita, enviou os seus servos aos lavradores, para receber os frutos que lhe tocavam. E os lavradores, agarrando os servos, espancaram a um, mataram a outro e a outro apedrejaram. Enviou ainda outros servos em maior número; e trataram-nos da mesma sorte. E, por último, enviou-lhes o seu próprio filho, dizendo: A meu filho respeitarão. Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; ora, vamos, matemo-lo e apoderemo-nos da sua herança. E, agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e o mataram. Quando, pois, vier o senhor da vinha, que fará àqueles lavradores? Responderam-lhe: Fará perecer horrivelmente a estes malvados e arrendará a vinha a outros lavradores que lhe remetam os frutos nos seus devidos tempos.
Jesus tinha um método todo especial e peculiar de ensinar as pessoas, costumo dizer que Ele foi e é o maior professor que já passou nesse mundo. Seu método era por meio de parábolas. O que eram parábolas? Parábolas eram histórias simples do cotidiano das pessoas do Seu tempo. Por meio das parábolas Jesus atingia com a mensagem crianças, jovens, adultos e pessoas idosas. Nas parábolas os iletrados entendiam os ensinos e os as pessoas mais cultas também. ou seja, todos compreendiam por meio de parábolas.
Leiamos o texto de Mateus.
Quando Jesus mencionou uma vinha cercada por uma sebe, o povo que ouviu Jesus compreendeu o que Ele queria dizer, eles identificaram que a parábola falava deles e como eles identificaram isso? Porque o povo de Israel conhecia a profecia de Isaías que falava de uma vinha cercada por uma sebe e Jesus em sua parábola estava somente mencionando uma profecia predita por Isaías, 600 anos antes de Jesus ter nascido.
E onde está essa profecia pastor? Abra a sua Bíblia em Isaías 5: 1, 2, 5, 7: “Porque a vinha do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta dileta do Senhor; este desejou que exercessem juízo, e eis aí quebrantamento da lei; justiça, e eis aí clamor.”
Como te disse, quando o povo ouviu Jesus falar sobre a vinha cercada, por causa da profecia de Isaías, eles entenderam que a vinha era o povo de Israel. E se a vinha representava o povo de Israel naqueles tempos, eu digo que hoje o Israel espiritualmente falando é a igreja de Deus hoje.
Se a vinha hoje é a igreja de Deus, o povo de Deus, então o que seria a sebe, ou cerca viva? A princípio direi a vocês que a cerca que está cercando a igreja de Deus é a Lei de Deus. Mas por que é a Lei de Deus pastor? Eu vou mostrar biblicamente isso que estou afirmando, mas antes precisamos entender quais são as duas características que uma cerca tem.
Uma cerca normalmente é usada para delimitar o terreno do dono da propriedade, ou seja, quem estiver dentro da cerca está dentro da propriedade e quem está do lado de fora da cerca, está fora da propriedade.
Outra utilidade da cerca é trazer paz e segurança para quem estiver dentro da propriedade cercada. Outro ponto a destacar é que se a igreja é uma instituição meramente espiritual e se ela está cercada, então a cerca também é algo meramente espiritual também. Será que eu encontro essas características de uma cerca também na Lei de Deus na Bíblia? Leiamos:
Romanos 7.12
Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom.
Romanos 7.14
Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado.
Vejam a Bíblia confirma que a Lei de Deus é espiritual, confirmando uma característica da cerca. Abra a Bíblia agora no Salmo.
Salmo 119.165
Grande paz têm os que amam a tua lei; para eles não há tropeço.
A Bíblia nos mostra que a Lei de Deus tem a função de nos trazer paz e segurança. Mas, se algo nos dá segurança, o que nos dá segurança, nos segura contra algo ou alguma coisa e o que seria então? Abra agora a sua Bíblia em:
1João 3.4
Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.
Vocês entenderam o que a Bíblia quis dizer aqui? A Bíblia afirma que quando pecamos estamos rompendo a Lei, ou seja, rompendo a cerca que cerca a igreja de Deus. Quando pecamos, abrimos um buraco na cerca e nesse momento não há mais diferença entre a propriedade de Deus e aquilo que pertence a inimiga de Deus. No mundo encontramos vários ditados populares, sendo que muitos não fazem sentido (ex. A voz do povo é a voz de Deus), enquanto outros até corroboram com o que a Bíblia diz. No mundo dizem que quando alguém adultera que aquela pessoa adúltera "pulou a cerca". Olha, pulou a cerca e é essa a definição que encontramos para pecado, não é verdade? Pois, aquele que adultera, está rompendo a Lei de Deus no 7º mandamento, ou seja, aquele que adultera está pulando a cerca de Deus.
PARTE II - A LEI - JESUS X SATANÁS
Se já ficou claro para vocês que a cerca é a Lei de Deus, então precisamos compreender um outro detalhe muito importante. Como Jesus tratava a Lei e qual é a posição do diabo em relação a Lei?
Abra a sua Bíblia em:
Mateus 5.17–18 (RA)
Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.
Perceberam que Jesus afirma que Ele não veio quebrar a cerca, ele não veio romper a cerca. Jesus veio cumprir a lei e isso é óbvio, pois Jesus nunca conheceu pecado e se pecado é transgressão da cerca, Jesus nunca rompeu essa cerca. Mas, e no caso de satanás, será que ocorre a mesma coisa? Leiamos:
Daniel 7.25
Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei; e os santos lhe serão entregues nas mãos, por um tempo, dois tempos e metade de um tempo.
Nesse texto encontramos o diabo fazendo 3 coisas nesse mundo, o que seriam? 1) O diabo estaria proferindo Palavras contra o Altíssimo, 2) Estaria perseguindo os santos do Altíssimo e 3) Cuidaria em mudar os tempos e a Lei de Deus.
Fica claro para vocês que enquanto Jesus veio cumprir a Lei, o diabo está nesse mundo com o objetivo de mudar os tempos e a Lei? Mas, como ele conseguiu mudar? Para sabermos, precisamos ir à Lei e a Lei de Deus está em Êxodo 20. Abram em e leiamos:
Êxodo 20.3–17
Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou. Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá. Não matarás. Não adulterarás. Não furtarás. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.
Está óbvio que o diabo conseguiu mudar a Lei de Deus em dois pontos, em dois mandamentos. Pois, ao analisarmos o mundo religioso cristão percebemos que uma parte do cristianismo faz e adora esculturas de imagens. Então, o diabo rompeu a Lei de Deus no 2º mandamento, mas a Lei de Deus também foi alterada em outra parte e foi no 4º mandamento. Pois, o 4º mandamento diz que nós devemos guardar o sábado, mas 99% dos cristãos guardam o domingo.
Contar a história da viagem de trem.
Parte III - A MATEMÁTICA DE DEUS
Partindo dessa lógica a Bíblia nos diz que Deus tem a sua matemática própria e a matemática de divina é completamente diferente daquilo que conhecemos como aritmética. Na aritmética sempre aprendemos que 10 menos 1 é igual a nove, correto? Porém, na matemática de Deus 10 menos 1 não é igual a nove, é igual a zero. Vejamos, abra sua Bíblia em Tiago 2:10.
Tiago 2.10
Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.
Vocês perceberam o que Tiago escreve em sua carta aqui? Ele afirma que para Deus, o serhumano deve guardar todos os 10 mandamentos, a quebra de apenas um dos dez é como se o indivíduo estivesse quebrando todos os mandamentos. Talvez você diga agora, pastor isso não é justo, porque são dez mandamentos e se eu deixo de cumprir 1 e obedeço os outros 9, então é como se eu estivesse desobedecendo todos? Isso é muito injusto. Eu normalmente dou um conselho para aqueles que pensam assim, briguem com Deus então.
A Bíblia está dizendo literalmente aqui que aquele que peca e rompe só um dos lados da cerca de Deus, está simplesmente desturindo toda a cerca.
CONCLUSÃO
Bem, no início do sermão eu afirmei que a igreja de Deus tem uma digital que nos dá acapacidade de identificá-la, correto? Pois bem, estarei agora mostrando para vocês a identidade dessa igreja.
Se você pega uma identidade, ou RG, você perceberá que um RG tem alguns fatores de segurança que tentam impedir que haja fraude. Como assim pastor? POr exemplo, você pega um RG e você sabe que todo RG tem por exemplo a foto do dono do RG, a gente pega o documento, olha a foto e compara com o dono do RG. Mas só esse fator é digno de confiança para compreendermos que aquele documento é realmente daquela pessoa? Não!!! Sabemos que uma foto pode ser adulterada. Porém, há um outro fator que se confrontado é impossível de ser falsificado. E o que seria? Seria a digital do indivíduo.
Há 8 bilhões de pessoas no mundo hoje e por mais parecida que uma pessoa possa ser de um outra pessoa, não há nesse cenário nenhuma pessoa igual a outra.
A igreja de Deus também tem um RG e nesse RG encontramos a foto e digital da igreja. Onde estão esses fatores então? Abra a Bíblia em Apocalipse 14:12 “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.”
Vocês perceberam que encontramos aqui a foto e a digital da igreja de Deus? A foto de Deus todas as igrejas tem, independente se é ou não. Pois, se analisarmos o mundo religioso todas as igrejas dizem que tem a fé em Jesus, mas obedecer a Lei de Deus, apenas uma faz isso de forma integral.
Eu quero deixar claro que não estou afirmando que no céu haverá uma placa de igreja. Mas, no céu haverá um povo que na terra tentou ser fiel a Deus diante daquilo que sabiam e conheciam.
APELO