Introdução a Apologética

Apologética  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript

Palavras Iniciais

Livro base: “Apologética Pure e Simples” (Como levar os que buscam e os que duvidam a encontrar a fé)- Alister McGrath. (Mere Apologetics)
Livros Adicionais:
Apologética Cristã no século XXI (Ciência e arte com integridade) - Alister McGrath.
Cristo no Campus: explicando a razão da nossa fé - Valberth Veras
A apologética é uma temática muito importante. A apologética tem haver com a defesa da nossa fé.
Enquantos jovens, todos vocês vão passar por situações em que serão questionados acerca da sua fé, acerda de Deus, acerca da Bíblia.
O ambiente universitário, em especial, é um ambiente muito propícios ao questinamento da fé cristã, dos valores conservadores em prol de um racionalismo moderno. No ambiente universário, o jovem certamento encontrará diversos desafios a sua fé Cristã. Infelizmente muitos se perdem neste tipo de ambiente e abandonam a Cristo.
A ideia da série sobre apologética é capacitar os jovens desta mocidade para estarem cientes e preparados para responder a necessidade da defera e proclamação da nossa fé em Deus.
Enquanto Crentes, todos nós temos a responsabilidade de fazer discípulos de todas as nações.
Mateus 28.18–20 BEARA
Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
A grande comisão dá a cada cristão o privilégio e a responsabilidade de pregar as boas novas até o fim dos tempos: “Vá e faça discípulos de todas as nações”.
Todo crente hoje está ligado através de uma cadeia de eventos históricos a grande comissão que culmina com o bastão da responsabilidade sendo passado para nós enquanto os crentes da nossa geração.
Se por um lado, porém, é gratificante saber qual o nosso papel, por outro lado isso pode se revelar como algo muito desafiador.
Um dos grandes temas da bíblia é que Deus sempre capacida o seu servo. A Grande Comissão além do mandamento, contém também uma promessa: Mt 28:20 “ E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”
Qual é então a importância da apologética?
O fato de sabermos e confiarmos que Deus nos capacita na execução desse mandamento, não resolve as muitas questões que precisamos lidar a medida que proclamamos o evangelho.
A realidade de Deus e o evangelho sempre excede a nossa habilidade de expressá-lo
Algumas perguntas:
Como podemos então, responder de maneira efetiva as perguntas que a nossa sociedade que está inserido em uma cultura faz sobre Deus?
Como os cristãos podem explicar a sua fé de forma que faça sentido para pessoas de fora?
Como podemos comunicar as verdades do evangelho de Cristo para a nossa sociedade?
Essas são algumas perguntas que a Apologética busca responder. Mas antes precisamos definir o que é Apologética.

O que é Apologética

O termo Apologética tem haver com a ideia de defesa. Alguns teólogos não gostam muito desse termo. No inglês, o termo pode ser confundido com “apology” que significa pedir desculpas. Mas não é o caso.
A palavra grega que dá origem ao termo - apologia - é uma “defesa” formal de uma opinião ou conduta. Esse termo “apologia” é encontrado em 1Pedro 3:15
1Pedro 3.15 (BEARA)
antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder [apologia] a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós,
É um tempo importante e que normalmente é usado como a base bíblica para a importância da Apologética.
Contexto: A primeira carta de Pedro é endereçada aos crentes da Ásia menor, Pedro oferece consolo e conforto ao risco de perseguição. Neste versículo, Pedro encoraga eles a estarem preparados a responder [apologia] a qualquer um que estiver perseguindo-o.
Ou seja, no lugar de fujir ou simplesmente aceitar tudo passivo, a orientação de pedro é que eles estejam preparados para pregar o evangelho e defender a sua fé!

Alguns exemplos bíblicos

Os crentes do primeiro século receberam esse conselho com seriedade. No novo testamento podemos encontrar diversas passagens onde o evangelho é explicado, apreciado e defendido para uma variedade de audiências.
O Sermão de Pedro no dia de Pentecoste [Atos 2]: Argumenta que Jesus de Nazaré é a culminação das esperanças de Israel.
O sermão de Paulo ao atenienses [Atos 17] argumenta que Jesus de nazaré é a culminação da longa busca humana por esperança

Como essa defesa deve ser feita?

1Pedro 3.16 BEARA
fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo,
A defesa da fé, de acordo com Pedro, deveria ser feita com mansidão, temor e boa consciência.
A apologética não deve ser simplesmente um meio intelectual para que você pode criticar outras pessoas ou simplesmente apontar seus erros. Não é o objetivo aqui entrar em discussões inúteis em redes sociais ou em pública de maneira geral.

Definição

“Disciplina que ensina os cristãos a dar uma razão para a sua esperança” (John Frame, Apologética para a Glória de Deus)
“Apologética é a vindicação (defesa) da filosofia de vida cristã em contraste com as varias formas de filosofia de vida não cristãs” (Cornelius Van Til, Apologética Cristã)

Os temas básicos da apologética

De acordo com Alister McGrath, podemos resumir as tarefas encontradas por apologetas em três: defesa, apreciação e tradução.

Defesa

Aqui, se busca as barreiras para fé e as corrige. O objetivo é identificar barreiras a fé, quaisquer sejam a sua natureza e oferecer respostas que ajudam a superá-la.
Precisamos fazer uma observação importante aqui: Antes que possamos responder questões que outros fazem sobre nossa fé, precisamos primeiro respondê-las para nós mesmos.
Em 1Pedro 3:15 “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, ....” , vemos que primeiro é necessário santificar a Cristo em nosso coração. Nós somos chamados a amar a Deus (Mt 22:37). Paulo fala da renovação da nossa mente (Rm 12:2).
Ser um cristão é pensar sobre a nossa fé, logo se não temos nossa vida transformada pela fe, e as respostas básicas não como defendar a nossa fé.
Uma outra observação importante de ser destacada é que não são só pessoas de fora da igreja que precisam de ajuda, crentes também precisam de muitas vezes tem diversas perguntas ainda sem respostas. Logo não devemos nos esquecer dos nossos irmãos em Cristo.

Apreciação

Aqui, se busca que a verdade e a relevância do evangelho seja apreciado pela audiência. Aqui a questão é: como ajudar o público a compreender a relevância do que está sendo dito por meio de por exemplo: lustrações, analogias, historias etc.
O método clássico da apologética é mostrar que o cristianismo e racionamente irrefutável. No entando, é importante não reduzir o evangelho a racionalidade humana.

Tradução

Aqui, se busca reconhecer os mais diversos temas e ideias da fé cristã que são possivelmente desconhecidos do público. Nesses casos, essas ideias precisam ser explicadas utilizando imagens, termos ou histórias familiares.
“…Eu cheguei a conclusão que se você não consegue traduzir seus próprios pensamentos em uma linguagem não culta, então seus pensamentos são confusos...”. C.S Lewis.
A questão aqui se refere como podemos effetivamente comunicar a fé Cristã para uma cultura que pode não entender termos ou conceitos cristãos tradicionais.
Não é por acaso que Jesus usava parábolas!
Exemplo:
Jugo Desigual
Justificação (Rm 5:1 “Justificados,pois, mediante a fé, temos pazcom Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;” )
Em resumo a apologética está preocupoada com:
Identificar e responder a objeções ou dificuldadates concernentes ao evangelho e ajudar a superar essas barreiras da fé.
Comunicar a alegria da fé Cristã, de forma que seu potencial de transformção a situação humana seja apreciada.
Traduzir as principais ideias da fé Cristã em uma linguagem que faça sentindo para os de fora.
Existem outras visões sobre as bases da apologética, John Frame propõe por exemplo três aspectos da apologetica:
Apologética como prova
Apologética como defesa
Apologética como ofensiva (“atacando a estulticia”)

Apologética e o Evangelismo

O Evangelismo vai além da apologética, vai além da tentativa de demonstrar viabilidade da fé Crista. Enquanto a apologética abre o caminho para a fé, o evangelismo convida as pessoas a responderem ao evangelho.

As limitações da Apologética

Quando usada corretamente a apologética é de vital importância para o crescimento da igreja e para a obra de Cristo.
Como vimos, uma das coisas que a apologética procura fazer é traduzir ideias importantes de forma que sejam entendidos pelas pessoas descrentes, que estão inseridos em uma cultura.
Esse processo de tradução no entando pode gerar alguns riscos:
A tradução para termos culturais/seculares pode facilmente levar que as ideias bíblicas sejam reduzidas para os termos culturais utilizados. E.g: Colocar Cristo como mero mediador da humanidade. É preciso tomar cuidado para não reduzir nem o evangelho nem Jesus Cristo.
O risco de criar a impressão que demonstrar uma fé razoável é tudo que é preciso. Esse é uma das grandes razões pela qual o evangelismo precisa ser enfatizado. Não adianta ganhar uma discussão ou um argumento e perder uma alma para cristo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more