O Pecado da Crítica (Número 12:1-16)

Os pecados do deserto e o triunfo da graça  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 20 views
Notes
Transcript

Introdução

Assim como o pecado da reclamação, o pecado da crítica também pode parecer algo pequeno e inofencivo, mas ele tem o poder de nos deixar no “deserto”.
Logicamente o pecado da critica a que me refiro aqui não é aquela critica construtiva que visa o bem e o crescimento do próximo e que é feito em momentos apropriados e no espírito certo.
O que estamos nos referindo aqui é a atidude critica que um autor chamou de “A síndrome do cisco e da trave”
Lucas 6.39–42 BEARA
Propôs-lhes também uma parábola: Pode, porventura, um cego guiar a outro cego? Não cairão ambos no barranco? O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre. Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Como poderás dizer a teu irmão: Deixa, irmão, que eu tire o argueiro do teu olho, não vendo tu mesmo a trave que está no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.

O nascimento da critica (v1-2)

Números 12.1 BEARA
Falaram Miriãe Arão contra Moisés, por causa da mulher cuxita que tomara; pois tinha tomado a mulher cuxita.
Miriã e Arao começaram a criticar Moisés por causa de uma mulher cuxita. Provavelmente essa mulher se referia a esposa midianita de Moisés, “Zípora”.
Porquê então Miriã e Arão resolveram criticar Moisés agora? Ao que parece Zípora só deve ter chegado recentemente. Além disso, Zípora não era uma Israelita.
Evidentemente para Miriã esse casamento estava errado.
Mas a razão da crítica não era bem essa. Veja o verso seguinte
Números 12.2 BEARA
E disseram: Porventura, tem falado o Senhor somente por Moisés? Não tem falado também por nós? O Senhor o ouviu.
A crítica acerca do casamento era um mero sintoma. A verdadeira questão era a notoriedade de Moisés. “Porquê Moisés recebe toda atenção?”

Porquê então criticamos?

Não podemos dizer ao certo porquê Miriã e Arão resolveram criticar Moisés neste momento. Mas uma coisa é certa: Sem nenhum temor criticaram um servo de Deus por motivos pecaminosos em seu coração.
É Interessante notar que inicialmente a crítica foi conjunta, logo esse assunto se iniciou de Miriã e Arão. Em vez de falar diretamente com Moisés, miriã resolveu primeiro criticá-lo para Arão.
Muitas vezes é assim que agimos! Quando criticamos alguém de maneira pecaminosa não estamos interessado no bem dessa pessoa, pois se assim estivessemos não ficaríamos criticando a outros inicialmente e sem apresentar nenhuma crítica construtiva.
(Porquê então criticamos?)
É certo que Miriã e Arão ou estavam se sentindo superiores ou inferiores. E muitas vezes é por isso que criticamos pecaminosamente.
Nossa atitute critica nasce de sentimentos que habitam o nosso coração.
Gálatas 6.4 BEARA
Mas prove cada um o seu labor e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro.
Em outras palavras:
“Você quer se orgulhar de alguma coisa? Examine os próprios atos e então se compare ao padrão de Deus, e não a de seu próximo” (Rennan Dias)
Devemos nos lembrar que aos pés da Cruz, somos todos do mesmo tamanho. Nenhum de nós foi aceito porquê erámos bons. Nos todos éramos pecadores mas pela graça fomos salvos! E é assim que devemos lutar com a atitude crítica pecaminosa: com o evangelho.

O problema da crítica (v3-9)

Moisés nada disse sobre a crítica recebida. (v3). O senhor porém ao ouvir a crítica respondeu prontamente nos versos 4-9.
Números 12.4–9 BEARA
Logo o Senhor disse a Moisés, e a Arão, e a Miriã: Vós três, saí à tenda da congregação. E saíram eles três. Então, o Senhor desceu na coluna de nuvem e se pôs à porta da tenda; depois, chamou a Arão e a Miriã, e eles se apresentaram. Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o Senhor, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos. Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do Senhor; como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés? E a ira do Senhor contra eles se acendeu; e retirou-se.
O Senhor falava por meio de Miriã e Arão, mas ainda sim havia diferença entre eles! Em vez de criticar a Moisés deveriam ter sido submissos e respeitosos pois Deus falava face a face com ele e ele via a forma do Senhor.
Uma vez que não foram, a ira do Senhor se acendeu sobre eles. E isso prova que a critica que não visa o bem do próximo é um pecado contra Deus.

A solução para a crítica (v10-16)

Primeiro, o Senhor derramou juízo.
Números 12.10 BEARA
A nuvem afastou-se de sobre a tenda; e eis que Miriã achou-se leprosa, branca como neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa.
Por ter criticado o servo de Deus, Miriã adquiriu lepra.
Números 12.11–12 BEARA
Então, disse Arão a Moisés: Ai! Senhor meu, não ponhas, te rogo, sobre nós este pecado, pois loucamente procedemos e pecamos. Ora, não seja ela como um aborto, que, saindo do ventre de sua mãe, tenha metade de sua carne já consumida.
Aqui temos mais uma prova que esse tipo de atitude critica é pecado. Além do juízo de Deus a própria confissao de Arão e o pedido a Moisés que interceda atesta isso.
Qual foi então a reação de Moisés?
Números 12.13 BEARA
Moisés clamou ao Senhor, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures.
Moisés, movido pela Graça de Deus, perdoa a ofensa e imediamente clama ao Senhor pela cura de Miriã!
Ao ouvir o clamor de Moisés, o Senhor responde
Números 12.14–15 BEARA
Respondeu o Senhor a Moisés: Se seu pai lhe cuspira no rosto, não seria envergonhada por sete dias? Seja detida sete dias fora do arraial e, depois, recolhida. Assim, Miriã foi detida fora do arraial por sete dias; e o povo não partiu enquanto Miriã não foi recolhida.
Por criticar Moises por ter se casado com uma mulher de pele escura, Miriã ficou branca como a neve. E por criticar a liderança do Senhor, Miriã ficou fora do acampamento por sete dias.
O Senhor ouviu a intercessão de Moisés, mas a setença não foi totalmente removida. Mas pela graça de Deus miriã foi aceita de volta e curada e o povo a esperou durante esses sete dias.
Romanos 5.20 BEARA
Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça,

Conclusão

Miriã e Arão tiveram uma atitude critica pecaminosa contra Moisés, que não revidou.
Essa atitude pecaminosa se deu por conta do que estava no coração deles! A inveja!
Fica claro que a atitude crítica é pecado quando não visa o bem do próximo, pois o Senhor se irou e derramou juízo; arão confessou seu pecado e pediu que Moisés clamasse por ela!
Pela graça de Deus, Moisés a perdoou e intercedeu a Deus, que novamente por sua Graça concedeu perdão e curo mesmo sem ter removido totalmente a sentença.
Algumas lições finais:
Se alguém te critica de maneira pecaminosa, que a sua reação seja como a de Moisés, disposto a perdoar e a orar pela pessoa.
Se você tem criticado alguém de maneira pecaminosa, faça como Arão, que se arrependeu e pediu perdão.
De certa forma nós “somos todos miriã” e nossos pecados tem poder para nos deixar sozinhos no deserto, no entando, nós temos alguém muito melhor que Moises que intercedeu por nós! Jesus cristo, que asumiu todos os nossos pecados na cruz.. Ele é a solução para todos os nossos pecados.
No passado Deus nos salvou da condenação eterna; No futuro ele nos dará Canãa celestial; Mas aqui e agora, o evangelho tem o poder de transformar nossa vida em uma terra prometida. (Rennan dias)
Related Media
See more
Related Sermons
See more